Benefícios da Couve de Bruxelas


Diversas pessoas consomem o couve de bruxelas e nem fazem conta da quantidade de benefícios que esse alimento apresenta. Ele vai bem em saladas e também em outros diversos pratos. As pessoas que consomem a couve de bruxelas dizem que ela apresenta um sabor muito suculento. A couve de bruxelas conta com uma grande quantidade de fibras, que são úteis na redução do colesterol, fazendo a estimulação do fígado produzindo ácidos biliares, fazendo uso do próprio colesterol para que seja feita a queima gordura e diminuindo o mesmo. Ficou curioso ? Saiba mais em : “Benefícios da Couve de Bruxelas”.

Benefícios da Couve de Bruxelas

O couve de bruxelas age contra inflamações. A quantidade equivalente a uma xícara e meia de couve de bruxelas tem cerca de 40 ml de ômega 3, age como  anti-inflamatório natural, juntamente com a vitamina K. Essa união age na regulagem das funções anti-inflamatórias do organismo. Sem falar que o couve de bruxelas age na prevenção de diversos tipos de cânceres, são eles : o de bexiga, cólon, pulmão, próstata e de ovário. O couve de bruxelas age contra doenças do coração, até por que ele conta com nutrientes que previnem e revertem efeitos presentes nos vasos sanguíneos. Fazendo com que tenha grande eficácia no organismo em função das vitaminas que estejam na couve. Sem falar que o legume tem uma grande quantidade de vitamina K age no fotalecimento da parte óssea do nosso corpo. A vitamina C que tem ação de uma forma direta no auto imune e também na vitamina A que tem grande importência de forma direta nos órgãos reprodutivos.

Benefícios da Couve de Bruxelas

O couve de bruxelas auxilia no momento da digestão e facilita dieta, uma xícara contendo couve de bruxelas tem em média quatro gramas (16% da RDA) de fibras alimentares, que no caso auxiliam na digestão, previnem a constipação, conservam o açúcar na arterial baixa. No couve de bruxelas, podemos encontrar o sulforafano, esse elemento age na proteção do nosso estômago, bloqueando o desenvolvimento exagerado de Helicobacter pylori (um tipo de bactéria que pode causar ao câncer gástrico. O couve de bruxelas conta com uma grande quantidade de Vitamina K. Essa vitamina fornece a saúde dos ossos.  A couve de bruxela são em especialmente ricas em Vitamina K (uma xícara contém 273,5% da RDA), que promove a saúde dos ossos, impede a calcificação do tecido corporal, tendo a função anti-oxidante e agindo como um poderoso anti-inflamatório, e tem grande importância para o cérebro e a também a função nervosa.

Essa planta contém uma grande quantidade de vitamina C, que fazem com que garantem saúde para o imunológico, auxiliando na pressão alta, pressão arterial, agindo contra a intoxicação causada por chumbo, cataratas, e agem como um potente antioxidante que age contra o envelhecimento das células, possivelmente pode causar aterosclerose, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e câncer. A couve de bruxelas tem uma grande quantidade de Vitamina A. Na sua substância esta presente cerca de 20% da RDA de Vitamina A que é um estimulante para a imunidade, faz a proteção dos olhos contra o surgimento de catarata e degeneração macular, faz a manutenção dos ossos, tornando saudáveis tanto os ossos quanto os dentes, impatando cálculos urinários, e tem grande importância para os órgãos reprodutores.

Couve de Bruxelas na manteiga – Modo de fazer

Ingredientes

  • 600grs de couves de bruxelas
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1/2 colher (sopa) de cebola ralada
  • 1/2 colher (sopa) de suco de limão
  • Sal à gosto
  • 1 pitada de orégano
  • 1/4 colher (chá) de alecrim

Modo de preparo

  • Cozinhe as couves de bruxelas em água e sal até ficarem macias.
  • Ponha numa panela a manteiga, a cebola ralada, o suco de limão, o sal o orégano e o alecrim, e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até a manteiga derreter e ficar bem aquecida.
  • Escorra as couves de bruxelas e coloque-as numa travessa préviamente aquecida.
  • Regue com a mistura de manteiga e mexa até embeber todas as couves de bruxelas

Rendimento: 6 porções

Couve de Bruxelas dourada – Modo de fazer

 

Tempo de preparo- 15min

Rendimento – 4 porções

Ingredientes

  • 200 g de couve de Bruxelas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Tire as folhinhas velhas das couves, e corte-as ao meio
  2. Deixe uns 15 minutos marinando na mistura de 2 colheres de azeite, sal e pimenta
  3. Aqueça o azeite restante, coloque as couves com a parte chata para baixo, deixe 2 minutos, ou até dourarem
  4. Acrescente 3 colheres de água, abaixe o fogo, deixe apurar por cerca de 5 minutos, dando umas mexidinhas nesse meio tempo