Cáries dentárias – Causas e tratamentos


As cáries dentárias nada mais são do que lesões e orifícios estruturais que surgem nos dentes, com sinais de que foram deteriorados. Muitos são os fatores que levam ao desenvolvimento desta doença, que está entre as mais comuns em todo o mundo. Para ter uma ideia, estima-se que, eventualmente, todos nós teremos cáries pelo menos uma vez ao longo da vida. Existem três diferentes tipos de cáries dentárias. São elas:

Cáries dentárias

1. Cárie coronária: essa é a mais comum manifestação da cárie, que pode ser diagnosticada tanto no público adulto como infantil. Ela é encontrada tanto entre os dentes como especialmente nas superfícies da mastigação;

2. Cárie recorrente: esse tipo de cárie ocorre principalmente no entorno de coroas e restaurações dentárias. O principal motivo é o acúmulo de placa frequente nessas regiões;

3. Cárie radicular: com o passar dos anos, nossa gengiva se torna retraída e algumas regiões da raiz dentária ficam expostas. A sensibilidade dessas partes do dente faz com que eles estejam mais susceptíveis ao surgimento de cáries.

• Principais causas de cáries dentárias

As bactérias, naturalmente e constantemente, estão presentes no interior da boca. Elas são responsáveis por transformar alimentos em ácidos.

Neste sentido, bactérias, ácidos, saliva e resíduos de comida se juntam, formando uma substância denominada placa (que se fixa ao dente). A placa não removida é a principal causa para a formação de tártaros, que por sua vez, irritam as gengivas, causam a gengivite e posteriormente, a periodontite.

• Principais fatores de risco

Todos nós temos chances de desenvolvermos cáries, porém, alguns fatores as tornam maiores. São elas:

– Consumo frequente de alguns alimentos e bebidas capazes de ‘se prender’ nos dentes, tais como: bolos, refrigerantes, sorvetes, leite, frutas secas e biscoitos;
– Escovação inadequada: motivo pelo qual ela deve ser realizada logo após a realização das refeições;
– Pouco flúor dentário;
Boca seca (ou seja, falta de acúmulo de saliva);
– Idade;
– Uso de aparelhos dentários;
Azia;
– Transtornos de origem alimentar.

caries dentarias

• Principais sintomas das cáries dentárias

Entre os mais comuns sintomas de cáries podemos destacar:
– Dores agudas ou leves em determinados dentes – durante o ato de se alimentar ou beber;
– Dores de dente;
– Sensibilidade dentária;
– Orifícios dentários visíveis;
– Dor na hora de morder ou mastigar;
– Coloração mais escura do que o normal na superfície de algum dente.

• Como é realizado o tratamento de cáries dentárias?

O tratamento da cárie dentária é realizado da seguinte forma: o profissional dentista preenche o dente e remove o material ali deteriorado por meio de uma broca. Posteriormente, ele é substituído por materiais como: ligas de porcelana, de prata, ouro ou resinas recompostas.

Além disso, são também utilizados certos medicamentos no tratamento de cáries dentárias. São eles: clidamin-C, amoxicilina e amoxil BD.

Cabe aqui destacar que a automedicação não pode ser realizada, afinal, somente um profissional qualificado poderá lhe dizer qual é o mais recomendado medicamento para cada caso em específico (o que também inclui a duração do uso e dosagens).