Colite – Causas e sintomas

A colite é uma inflamação que atinge algumas camadas do intestino grosso, também conhecido como cólon. Essa condição inflamatória acarreta uma série de disfunções, tais como desidratação e também diarreia, prejudicando assim o eficiente funcionamento do intestino.

Ela não possui uma causa definida. Ela pode ser causada por alguns agentes desencadeadores, entre eles estão vírus, bactérias, radiação transmitida para o intestino e também reações devido ao uso de alguns medicamentos.

Colite

O fato é que, dependendo do grau de gravidade, ela pode ser uma doença aguda ou crônica.
A colite é uma inflamação que apresenta diferentes tipos. Entre eles é possível citar:

– A colite isquêmica: Ela atua na parte lateral do cólon, mais especificamente à esquerda. Ela é considerada a mais comum. Entre os seus sintomas característicos estão o sangramento intestinal, diarreia e dor no abdômen.

– A colite ulcerativa: Ela atinge a camada mais superficial do cólon. A principal característica dela é a diarreia constante, geralmente acompanhada por sangramento.

– A colite causada pelo CMV: Provocada pelo Citomegalovírus (CMV) é uma doença causada por infecção viral. Ela pode ser contraída via relação sexual sem proteção, bem como pelo contato com a saliva, gotículas respiratórias e urina.

– A Enterocolite: É um tipo que pode ter a sua origem devido a uso de medicamentos, intoxicação alimentar, vírus e infecção bacteriana.

– A colite pseudomembranosa: acontece quando há uma inflamação no cólon por uma bactéria conhecida como Clostridium difficile, que causa danos no intestino grosso por causa da sua toxina.

Esse tipo de colite acarreta o surgimento de placas esbranquiçadas na parte interna do cólon e também diarreia.

– A Doença de Chron: Essa doença inflamatória afeta basicamente a região interior do intestino delgado e também do intestino grosso. Ela surge quando aparece um desequilíbrio do sistema imunológico.

Os sintomas da colite

Os sintomas da colite são variáveis e surgem de acordo com o tipo da inflamação. De uma forma geral eles são caracterizados por calafrios, fezes acompanhadas por sangramento, aumento na flatulência, diarreia, desidratação, dor no abdômen, febre alta e também dilatação no abdômen.

O diagnóstico da colite tem início de um exame físico, bem como um questionamento acerca do histórico médico do paciente. Nesse processo, é possível que o médico solicite um exame de sangue, fezes e urina com intuito de checar as possíveis irregularidades no organismo.

Por fim, é possível que o paciente realize exames de imagens, tais como colonoscopia e também tomografia computadorizada. Tais exames irão auxiliar o médico a encontrar qual é o tipo de inflamação que está a atingir o intestino.

O tratamento da colite

Para tratar esse transtorno intestinal, é possível identificar qual é o tipo de colite que está a atingir o paciente. Inicialmente o tratamento tem por intuito regularizar o equilíbrio saudável do paciente, auxiliando a controlar a dor, caso ela seja persistente.

De uma forma geral o tratamento é realizado por meio de medicamentos, porém em determinados casos é necessária a realização de um procedimento cirúrgico.

  • Add Your Comment