Benefícios do Azeite de oliva


O azeite de oliva não é um elemento raro nas cozinhas do nosso país. Os brasileiros adoram um bom azeite ! Muitos deles consomem em todos os tipos de refeições, outros preferem apenas na salada. Adicionar o azeite de oliva na alimentação contribui com um melhor desenvolvimento do organismo e sem falar que ele tem um sabor incrível. O azeite de oliva conta com particularidades e vitaminas que auxiliam na prevenção de complicações e desenvolve uma melhor aparência da pele. No entanto, o consumo do azeite de oliva não deve ser consumido em excesso , até por que ele é rico em calorias, contendo mais ou menos 90 calorias por colher de sopa. Ficou curioso ? Saiba mais em : “Benefícios do Azeite de Oliva”.

Benefícios do Azeite de Oliva

O azeite de oliva conta com diferenciados níveis de acidez e quanto menor forem os níveis, mais benefícios ele apresenta para o nosso organismo. De todos os tipos de azeite, o mais recomendando é o azeite extra virgem. O azeite de oliva é composto por diversos tipos de vitaminas (A, D, K e E) e tem a capacidade de evitar o surgimento do câncer. Especialistas recomendam em média 30 g de azeite diariamente. Médicos recomendam o consumo de colher de sobremesa de azeite quando for almoçar e outra colher na hora de jantar. Para quem não sabe a forma que é feito o azeite de oliva, trata-se de um tipo de óleo extraído da azeitona, que é um fruto que pertence a oliveira. O alimento está lá a mais de um milênio e a árvore iniciou seu período de plantação na Ásia Menor. O azeite de oliva auxilia na redução das taxas do colesterol negativo (LDL), e eleva os níveis de colesterol positivo (HDL). Os motivos pelo qual isso acontece deve-se a grande quantidade de antioxidantes, gorduras monoinsaturadas do azeite. O azeite de oliva também age na proteção e também dos ossos, agem contra a diabetes e reduz os níveis de gordura, sem falar em diversos outros benefícios.

Benefícios do Azeite de Oliva

 O azeite de oliva conta com uma grande quantidade de antioxidantes, até por que conta com ticas vitaminas que auxiliam na proteção da pele, agindo contra futuras rugas. Os antioxidante presentes no azeite dão mais forças e também regenerão a proteção tanto dos seus galhos, quanto dos seus frutos. O azeite de oliva também contra com particularidades anti-inflamatórias e recomendada como hidratante facial nos casos de pessoas que tenham a pele muito seca. Pessoas que tenham lábios rachados podem fazer uso de azeite de oliva. O azeite de oliva age na proteção tanto do coração como do cérebro,  e tem a capacidade de amenizar o desenvolvimento das placas ateromatosas (que são formadas por lipídeos e tecido fibroso), que causam o entupimento dos vasos sanguíneos e também das artérias. O azeite de oliva conta com vitamina E, que age na proteção do câncer e complicações cardíacas, como, por exemplo : infarto. Pesquisas feitas na Franças comprovam o uso na prevenção de derrames.
O azeite de oliva age no fortalecimento das unhas, até por que ele conta com uma grande quantidade de vitaminas que fortalecem e tratam as unhas. Em casos de unhas escamadas, manchadas, quebradiças, ou pessoas que trocam de esmalte frequentemente que podem terminar deixando as unhas fracas. Com ajuda de um algodão, faça a aplicação do azeite nas unhas logo após a limpeza, hidratação e antes de fazer a aplicação do esmalte, com isso as unhas iram ganhar força e hidratação antes de receber o esmalte. O azeite de oliva diminui o colesterol ruim, até por que ele é um dos alimentos que mais contém monoinsaturadas , que auxiliam na redução do colesterol negativo (LDL – Lipoproteína de Baixa Densidade). O azeite de oliva pode ser usado como um anti-inflamatório natural, até por que ele conta com um poderoso efeito analgésico, podendo ser substituído por medicamentos que trazem o mesmo efeito. Pra quem não sabe 50 g de azeite , proporcionaliza, um décimo de uma dose de analgésico ibubrofeno, fazendo com que o azeite de oliva tivesse resultado anti-inflamatório.

Hidratação capilar com o Azeite de Oliva

Receita: 1 colher de sopa de azeite de oliva + 3 colheres de máscara de hidratação. Misture os dois ingredientes e deixe agir por 30 minutos. Importante: não passe na raiz.