Artrite reumatoide – causas e tratamentos


A artrite reumatoide é um transtorno que atinge o revestimento das articulações do corpo, especialmente das mãos e dos pés. Esse transtorno pode ocasionar um inchaço marcado pela forte dor e que pode, em determinados casos, acarretar em erosão óssea e até mesmo deformidade articular.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica de caráter autoimune. Ela ocorre quando o sistema imunológico atinge, de forma equivocada, os tecidos que constituem o seu próprio corpo. Além de resultar em transtornos nas articulações, a artrite reumatoide, em algumas ocasiões, pode atingir outros órgãos do corpo, tais como os olhos, a pele, os pulmões, entre outros.

Essa doença é comum em qualquer faixa etária, mas ela acomete com mais frequência aqueles indivíduos que estão na faixa etária entre os 35 e 55 anos. Trata-se de um transtorno muito comum em mulheres.

As causas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é um transtorno autoimune. Além disso, o tabagismo, fatores hormonais e também fatores de caráter hereditário podem ter relação com o aparecimento da doença no organismo.

A carga genética é um dos fatores mais importantes para a manifestação da artrite reumatoide. Alguns especialistas acreditam que determinados genes possuam a capacidade de promover uma interação com os outros fatores que acarretam a doença.

Pessoas que fumam de forma descontrolada apresentam uma disposição muito grande para manifestar a doença. Esse transtorno pode acontecer ainda com fumantes passivos. Vale também levar em conta elementos, tais como os poluentes do tipo sílica, que também podem fazer o organismo desenvolver a artrite reumatoide.

Os fatores hormonais também não são descartados como responsáveis para o surgimento da doença, isso explica o porquê dessa doença ocorrer com mais frequência entre o segmento feminino da população, bem como apresentar uma melhora durante o período de gestação.

artrite reumatoide

Os sintomas da artrite reumatoide

Entre os sintomas mais comuns estão o inchaço nas articulações. De uma forma geral, tal inchaço pode vir acompanhado de certa dificuldade para efetuar os movimentos.

Em primeiro lugar a doença afeta as regiões menores, principalmente as articulações que constituem um elo entre os dedos.

De acordo com o avanço da doença, os sintomas, em vários casos, podem se espalhar para outras regiões do corpo, tais como joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria das vezes, os sintomas acontecem nas mesmas juntas e nos dois lados do corpo. As mãos são os membros que mais sofrem em praticamente todas as pessoas que apresentam a doença.

Além do inchaço nas articulações, os sintomas da artrite reumatoide podem ser alguns caroços firmes de tecido sob a pele, febre, cansaço e perda de peso.

Tratamentos da artrite reumatoide

Não existe uma cura definitiva para esse transtorno, o que existem são medidas que visam amenizar as dores e reduzir o desconforto causado pelos inchaços.

Entre os tratamentos é possível citar a fisioterapia e também a inclusão de alguns medicamentos. Em determinados casos a intervenção cirúrgica também aparece como tratamento para a artrite reumatoide.

No entanto, vale lembrar também que exercícios físicos feitos na medida certa auxiliam a reduzir os danos e a dor. Além disso, sono adequado e alimentação saudável também são medidas relevantes.