Tratamentos naturais para vitiligo


Doença benigna de pele, caracterizada por perda de pigmentação, ou hipomelanose, que atinge também os pelos. Estes se tornam descorados, como as manchas brancas que  se espalham pelo corpo. Essas manchas apresentam grande variedade de tamanhos e formas. Há doentes que exibem pequenos manchas, em apenas um local ou em poucas partes do corpo. Já em outros casos, a doença se alastra por quase todo o corpo, criando grandes áreas brancas, sem pigmento. Em áreas expostas ao sol, as lesões tornam-se mais visíveis, porque as áreas com pigmentação normal escurecem pelo bronzeado natural, contrastando com a brancura das áreas de acromia. O vitiligo é mais comum em pessoas de pele morena e escura. Mas existem vários tratamentos naturais para vitiligo que ajudam no combate.

Dicas de tratamentos naturais para vitiligo

Causas

As causas são desconhecidas. Não obstante, são considerados fatores capazes de desencadear ou de piorar o vitiligo: ansiedade, depressão, esgotamento físico ou psíquico, traumas, anemia, diabete melito, doença de Addison e distúrbios da tiroide. Os pesquisadores salientam causas hereditárias. Geneticamente, é explicada como desordem transmitida como caráter autossômico dominante.
tratamentos naturais para vitiligo

Tratamentos naturais para vitiligo com erva cipó-de-são-joão

Uma ótima forma de cuidar com os tratamentos naturais para vitiligo é usar a erva cipó-de-são-joão. Empregam-se geralmente as flores, mas pode-se usar folhas, caules e raízes, desde que colhidos na época em que a planta está com flores.

Como fazer a tintura
Lave a erva e deixe desidratar na sombra por 15 dias.Pegue 300 gramas da erva desidratada e misture, numa garrafa de vidro, com 70 ml de álcool de cereais e 30 ml de água fervida ou mineral. Deixe em infusão num lugar escuro por quinze dias. Coe com uma peneira fina ou um pano.Tome 25 gotas em meio copo de água três vezes ao dia. É preciso ter paciência, pois os primeiros resultados só aparecem depois de seis meses.

Alguns tratamentos naturais para vitiligo com MamãoEssa fruta é uma ótima opção para usar como tratamentos naturais para vitiligo. Ela contém nutrientes que ajudam a reativar os melanócitos que podem produzir melanina. É um remédio muito econômico que deve ser aplicado frequentemente para obter bons resultados.

Como pode ser utilizada?

Corte um pedaço de polpa de mamão, triture-o e aplique a pasta diretamente sobre a pele afetada. Deixe atuar até que seque e repita duas vezes para melhores resultados.

Também pode-se potencializar seus efeitos consumindo diretamente o suco do mamão.

Tratamentos naturais para vitiligo com Argila vermelha

Este ingrediente contém cobre, que pode auxiliar na restauração da pigmentação da pele. Além disso, sias propriedades melhoram o fluxo sanguíneo e contribuem para uma aparência mais saudável da pele.

Como pode ser utilizada?

Misture duas colheres de sopa de argila vermelha e uma de suco de gengibre, aplique esta pasta nas regiões afetadas e deixe agir por 15 minutos.

Tratamentos naturais para vitiligo com Cúrcuma

É um condimento com vários benefícios para pele, capaz de pigmentá-la. E servi bastante como tratamentos naturais para vitiligo.

Ingredientes

  • ½ quilo de cúrcuma crua
  • ¼ quilo de raiz de gengibre
  • Suco de cinco limões

Como pode ser utilizada?

Junte todos os ingredientes em uma jarra. Leve esta mistura para a geladeira e logo, consuma duas colheradas antes das refeições principais.

Outra opção consiste em preparar uma infusão de cúrcuma e aplicá-la de maneira direta sobre a pele.

Tratamentos naturais para vitiligo com Lentilha d’água

É uma pequena planta aquática que cresce com frequência em lagos e reservatórios e funciona como um bons tratamentos naturais para vitiligo e reduzi-lo. O problema é que pode ser um pouco difícil de conseguir.

Como pode ser utilizado? 

Moa até obter uma pasta e acrescente uma colher de sopa de mel. Consuma uma colher de sopa desta mistura duas vezes ao dia, depois das refeições principais

Tratamentos naturais para vitiligo com Gengibre

Esta raiz tem se popularizado por suas múltiplas aplicações medicinais que também poderiam ser bastante úteis no tratamento do vitiligo por sua ação para melhorar o fluxo sanguíneo.

Ingredientes

  • 1 raiz de gengibre
  • 1 colher de chá de azeite de mostarda
  • Uma pitada de pó de cúrcuma.

Como usar?

Triture a raiz de gengibre e misture com azeite de mostarda e o pó de cúrcuma. Aplique esta pasta diretamente sobre a pele afetada e deixe agir por 20 minutos.

Sugestões de outros tratamentos naturais para vitiligo

Para que o leitor compreenda o princípio da abordagem natural do vitiligo, é importante observar que o organismo funciona como uma unidade psicossomática, em que os vários sistemas formam um conjunto intimamente integrado. Não adianta tratar só as manchas da pele. É preciso tratar esse conjunto, cujos desequilíbrios produzem doenças.
O tratamento natural do vitiligo requer:
1. Limpeza gastrintestinal. Se houver prisão de ventre, é preciso, antes de mais nada, tratar esse distúrbio. Ver prisão de ventre.
2. Alimentação saudável e nutritiva, em que se eliminem alimentos desestabilizadores do metabolismo, como açúcar, guloseimas, frituras, carnes, produtos beneficiados, álcool, fumo, café, chocolate etc.
3. Desintoxicação. Sugerimos uma refeição diária (de preferência o jantar) constituída apenas de frutas ou de sucos de frutas. Antes do almoço, suco de cenoura com salsão. Almoço composto de saladas cruas (em que se incluam os brotos, como brotos de feijão ou broto de alfafa), legumes e cereais integrais. Vez por outra, ovos de codorna cozidos.