Benefícios do Bluberry


Estudos sugerem que o bluberry pode ajudar a reduzir a gordura da barriga e os fatores de risco para doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. O bluberry é uma das frutas mais populares em todo o mundo. Engana-se quem pensa que é só fora do Brasil que ele é conhecido.  É uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, os quais conferem funções de proteção sobre as paredes das células. O alimento, que é o fruto mais rico em antioxidantes, ajuda a melhorar o sistema imunológico e a combater os radicais livres. Confira mais aqui : “Benefícios do Bluberry”.

Benefícios do Bluberry

Forte ação antioxidante e combate ao envelhecimento precoce. Essa fruta também é muito popular pelo nome de mirtilo. Estudos descobriram que extratos de bluberry são particularmente eficazes em reverter déficits relacionados à idade na sinalização neuronal. Ratos alimentados com a dieta rica bluberry (mas não os controles) foram encontrados para ter várias concentrações de antocianina localizados no cerebelo, córtex, hipocampo e estriato (áreas do cérebro). Os frutos do bluberry podem ser especialmente úteis as pessoas que ficam muito tempo na frente da tela de computadores ou equipamentos eletrônicos, motoristas, pilotos e até mesmo controladores de tráfego aéreo. O bluberry serve para ajudar no tratamento de problemas de estômago, tosse, diarreia, miopia, diabetes, problemas na bexiga, inflamação da boca e laringe, hiperglicemia e varizes. Além de ser útil para a visão, as folhas do bluberry são usadas para tratamento do diabetes e as folhas e frutas são usadas para diarreia. Esta fruta é rica em antioxidantes como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol.

Benefícios do Bluberry

O bluberry contém uma série de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas tais como a vitamina A, vitamina C (ácido ascórbico), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona). O bluberry não tem colesterol, a sua pele contém, tal como a uva vermelha, níveis significativos de resveratrol, um polifenol que pode ajudar a baixar o nível de mau colesterol (LDL), este polifenol é mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos. Devido as altas concentrações de anticianina nos mirtilos, chega-se a conclusão de que sua ingestão melhora a sensação de olhos cansados e a visão noturna, sendo eficiente para indivíduos que se expõe muito as telas de computadores. O bluberry contém propriedades tônicas, antidiarreico, adstringente, anti-hemorrágico, anti-séptico, hipoglicemiante. O bluberry é anti-inflamatório e protetor das células, possui ação anti-inflamatória e de proteção celular, auxiliando o organismo no combate às doenças associadas à obesidade.

A fruta  protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer. Estudos têm  evidenciado que o consumo do bluberry pode prevenir o declínio cognitivo durante o envelhecimento. Por outro lado, destacam-se as suas propriedades anti-aderentes que ajudarão o sistema gastrointestinal, visto que esta fruta evita que determinadas bactérias se agarrem às paredes do nosso estômago. A frutinha contém polifenóis e ácido elágico, fazendo com que estimule o organismo a eliminar as substâncias cancerígenas do corpo. O bluberry protege a pele dos radicais livres, ajuda a fixar a vitamina A e acelera a cicatrização. O bluberry também é um aliado nas dietas de emagrecimento, já que cada 100 gramas da fruta fornecem apenas 32 calorias.

Sobre o bluberry

O bluberry tem ação antidiarreica, antioxidante, antibacteriana, antiviral.

Uso : O bluberry apresenta altas concentrações de taninos, que combatem bactérias e vírus e auxiliam a prevenir (ou aliviar) infecções da bexiga. As antocianinas protegem os vasos sanguíneos do acúmulo de colesterol. Com altos teores de pectina, vitamina C, potássio e ácido acetilsalicílico natural, o mirtilo também acrescenta mais fibras às vitaminas.

Compra e conservação : Um certo prateado na casca do bluberry indica que é fresco. Mas, no natural, pois seu cultivo é recente e se restringe às regiões do clima mais frio. É possível encontrá-los congelados em alguns supermercados. Por causa da quantidade de água, o bluberry é bastante perecível, o que vem fazendo com que a associação de produtores gaúchos recorra ao seu congelamento em embalagens de 100 gramas para a comercialização.

Suco: Se frescos, devem ser usados imediatamente após a compra, mas se necessário, conservem-se apenas por 1 dia na geladeira. Seu sabor é azedo, sobretudo nas variedades mais silvestres. Para prevenir ou tratar de infecção na bexiga, utilize pelo menos 1/2 xícara (125 ml) de suco adicionado a outros ingredientes e consumindo diariamente no mínimo por 3 semanas. Duas xícaras (500 ml) da fruta rendem cerca de 1/2 xícara (125 ml) de suco.

Polpa : Acrescente 1/4 a 1/2 xícara (50 a 125 ml) às vitaminas para obter.

Tabela nutricional do mirtilo

Quantidade 1 xícara (148 gramas)

Calorias = 84kcal
Proteínas = 1,1 g
Lipídios = 0,5 g
Carboidratos = 21,5 g
Fibra = 3,6 g
Manganês = 0,5 mg
Vitamina C = 14,4 mg