Bula do remédio Kalyamon Kids


Kalyamon Kids

Bula do remédio Kalyamon Kids. Classe terapêutica dos Suplementos Vitamínicos. Princípios Ativos Cálcio e Zinco.

Indicação

Para que serve?

Kalyamon Kids é indicado como suplemento vitamínico e mineral para:
– Prevenção e tratamento das deficiências de cálcio em geral (exemplo: raquitismo);
– Crescimento, dentição;
– Complementação de cálcio nas seguintes situações:
• Dietas hipoalergênicas pobres em cálcio (como por exemplo, algumas dietas para pacientes com Alergia à Proteína do Leite de Vaca);
• Dietas onde há restrição parcial ou total à ingestão de leite, como por exemplo intolerância à lactose, seja ela primária ou secundária (doenças que levam à lesão da mucosa intestinal com conseqüente má-absorção: HIV, doença inflamatória intestinal, desnutrição, entre outras);
• Dietas vegetarianas estritas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não tome Kalyamon Kids se você tiver hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes do medicamento. Kalyamon Kids não deve ser utilizado nos seguintes casos: Hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue); Hipercalciúria (excesso de cálcio na urina); Insuficiência renal (deficiência no funcionamento dos rins); Cálculos renais; Hiperparatireoidismo (aumento da produção de hormônio paratireoidiano); Sarcoidose (tipo de doença inflamatória crônica).

Posologia

Como usar?

Kalyamon Kidsdeve ser administradoconforme a tabela de doses diárias recomendadas por faixa etária, a seguir:
Para prevenção e tratamento das deficiências de cálcio em geral, crescimento e dentição:
Lactentes de 0 a 6 meses: 5 mL (equivalente a 1 colher de chá) uma vez ao dia.

Lactentes acima de 6 meses e crianças até os 08 anos: 10 mL (equivalente a 2 colheres de chá) uma vez ao dia.

Para complementação de cálcio nos casos de dietas hipoalergênicas pobres em cálcio (exemplo: Alergia ao Leite de Vaca), dietas onde há restrição parcial ou total à ingestão de leite (exemplo: Intolerância à Lactose) e dietas vegetarianas estritas:
Lactentes de 7 a 11 meses: 20 mL (equivalente a 4 colheres de chá) uma vez ao dia.

Crianças de 1 a 3 anos: 25 mL (equivalente a 5 colheres de chá) uma vez ao dia.

Crianças de 4 a 6 anos: 30 mL (equivalente a 6 colheres de chá) uma vez ao dia.

Crianças de 7 a 10 anos: 35 mL (equivalente a 7 colheres de chá) uma vez ao dia.

Como usar
A fim de assegurar a administração da dose correta, utilizar o copo-medida que acompanha o frasco de Kalyamon® Kids. O copo-medida apresenta graduações em intervalos de 2,5 mL com graduação máxima de 15 mL. Portanto, se a dose diária recomendada ultrapassar 15 mL, será necessário complementá-la dosando-se no copo-medida o volume faltante a ser administrado. Por exemplo: dose diária de 20mL (equivale a 1 copo-medida + dose de 5 mL do copo-medida). Este medicamento deve ser tomado por via oral. Kalyamon® Kids poderá ser adicionado à mamadeira, sucos, papas, etc. Este medicamento, depois de aberto, somente poderá ser consumido em 50 dias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Podem ocorrer sintomas gastrointestinais leves. Raramente pode ocorrer a síndrome de hipercalcemia aguda (sonolência, náusea, vômitos contínuos, fraqueza) quando administrado em quantidades excessivas, principalmente em indivíduos com insuficiência renal ou que estão tomando vitamina D. Podem ocorrer cálculos renais. Foram descritos casos raros de reações de pele, como erupção cutânea. Atenção: Este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O risco-benefício deve ser considerado nas seguintes situações: desidratação, desequilíbrios eletrolíticos, antecedente de cálculo renal, acloridria (falta de acidez na secreção gástrica) ou hipocloridia (diminuição da acidez na secreção gástrica).

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A hipercalcemia leve e sem sintomas é reversível apenas com a interrupção da ingestão de sais de cálcio. Para casos mais graves, deve-se procurar o atendimento médico para tratamento específico. Os primeiros sintomas de hipercalcemia são: obstipação severa, boca seca, dor de cabeça persistente, aumento da sede, irritabilidade, perda de apetite, apatia, gosto metálico, fraqueza. No caso de uma ingestão acidental de altas doses, avise seu médico.

Composição

Cálcio, Vitaminas e Zinco.

Excipientes: ácido cítrico anidro, água, aroma de tutti frutti, butilidroxitolueno, carmelose sódica, celulose microcristalina, corante vermelho FD&C 40, hipromelose, metilparabeno, óleo de milho, óleo de rícino hidrogenado e etoxilado, sacarina sódica, sorbato de potássio e sorbitol.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Conserve em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteja da luz.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Apresentação

Suspensão oral em frasco contendo 250 mL + 1 copo medida.

Uso oral
Uso pediátrico

Interações Medicamentosas

Hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) pode ocorrer quando sais de cálcio são administrados conjuntamente com diuréticos tiazídicos ou vitamina D.

O uso concomitante com outras preparações que contém cálcio ou magnésio pode levar à hipercalcemia ou hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue). Os corticosteróides diminuem a absorção de cálcio. Os sais de cálcio reduzem a absorção de bifosfonatos (exemplo: alendronato), fenitoínas e de alguns antibióticos (fluoroquinolonas e tetraciclinas). Os sais de cálcio diminuem o efeito da levotiroxina, celulose, nitrato de gálio e bloqueadores do canal de cálcio (exemplo: verapamil). Os medicamentos digitálicos, tais como, a digoxina, podem ter seu efeito aumentado. Suplementos com ferro: podem ter a sua absorção diminuída, devendo ser ingeridos após 2 horas do suplemento de cálcio. Bicarbonato de sódio: seu uso concomitante ao cálcio pode levar à Síndrome leite-álcali.

Laboratório

JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA
Rodovia Presidente Dutra, km 154
São José dos Campos-SP
CNPJ 51.780.468/0002-68
Indústria Brasileira