Benefícios da Fruta do Conde


É uma fruta muito conhecida na região do nordeste, seu sabor é adocicado e seu formato é um pouco arredondado. A fruta do conde pode ser consumida na forma de suco, chás e até mesmo mousses. Essa fruta em particular é uma delícia e contém uma grande quantidade de benefícios. Poucas pessoas sabem que essa fruta pode tratar complicações causadas até mesmo pela prisão de ventre e sem falar que ela é muito acessível. Quer saber mais ? Confira em : “Benefícios da Fruta do Conde”.

Benefícios da Fruta do Conde

A fruta do conde é bastante conhecida também pelo nome de pinha. Seu nome científico é Annona squamosa. Essa fruta faz parte da família das Anonáceas, ou seja, é parente da graviola. É uma fruta original das Antilhas e que se adapta muito bem no nosso país. Essa fruta se reproduz em uma árvore de tamanho pequeno e que pode alcançar cerca de 8 metros de comprimento, ela é formada por uma casca castanho-acinzentada, flores de tamanho pequeno e cor brancas e seua fruta é um pouco arrendondada. Essa fruta é composta por uma serié de vitaminas e minerais, proporcionando vários pontos positivos  que podem ser benéficos para a saúde.

Benefícios da Fruta do Conde

A fruta do conde é formada por uma grande quantidade de fibras, fazendo com que ajuda no tratamento da prisão de ventre, sem falar que ele auxilia no desenvolvimento intestinal equilibrando e regularizando as atividades intestinais. Ajuda a acabar com a fome por um espaço maior de tempo e ajuda a acabar com as substâncias tóxicas presentes no corpo. Por ser formada por uma grande quantidade de vitamina C,ela tem ação antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento antecipado das células e fortalecendo o sistema auto imune. A fruta do conde é formada por vitamina C e ferro que faz com que seja potencializado a forma de absorção desse mineral por meio do organismo, fazendo com que a pinha tenha grande utilidade na prevenção de doenças como, a anemia por exemplo. Regula a pressão das artérias e do ácido úrico que esteja presente no organismo.

Lista de particularidades da fruta do conde

  • A fruta do conde contém uma grande quantidade de fibras que auxiliam no bom desempenho intestinal;
  • Regulariza as taxas negativas do colesterol (LDL);
  • Equilibra a pressão das arterias;
  • A vitamina C age como fortalecedor do sistema auto imune, agindo na prevenção doenças;
  • Evita o envelhecimento antecipado das células;
  • Regulariza o ácido úrico;
  • Quando adicionado a outros alimentos que sejam compostos por ferro, auxiliam contra a anemia;
  • Previne e trata de doenças como :  anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso;
  • Quase nula em gorduras e cada 100 gramas da fruta contém 81 calorias.

Para aproveitar os benefícios da pinha

Dessa fruta pode ser aproveitada diversas partes, entre elas estão as folhas, sementes, frutos, casca do tronco e também suas raízes.

  • Folhas: Com as folhas da pinha podemos preparar a chás, que auxiliam a acalmar espasmos e cãibras, sem falar que também tratar a tratar anemia, colite e desnutrição;
  • Cascas: As casas da fruta do conde, quando feitas a decoção são utilizadas no tratamento da colite crônica, sem falar que também serve como tonificante estômacal e intestinal;
  • Sementes: As sementes da fruta do conde podem ser usadas no combate da caspa (é preciso macerar as sementes que estejam pulverizadas em álcool), sem falar que também regula as funções intestinais e causa vômitos;
  • Raízes: As raízes de pinha tem ação purgante enérgico;
  • Consumir a fruta do conde quando estiver madura tem grande importância no tratamento de cansaço fisíco, anemia e falta de nutrientes.

Mousse de Fruta do Conde

Ingredientes

  • 8 fruta do conde grandes
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • 2 pacotes de gelatina sem sabor
  • 1 lata de leite condensado
  • Água morna para dissolver a gelatina

Modo de preparo

  1. Retire toda a semente da fruta do conde
  2. Passe por uma peneira
  3. Misture o leite condensando, o creme de leite e a gelatina diluída
  4. Bata tudo
  5. Leve à geladeira

Informações necessárias : Se as fruta do conde não forem grandes use 10 frutas do conde. Em algumas regiões a fruta do conde é conhecida como pinha.

Contraindicações e efeitos colaterais

Por mais que a pinha seja rica em benefícios medicinais, ela não deve ser consumida por pessoas que tenham diabetes, até por que nela é composta uma grande quantidade de glicose. No caso de tratamentos naturais feito com a fruta, é necessário procurar um médico para saber mais sobre o assunto, por mais que o tratamento seja natural, é preciso ter cuidado !