Tratamentos naturais para sapinho


Sapinho, ou candidíase oral, é uma infecção na boca, comum em bebês, causada por um fungo, o Candida albicans. Por isso, é também chamado “candidíase oral”. Só atinge crianças maiores ou adultos quando estes se acham imunitariamente fracos. Doentes de AIDS muito frequentemente desenvolvem “sapinho”. A criança “pega” essa micose durante o Parto, pois é um fungo que muitas vezes coloniza a vagina (ver leucorreia), ou através de mamadeiras, chupetas, mamilos não desinfetados, etc. A mucosa da boca fica vermelha e cheia de pontinhos brancos, que se multiplicam a ponto de formar placas brancas. Em casos mais graves, essas placas recobrem a garganta e o esôfago. Mas os tratamentos naturais para sapinho são úteis no combate.

Dicas de tratamentos naturais para sapinho

Tratamentos naturais para sapinho mais comuns

Violeta de genciana – Esse é o tratamento mais conhecido: passar, 4 vezes ao dia, solução de violeta de genciana no local, o que deixa a boca manchada de violeta.

Bicarbonato de sódio – Depois de cada mamada, embeber um algodão em solução de água com bicarbonato de sódio, e passar na parte interna das bochechas da criança. Mesmo depois de a doença desaparecer, continuar o tratamento por alguns dias.

Homeopatia – Alguns “remedinhos” homeopáticos são úteis, como o Borax C3 (um tablete de hora em hora para as crianças de até 5 kg; 2 tabletes para crianças maiores). Em casos graves , indica-se o Mercurius corrosivus C3, também de hora em hora, ou conforme orientação médica. Outra opção é o Cinnabaris D3. Observar orientação de um médico especialista.
tratamentos naturais para sapinho.

Tratamentos naturais para sapinho com romã

Um bom remédio natural para sapinho é a romã, pois esta fruta tem propriedades anti-sépticas.

Ingredientes

Cascas de 1 romã

250 ml de água

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois de fervida, colocar as cascas de romã. Deixar esfriar e aplicar o chá embebido em gaze sobre as manchas brancas da mucosa da boca da criança. Deixar agir por, aproximadamente, 10 minutos e lavar em água corrente ou pedir para a criança beber água.

O sapinho são manchas esbranquiçadas muito frequentes em bebês, que surgem na mucosa da boca e na língua, causadas pela proliferação de um fungo que habita naturalmente nessa região.

Este remédio natural para sapinho deve complementar o tratamento do sapinho que deve ser feito com um medicamento antifúngico em forma de creme, como o miconazol ou a nistatina.

Tratamentos naturais para sapinho com folhas de poejo

Ingredientes

colher de sopa de flores ou folhas de poejo
1 xícara de água.

Modo de preparo

picar as folhas ou flores de poejo colocá-las em uma xícara e cobrir com água quente. Abafe e deixe agir por 15 minutos e coe em seguida. Umedeça um pedaço de algodão com chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.

Tratamentos naturais para sapinho com vinagre de maçã

Vinagre de cidra de maçã e candidíase não combinam, sendo um ótimo remédio natural para tratar o sapinho. Esfregue algumas gotas de vinagre de cidra de maçã cru não filtrada em torno dos seios após a mamada. Deixar os seios secarem ao ar livre, particularmente sob luz solar ajudará a tratar a infecção. A luz solar inibe a propagação do fungo, pois ele prefere ambientes escuros e úmidos. Certifique-se de lavar mamadeiras, brinquedos, chupetas e roupinhas do bebê para matar o fungo. Ele não é capaz de sobreviver em ambientes com temperaturas altas e sob a ação do vinagre.

Tratamentos naturais para sapinho com suco de abacaxi

Os tratamentos naturais para sapinho com suco de abacaxi é um excelente remédio natural para sapinho ou candidíase oral, pois ele é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo.

Ingredientes

  • 3 fatias grossas de abacaxi
  • 400 ml de água
  • Açúcar

Modo de preparo

Para preparar este remédio natural com qualidade comece pela escolha da fruta, prefira os abacaxis com a casca mais dourada e firme. Posteriormente, descasque-o, corte-o em rodelas e adicione todos os ingredientes no liquidificador. Após bater bem, adoce a seu gosto e o suco está pronto para ser bebido.

O indivíduo com sapinho deve beber este suco de hora em hora, no caso das crianças, uma colher (sopa) de meia em meia hora é o suficiente para a melhora dos sintomas.

O sapinho é uma doença caracterizada por manchas esbranquiçadas na boca ou na língua, podendo ser causada por fungos ou pela acidez do estômago. Uma boa forma de evita-la é manter a boca sempre higienizada e tomar o suco de abacaxi frequentemente.

Outras receitas que servem como tratamentos naturais para sapinho

Faça chá de tanchagem para gargarejar 4 vezes por dia.

Machuque folhas de manjericão (alfavaca) e aproveite o sumo para aplicar no local.

Lave bem as mãos. Enrole uma gaze no dedo e molhe em uma solução de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo d’água. Limpe a boca com isso.

Aquele caldo de feijão antes de ser temperado. Pegue um copo e  gargareje 2 vezes por dia com ele. (Tomar caldo de feijão é bom para anemia).

Faça suco de tomate bem maduros e passe no local afetado.

Faça chá de folhas de bananeiras e lave a boca com ele.

Faça um suco de limão em um copo e despeje mel de abelha dentro. Bocheche esse suco pelo menos 3 vezes por dia.

Machuque cascas de romã até virar um pó, misture em um pouco de água e bocheche  3 vezes por dia.