Bula do remédio Hypnomidate

Hypnomidate

Bula do remédio Hypnomidate. Classe terapêutica dos Anestésicos Sistêmicos. Princípios Ativos Etomidato.

Indicação

Para que serve?

Hipnótico intravenoso de ação curta, indicado para a indução da anestesia geral. Esta pode ser mantida sem a associação com anestésicos inalatórios (anestesia inteiramente intravenosa), ou com a participação deste em proporções bastante limitadas. Como agente de indução, Hypnomidate é particularmente indicado para intervenções de curta duração (menos de 10 minutos) procedimentos diagnósticos e intervenções realizadas em ambulatório quando se deseja recuperação rápida com boas condições de orientação, deambulação e equilíbrio. A anestesia com Hypnomidate pode ser administrada a pacientes portadores de epilepsia, glaucoma ou porfiria, sem riscos adicionais.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Com hipersensibilidade conhecida ao etomidato.

Posologia

Como usar?

As ampolas de Hypnomidate contém uma solução pronta para uso. Uma ampola de 10 ml contém 20 mg de etomidato, ou seja, 2 mg de etomidato por ml de solução. A dose hipnótica eficaz de Hypnomidate se situa entre 0,2 e 0,3 mg/kg de peso corporal. Portanto, uma ampola e suficiente para se obter hipnose de 4 a 5 minutos de duração em adultos. Se necessário, esta dose será adaptada ao peso do paciente. Hypnomidate deve ser injetado lentamente por via intravenosa. Como não possui atividade analgésica, é recomendada a administração de 1 a 2 ml de Fentanil por via intravenosa, 1 a 2 minutos antes da injeção de Hypnomidate. Superdosagem: sintomas: uma superdose de etomidato, administrada em bolus, aprofunda o sono e pode causar depressão respiratória e mesmo parada respiratória; neste caso, o suporte respiratório é obrigatório. Hipotensão tem sido observada em tais casos. Tratamento: além das medidas de suporte (por exemplo, respiração assistida), a administração de 50-100 mg de hidrocortisona (não ACTH) pode ser necessária.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Após administração de etomidato, o paciente pode apresentar náusea ou vômito (principalmente devido ao uso concomitante de opióides), tosse, soluços e calafrios. Devido ao risco de depressão respiratória e apnéia, há necessidade de equipamento de reanimação disponível. Reações alérgicas, incluindo raros casos de broncospasmo e reações anafilactóides, têm sido relatadas. Foram também relatados casos raros de laringospasmos, arritmia cardíaca e convulsões. Movimentos clônicos e espontâneos podem ocorrer em vários grupos musculares, sobretudo se não tiver sido administrada nenhuma medicação pré-anestésica. Estes movimentos são atribuídos a uma desinibição a nível subcortical e podem ser evitados em grande parte, pela administração intravenosa de pequenas doses de Fentanil ou Diazepam, 1 a 2 minutos antes da indução por Hypnomidate. O paciente poderá, às vezes, sentir dor no local da injeção, principalmente se ela for aplicada em veias de pequeno calibre. Isto pode ser prevenido pela administração de pequenas doses de Fentanil ou Alfentanil. A indução com o etomidato pode estar associado com queda de níveis plasmáticos de cortisol e que não respondem a injeções de ACTH. Este fato, porém, não está associado com alterações nos sinais vitais ou com aumento da morbidade. A indução com Hypnomidate pode provocar uma queda ligeira e fugaz da pressão sangüínea, devido à diminuição da resistência vascular periférica, principalmente após administração prévia de outros agentes hipotensores. Para alguns pacientes debilitados, nos quais a hipotensão deve ser reduzida, devem ser tomadas as seguinte.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes da indução, instalar uma perfusão para eventual manutenção da volemia. Limitar ao máximo a utilização de outros medicamentos hipotensores. Não proceder à indução sem que o paciente esteja deitado. Injetar o produto lentamente (por ex., 10 ml durante 1 minuto). Em alguns pacientes, o despertar pode ser mais lento, se tiver sido administrada dose total de Hypnomidate superior a 200 mg. Capacidade de dirigir e de operar máquinas: após procedimentos cirúrgicos de curta duração (até 15 minutos), o paciente recupera a consciência normal 30 a 60 minutos após acordar. Após procedimentos de longa duração, a recuperação total da consciência acontece após 4 a 24 horas, dependendo da duração da cirurgia.

Composição

Cada ml da solução injetável contém: etomidato2 mg; excipientes: propilenoglicol e água para injeção.

Apresentação

Embalagens contendo 25 ampolas de 10 ml.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

– Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal)

Deixe um comentário