Benefícios do Leite de Alpiste


O alpiste é composto por benefícios anti-inflamatórias e antioxidantes. O alpiste também ajuda a combater o colesterol, além de contribuir também para a perda de peso. É uma fonte com diversas vitaminas do complexo E, proteínas e também minerais. Os benefícios emagrecedores do alpiste são conhecidos também pelos benefícios que ele trás para a saúde das pessoas que sofrem com a diabetes e com hipertensão.Tornou-se popular consumir o alpiste na forma de leite. Algumas pessoas preferem consumi-lo inteiro ou como farinha para preparar massas, pães, bolos, biscoitos além de outros pratos diversos. Saiba mais em : Benefícios do Leite de Alpiste.

Benefícios do Leite de Alpiste

O leite de alpiste contribui para uma alimentação saudável. O alpiste é conhecido científicamente pelo nome de : Phalaris canariensis. Essa planta deu-se orgiem nas terras do Mediterrâneo. O alpiste é composto por hastes vazias e folhas estreitos e grandes. O alpiste também é muito utilizado no tratamento de algumas doenças e complicações, por exemplo, nos casos de pessoas que tenham diabetes, e ele também é usado no tratamento de pedras nos rins e infecções urinárias. O consumo do alpiste também contribui para o alívio ou a cura dos edemas, sem falar no tratamento da retenção de líquidos. Existe também casos que dizem que o alpiste contribui para o controle da pressão das arterias e até também auxiliam no desenvolvimento das unhas e cabelos. Na preparação do chá e do leite de alpiste são usadas as sementes, mas podem ser utilizados nesse caso os frutos.

Benefícios do Leite de Alpiste

O leite de alpiste contém diversos benefícios para a saúde do corpo, pois é um anti-inflamatório natural, e contem diversas vitaminas do complexo E. Sem falar na atuação como um poderoso antioxidante natural, que também de contém vitaminas do complexo B, que é a responsável de fornecer energia pro corpo.

O leite de alpiste auxilia no tratamento das seguintes doenças

  • úlceras
  • hiperuricemia
  • gota
  • gastrite
  • hipertensão
  • cirrose

Leite de Alpiste – Como fazer

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de alpiste
  • Água
  • Liquidificador
  • Peneira
  • Canela em pau (opcional)

Modo de fazer

Coloque o alpiste de molho no período da noite, por um tempo de 8 horas. No caso, se prefere colocar a canela ao leite, deixe também 1 canela em pau de molho). Passe no liquidificador as sementes (e a canela) com o número de água que precisar. Adicione pouca quantidade de água se você tem preferência que ele fique mais grosso. Passe na peneira a mistura do alpiste. Não consuma a semente do alpiste. Você deve ingerir somente o líquido. Reserve na geladeira.

A quantidade equivalente a cinco colheres de sopa de alpiste, rende mais ou menos leite suficiente para um dia. De preferência consuma o leite no mesmo dia que foi preparado, até porque o certo mesmo é preparar diariamente o leite. Não guarde o leite de alpiste por muito tempo na geladeira.

Vale ressaltar que não é indicado adicionar um tipo qualquer de açúcar ou outro tipo de adoçante no seu leite de alpiste, pois, isso irá matar as enzimas curativas naturais que são encontradas na semente de alpiste. Caso você deseje adoçar o seu leite, acrescente a canela se você gosta.

Recomendação de consumo : É indicado beber na parte da manhã, em jejum e aguarde 30 minutos antes de fazer a primeira refeição do dia. No período da tarde, beba o leite 30 minutos antes de almoçar. No fim do dia, quando não for comer mais nada, beba mais uma vez. Depois disso procure não se alimentar, pois essa deve ser a sua última refeição do dia.

Chá de Alpiste – Modo de preparar

Ingredientes

  • 1 colher de sopa das sementes
  • ½ litro de água

Modo de preparo

Coloque as sementes de alpiste com a água para que seja fervida a água. Espere ferver por completo por cinco minutos. Tampe o chá e deixe abafado por mais ou menos dez minutos. É só coar e em seguida beber.