Benefícios do Chá de Tinguaba


A tinguaba pode chegar a atingir até 22 metros de tamanho. A tinguaba é conhecido dependendo da região por nomes populares como : chapeu-de-couro e pau pereira. O tronco do pau pereira exibe um diâmetro médio que tem em média 50 cm. Sua cor varia do castanho-claro ao amarelo. Perfurado por sulcos, sua casca chega a descamar constantemente. Os ramos mais novos exibem cores ferrugíneas. As folhas do tinguaba são simples, que apresentam disposição das folhas no caule. Saiba mais em : “Benefícios do Chá de Tinguaba.”

Benefícios do Chá de Tinguaba

O chá de tinguaba faz parte da família das apocináceas. Diferente de várias plantas medicamentosas, as especialidades curativas do pau pereira não estão nas suas folhas ou raízes. As características benéficas estão voltadas para sua casca. Seu sabor é amargo, e é utilizada com muita frequência no tratamento dos remédios caseiros. O tinguaba é uma árvore nativa do Brasil, facilmente encontrada em regiões da Bahia, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O chá tinguaba é um ótimo fortificante e eficiente remédio que age em combate a febre insistente, digestão difícil, falta de apetite, dores no estômago, tonturas e prisão de ventre.

Benefícios do Chá de Tinguaba

Pesquisas de origem brasileira, afirmam os poderes da tinguaba são causados por um alcaloide descoberto na parte da casca, que foi chamado de pareirina. Por esse motivo, o chá de tinguaba  pode ser benefício para o tratamento de variados tipos de complicações, como má digestão, tontura, prisão de ventre, falta de apetite e mais frequentemente a malária.

 Os componentes do chá de tinguaba tem ação :

  •  febrífuga
  • tônica
  • hepatoprotetora
  • digestiva

A tinguaba  é uma árvore facilmente encontrada em parques ornamentais e praças. É uma árvore que se destaca por sua grande beleza e grande copa. A tinguaba além dos seus pelos verdes-claros em sua abundante folhagem são muito belos, principalmente quando acompanhados de flores roxas nos meses de Maio e Junho. Sua madeira é bonita, resistente e durável, servindo muitas vezes como matéria prima para utensílios.

Chá de tinguaba – Modo de preparar

Ingredientes

  • Duas colheres de sopa de tinguaba
  • Um litro de água

Modo de fazer

Para preparar o chá de tinguaba são necessárias duas colheres de sopa da erva, respeitando a medida para cada litro de água. Leve ao fogo e deixe em repouso por cinco minutos a partir do momento em que a mistura começar a ferver. Logo após, desligue o fogo e deixe tampado por cerca de dez minutos, depois coe o líquido e sirva. Está pronto para consumo. É indicado o consumo de duas a três xícaras de chá de pau pereira ao dia.

Observação : É fundamental ficar sempre atento com os cuidados quando for fazer uso de uma medicação, seja ela natural ou não. Saiba que por mais natural que seja, é indicado o acompanhamento de um médico antes de fazer uso do medicamento.  Medicar-se por conta própia pode causar complicações mais sérias. Portanto procure evitar complicações futuras, procure sempre ajuda médica para saber sobre o consumo dos chás e também para conhecer as contraindicações e os efeitos colaterais.