Benefícios do Eucalipto


O eucalipto é uma planta incrível para tratar bronquite fazendo inalações, complicações intestinais, gripes e resfriados. O melhor é obter folhas novas de eucaliptos, na qual podemos encontrar uma grande quantidade de óleos essenciais. É conhecido cientificamento pelo nome de Eucalyptus globulus Labill, essa erva pode ser encontrada nas lojas de produtos naturais. Essa planta pode tratar as seguintes complicações respiratórias, como asma, sinusite, tosse e bronquite. Também é útil no tratar de complicações reumáticas e as dores musculares. Saiba mais em : Benefícios do Eucalipto.

Benefícios do Eucalipto

Essa planta é muito popular no nosso país, e conta com particularidades que auxiliam tratar complicações relacionadas a respiração, como por exemplo : sinusite, rinite, tosse, asma e bronquite. O óleo essencial do eucalipto é utilizado no tratamento de dores ciáticas, que atingem toda parte do nervo ciático fazendo com que seja sentido dores profundas. É necessário fazer apenas uma massagem, com gentileza, nas partes que tenham sido lesados com o óleo. Sem falar que essa planta também é útil no preparo de elementos como desinfetantes e antissépticos, até porque são compostos por propriedades na sua formação.

Benefícios do Eucalipto

É recomendado fazer a fervura de uma pequena quantidade de água e faça a união de uma mão com uma grande quantidade de folhas de eucalipto. Já com uma toalha em cima da cabeça, inspire e respire o vapor a partir de que estiver pronto, por mais ou menos 15 minutos. Logo depois se agasalhe o quanto puder, e procure ficar longe de tudo que seja frio, por enquanto. Se achar necessário, faça de novo o procedimento no outro dia, até que os sinais da doença sumam por completo.

Propriedades do Eucalipto

  • Evita lesões musculares
  • Tem propriedades anti sépticas
  • Age no tratamento das gripes;
  • Consumir o chá de eucalipto nos casos de febre pode auxiliar no tratamento da doença;
  • Pode tratar casos de asma, bronquite e nefrites
  • A gangrena pulmonar vai sendo reduzido com o consumo do chá
  • Complicações causadas na bexiga, dores nas cadeiras causam grande incômodo, essas complicações podem ser amenizadas com o uso do eucalipto;
  • Pode ser usado no tratamento da diabetes e também do reumatismo
  • Mastigar as folhas do eucalipto auxiliam no tratamento de inflamações na garganta.

Chá de Eucalipto no tratamento da gripe

Colocar 1 colher de folhas de eucalipto em uma xícara e adicionar água fervendo. Espere esfriar para coar e beba.

Para ficar melhor da da gripe em um espaço menor de tempo, consuma de duas ou três xícaras de chá diariamente. Podendo adicionar também algumas gotas de limão ou adoçar com mel.

Como usar o Eucalipto ?

Chá: Coloque 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cubra com água fervente. Quando estiver morno, coe e beba.

Inalação: Adicionar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em um recipiente com 1 litro de água fervente e respire e inspire o vapor por um tempo médio de 10 minutos. Se quer ter um melhor aproveitamento desse tratamento, ponha uma toalha de banho em cima da cabeça, formando uma espécie de tenda para que a tigela esteja coberta, dessa forme o vapor irá ficar preso, e assim terá um maior aproveitamento do vapor auxiliando na melhora dos sintomas.

Uso tópico: Fazer uma massagem nos lugares que achar melhor usando apenas 2 gotas de óleo essencial para 100 ml de óleo mineral.

Contraindicação :

Essa planta não é indicada em casos de gravidez ou mulheres que estejam no período da amamentação. As crianças com menos de 2 anos não estão livres para consumir esse chá.