Bula do remédio Xultophy


Xultophy

Bula do remédio Xultophy. Classe terapêutica dos Antidiabéticos. Princípios Ativos Insulina Degludec e Liraglutido.

Indicação

Para que serve?

Xultophy é indicado para melhorar os níveis de açúcar no sangue, no tratamento da diabetes mellitus tipo 2.

Posologia

Como usar?

As doses diárias de Xultophy a utilizar, dependem das quantidades de açúcar no sangue e da resposta individual de cada paciente, devendo ser indicadas pelo seu médico.

Xultophy é um medicamento fornecido numa caneta de insulina, onde vêm marcadas as diferentes doses, e cada dose diária deve ser administrada através de uma injeção diária na pele. De preferência, cada dose diária deve ser administrada sempre à mesma hora, de modo a garantir um intervalo mínimo de 8 horas entre doses.

Geralmente, Xultophy é administrado em conjunto com outros medicamentos, de modo a completar o tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Xultophy incluem nível baixo de açúcar no sangue, reação alérgica grave com sintomas como dificuldade em respirar, alteração dos batimentos cardíacos, suor excessivo, coceira e vermelhidão na pele, inchaço na garganta e boca, tontura e sensação de desmaio, diminuição do apetite, sensação de enjoo, náusea, vômito, diarreia, prisão de ventre, má digestão, inflamação do revestimento do estômago, dor no estômago, acumulação de gases, azia, inchaço, reações no local da injeção, com sintomas como marca roxa, hemorragia, dor, vermelhidão, urticária e coceira na pele e inchaço.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Xultophy está contraindicado para mulheres que estejam amamentando, crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade e para pacientes com alergia à insulina Degludec ou ao Liraglutido ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Xultophy tem na sua composição duas substâncias ativas, insulina Degludec e Liraglutido, substâncias que ajudam o organismo a controlar o açúcar no sangue. A diabetes mellitus tipo 2 é causada pela produção insuficiente de insulina ou incapacidade do organismo em usa-la adequadamente.

A insulina Degludec é uma insulina basal de ação prolongada, que diminui os seus níveis de açúcar no sangue, enquanto que o Liraglutido é um “análogo do GLP-1” que ajuda o seu organismo a produzir mais insulina durante as refeições e diminui a quantidade de açúcar produzida pelo organismo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Xultophy, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou pretendendo engravidar, tiver mais de 65 anos, tiver problemas ou doenças nos rins ou fígado, estiver a tomar sulfonilureia como glimepirida ou glibenclamida, tiver diabetes mellitus tipo 1, cetoacidose, doença inflamatória do intestino ou atraso do esvaziamento gástrico, tiver nível baixo de açúcar no sangue ou nível alto de açúcar no sangue, tiver problemas de visão,houve recentemente necessidade de injetar glucagom ou se teve muitas vezes nível baixo de açúcar no sangue, tiver historial de doença da tiróide ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Xultophy caso sinta sintomas como dor de estômago persistente que não desaparece, desidratação, náusea ou vômito ou diarreia, deve consultar o seu médico logo que possível. Além disso, deve ingerir alguns rebuçados ou outros alimentos muito açucarados caso sinta sintomas de nível baixo de açúcar no sangue, como dor de cabeça, fala lenta e indistinta, batimento rápido do coração, suores frios, pele fria e pálida, náusea, sensação de fome, tremores, sensação de nervosismo ou ansiedade, cansaço, fraqueza, sonolência, sensação de desorientação, dificuldade de concentração e problemas de visão.

Durante o tratamento com Xultophy deve evitar a condução de veículos ou maquinas quando sentir que os seus níveis de açúcar no sangue estão alterados, pois pode afetar a capacidade de concentração ou reação.

O tratamento com Xultophy nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. Caso pretenda alterar a sua dieta habitual, fale primeiro com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Xultophy, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Xultophy por cada 1 ml de solução contém:

Insulina Degludec _________________________ 100 unidades
Liraglutido ____________________________________ 3,6 mg
Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: glicerol, fenol, acetato de zinco, ácido clorídrico e hidróxido de sódio (para ajuste do pH) e água para preparações injetáveis).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Xultophy deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 8 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 8 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Xultophy nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Xultophy não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, outros medicamentos para a diabetes incluindo insulina basal, sulfonamidas, esteroides anabolizantes, beta-bloqueadores, ácido acetilsalicílico, inibidores da monoaminoxidase – IMAOs, inibidores da enzima de conversão da angiotensina – IECAs, danazol, contraceptivos orais, hormonas da tiroide, hormona do crescimento, glucocorticoides como cortisona, medicamentos simpaticomiméticos como epinefrina, salbutamol ou terbutalina, medicamentos para aumentar a eliminação da urina conhecido como tiazidas, octreótido, lanreótido, pioglitazona ou juntamente com varfarina ou outros diluidores do sangue.

Laboratório

Novo Nordisk S.A.

– Telf.: 1 844 363 4448