Algumas pessoas chegam a não conhecer o tomate de árvore e até mesmo quando chegam a conhecê-lo muitas vezes é por outro nome. O tomate de árvore é um fruto muito saboroso e suculento. Diversas pessoas gostam de consumi-lo ao natural e também tem aquela parte que prefere adicioná-lo à receitas e preparos de alimentos. Além de tudo, essa deliciosa fruta pode até ajudar no tratamento da gripe, dentre outras complicações. Gostou de saber dessa informação? Saiba mais em : “Benefícios do Tomate de Árvore”.
Tomate de Árvore
O tomate de árvore também pode ser escrito pelo nome de tamarilho, ou por nomes populares como : tomate japonês, tomate inglês ou tomate arbóreo. Essa é o fruto pertence a espécie Solanum betaceum, e faz parte da família Solanaceae. É original dos Andes na América do Sul, e contém uma grande quantidade de vitamina A, e é recomendada no controle do colesterol. Muitas pessoas admiram esse fruto na sua forma natural, sem falar que ele tem gosto agridoce e pode ser usado no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para combinar com carnes.
Pode ser encontrada no comércio da Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No nosso país, é fácil de encontrar essa fruta sendo cultivada em quintais e em especial nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. No estado da Bahia tem o nome de “tomatão” e já em São Paulo de “tomate francês”. Já no sul de Minas Gerais é famosa pelo nome de “tomate de árvore”. Já em Portugal é popular pelo nome de “tomate brasileiro”.
Essa planta desenvolve-se em uma árvore de tamanho pequeno e que não exige cuidados diferenciados e ela não chega a se adaptar muito bem em regiões com geadas, então no caso ela precisa de proteção nos meses mais frios do ano. Multiplica-se por meio das semente e também estacas dos ramos.
Benefícios do Tomate de Árvore
- O tomate de árvore é formado por uma grande quantidade de vitaminas como a pró-vitamina A, vitamina B6, C e E, e minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio;
- Contém uma grande quantidade de substâncias antioxidantes;
- É rico em fibras;
- O tomate de árvore pode ser incluso em dietas para emagrecer, até por que é composto por uma quantidade reduzida de calorias;
- Ingerir o tomate de árvore em natura é um bom aliado no tratamento da gripe;
- Tonifica o sistema auto imune;
- Ajuda no bom funcionamento da visão;
- Torna mais fácil o desenvolvimento do sistema nervoso;
- Auxilia no equilíbrio da pressão arterial alta e também o colesterol;
- Auxilia no tratamento de complicações causadas no fígado;
- Tem resultado de laxativo leve;
- Quando ela esta na de cataplasmas quentes, a fruta e as folhas do tomate de árvore auxiliam no tratamento de inflamações das amígdalas e outras complicações causadas na garganta.
Modo de consumir o Tomate de Árvore
Existem vários tipos de tomate de árvore e que podemos reconhecê-los pela sua tonalidade : o tomate de árvore com cor mais avermelhada tem textura macia e adocicada. Os de cor amarela, tem textura consistente e gosto ácido. O tomate de árvore pode ser consumido naturalmente, cru, fazendo com que não se perca nenhuma das suas particularidades e nem benefícios. No ato do consumo, pode ser feita a remoção da casca, podendo consumir o tomate de árvore cortando ele em pedaços ou talvez na metade. Algumas pessoas costumam acrescentar sal ou talvez o açúcar na polpa do tomate de árvore. Por ter sabor agridoce, podemos adicioná-los na preparação de alimentos, como saladas de frutas, sobremesas, geleias ou compotas, sucos e molhos para carnes.
Lombo ao molho de Tomate de Árvore
Ingredientes
- 1 kg de lombo de porco em bifes
- 2 cálice(s) de vinho do porto
- 1 colher(es) (chá) de molho inglês
- 1 colher(es) (sopa) de mostarda
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- Molho
- 1 colher(es) (sopa) de mostarda
- 2 colher(es) (sopa) de creme de leite
- 1 cálice(s) de vinho do porto
- 3 unidade(s) de tomate de árvore
Como fazer
- Tempere o lombo com vinho do Porto, o molho inglês, a mostarda, sal e pimenta a gosto.
- Leve para assar numa fôrma refratária, banhando de vez em quando com o líquido da própria fôrma.
Molho
- Lave bem os tomates de árvore e leve para cozinhar em água, por 2 minutos.
- Retire a pele das frutas e bata rapidamente no liquidificador.
- Passe pela peneira ou coador e coloque numa panela.
- Junte o creme de leite, a mostarda e o vinho do Porto.
- Leve ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre, até engrossar levemente.
- Sirva o lombo sobre o molho de tamarillo ainda quente.