Bula do remédio Vincagil


Vincagil

Bula do remédio Vincagil. Classe terapêutica dos Vasodilatadores. Princípios AtivosVincamina. Venda sob prescrição médica.

Indicação

Para que serve?

Insuficiência circulatória cerebral e suas manifestações clínicas. Distúrbios pós-traumáticos da consciência.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Neoformação cerebral com hipertensão intracraniana e em mulheres durante os períodos férteis, especialmente na gravidez.

A utilização por via intravenosa está contra-indicada em pacientes com alteração no ritmo cardíaco.

Posologia

Como usar?

VINGAGIL comprimidos: 2 comprimidos pela manhã e à noite durante várias semanas seguidas ou mais, a critério médico.

Vincagil injetável: no tratamento de ataque da insuficiência circulatória cerebral, em geral, 1 ampola por via intramuscular, 1 a 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou mais.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Foram relatadas raras reações digestivas passageiras tais como: náuseas e gastralgias.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Nas seqüelas de infarto do miocárdio e nas alterações orgânicas do ritmo cardíaco, deve-se tomar certas precauções quanto ao uso de Vincagil, principalmente a não utilização por via intravenosa.

Em pacientes que apresentam alterações eletrolíticas, especialmente hipopotassemia, deve-se somente instaurar a terapêutica após a correção do desequilíbrio eletrolítico.

O tratamento deve ser instituído sob vigilância médica.

Uso na Gravidez e lactação: Vincagil é contra-indicado na gravidez. Durante o período de lactação, o tratamento só deve ser instituído a menos que a relação risco/benefício seja avaliada pelo médico e supere os possíveis riscos para o feto.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Até o presente momento, não foi relatado nenhum sintoma decorrente de superdosagem.

Composição

Cada comprimido contém:
Vincamina….10 mg
Excipientes q.s.p….1 comprimido
(amido de milho pregelatinizado, amido de milho, lactose, corante ponceau 4 R, estearato de magnésio, talco)
Cada ampola contém:
Vincamina….15 mg
Veículo q.s.p….2 ml
(bicarbonato de sódio, ácido tartárico, metabissulfito de sódio, propilenoglicol, água para injetáveis)

Apresentação

Comprimidos de 10mg. caixa com 16 comprimidos
Solução injetável de 2 ml. caixa com 4 ampolas.

Interações Medicamentosas

Não há relato até o momento.

Venda

Venda sob prescrição médica

Informação ao Paciente

Ação esperada do medicamento: Vincagil é um medicamento à base de vincamina, indicado para pacientes que apresentam problemas circulatórios cerebrais, bem como problemas de consciência após trauma.

Cuidados de armazenamento: Vincagil deve ser mantindo dentro de sua embalagem original, ao abrigo do calor excessivo e umidade.

Prazo de validade: vide cartucho. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à saúde.

Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término ou se está amamentando.

Cuidados de administração: siga corretamente as instruções de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: não interromper ou modificar o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: náuseas e dor de estômago.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contra-indicações e Precauções: VINGAGIL injetável é contra-indicado a pacientes ameaçados de alterações do ritmo cardíaco.

Vincagil comprimidos e injetável é contra-indicado a pacientes que apresentam tumores no cérebro e é também contra-indicado em mulheres durante os períodos férteis, especialmente na gravidez.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Deve-se ter cautela com uso de Vincagil comprimidos em pacientes que apresentam alterações no ritmo cardíaco. O tratamento deve ser feito sob vigilância médica.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Informação Técnica

Vincamina é uma substância de origem vegetal, de tolerância perfeita, dotada das seguintes propriedades:
Melhora a circulação cerebral sem alterar a pressão arterial intracraniana; essa ação normalizadora é seletiva, exercendo-se preferencialmente sobre as artérias colaterais e suplentes cranianas.

Melhora a capacidade do tecido cerebral de extrair, fixar e utilizar o oxigênio sangüíneo; é portanto, simultaneamente, um vasodilatador da microcirculação e um oxigenador cerebral com larga faixa de aplicações, desde os distúrbios discretos da memória, como terapêutica profilática em indivíduos normais até os acidentes agudos ou crônicos da insuficiência circulatória cerebral.

A vincamina permite adaptar o débito sangüíneo cerebral às necessidades do metabolismo cerebral. Comporta-se como um vasoregulador da circulação cerebral, com efeito, a vincamina aumenta tanto mais o débito sangüíneo quanto mais baixo ele for, sem modificar a tensão.

O estudo de vincamina realizado durante 6 horas, após a tomada de 60 mg de vincamina por via oral, mostra o aparecimento rápido de vincamina na corrente sangüínea desde a primeira hora, com um máximo na 2a hora (0,40 mg/ml) e com uma concentração ainda ativa além da 5a hora.

Laboratório

Hoechst Marion Roussel

Tel: 55 (011) 5683-7847