Bula do remédio Facyl M


Facyl M

Bula do remédio Facyl M. Classe terapêutica dos Antimicoticos Ginecologicos. Princípios Ativos Tinidazol e Miconazol.

Indicação

Para que serve?

Como complemento do tratamento sistêmico (oral) da tricomonose genital da mulher.

Tratamento das vulvovaginites micóticas, particularmente das monilíases (candidíases) vaginais, isoladas ou associadas à tricomonose.

No homem, o creme é usado no tratamento da balanopostite moniliásica.

Contraindicações

Quando não devo usar?

·· Pacientes com história prévia de hipersensibilidade ao tinidazol e/ou nitrato de miconazol.

· Durante a gravidez, só deve ser usado quando o médico julgar o tratamento essencial ao bem estar da paciente.

· Lactantes durante o período neonatal.

Posologia

Como usar?

Facyl M – creme vaginal:
Aplicar profundamente na vagina o conteúdo do aplicador (aproximadamente 5 g do creme), uma vez ao dia, antes de deitar, durante 14 dias.

MODO DE USAR:
1. Retire a tampa da bisnaga.

2. Utilize o fundo da tampa para perfurar o lacre da bisnaga.

3. Encaixe o aplicador na bisnaga previamente aberta.

4. Para encher o aplicador, aperte suavemente a bisnaga até que o êmbolo chegue ao topo.

5. Retire o aplicador da bisnaga.

6 O aplicador já contendo o creme deve ser introduzido cuidadosamente na vagina, de preferência deitada, com as pernas elevadas. A aplicação deve ser a mais profunda possível.

7 Limpar o aplicador, retirando completamente o êmbolo, forçando para que ele se desencaixe da trava que o prende. Lavar as peças com água e sabão, enxugar e montar.

No homem, nos casos de balanopostite, aplicar o creme sobre a glande e sulco balano-prepucial, 2 vezes ao dia, até desaparecimento dos sintomas ou até o término do tratamento da companheira.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Em pacientes sensíveis, podem ocorrer reações de hipersensibilidade e irritação local.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Gravidez e amamentação: Embora não existam evidências de que o medicamento seja prejudicial durante o último estágio da gravidez, é aconselhável que antes da utilização de Facyl M, seja feita uma avaliação dos benefícios do tratamento contra os possíveis riscos para a mãe e o feto.

Se Facyl M for administrado durante o período de amamentação, um método alternativo para alimentação da criança deverá ser instituído.

Álcool: Bebidas alcoólicas ou outros preparados contendo álcool não devem ser ingeridos durante e até 3 dias após o tratamento com Facyl M.

Caso ocorram reações de hipersensibilidade ou irritação local, o tratamento deverá ser suspenso e o médico deverá ser comunicado.

Nos casos de tricomoníase, para uma cura clínica eficaz e prevenção de uma reinfecção, é aconselhável tratar simultaneamente a mulher e o homem.

Composição

Cada 5 g (correspondente a uma aplicação) do creme vaginal contém:
Tinidazol 150 mg
Nitrato de miconazol 100 mg
Veículo (metilparabeno, propilparabeno, trietanolamina, vaselina sólida, base autoemulsionante, propilenoglicol e água deionizada) q.s.p 5 g

Apresentação

Creme vaginal: cartucho com bisnaga de 80 g acompanhada de aplicador.

Interações Medicamentosas

A ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Facyl M pode provocar cólicas abdominais, náuseas, vômitos, cefaléia, rubor e taquicardia.

Características

O tinidazol, quimicamente 1 – [2 – (etil sulfonil) etil] – 2 – metil – 5 nitroimidazol, é uma substância protozoicida que tem demonstrado ser muito eficaz, tanto por via oral como em aplicações locais, no tratamento das infecções provocadas por Trichomonas vaginalis. É o mais ativo dos derivados nitroimidazólicos, apresentando uma atividade cerca de 4 a 16 vezes mais potente que a do metronidazol.

O miconazol, quimicamente nitrato de 1 – [2, 4 dicloro – b – (2, 4 – diclorobenziloxi) fenetil] imidazol é uma substância fungicida de largo espectro, possuindo também ação contra algumas bactérias; a atividade antifúngica do miconazol é ampla não só em micoses superficiais, mas também, em micoses sistêmicas ou profundas, agindo contra dermatófitos, saprófitos e leveduras. No tratamento da candidíase vulvovaginal, os pruridos muitas vezes, são aliviados após uma única aplicação.

Facyl M associa tinidazol e miconazol para o tratamento de vulvovaginites e leucorréias que estão freqüentemente associadas nas infecções por Trichomonas vaginalis e por fungos, principalmente Candida albicans, sendo também eficaz na balanopostite moniliásica.

Pacientes Idosas

Estudos apropriados relacionando idade e efeitos dos compostos azólicos e nitroimidazólicos de uso vaginal, ainda não foram realizados em pacientes idosas. porém nenhum problema específico foi documentado nestas pacientes, até a presente data.

Laboratório

Medley

– SAC: 0800 7298000.