Tratamentos naturais para queimadura


Antes de falarmos dos tratamentos naturais para queimadura, vamos conhecer o que é a queimadura: É uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais freqüentes.

Dicas de tratamentos naturais para queimadura

Queimaduras pequenas (1° grau)

Não formam bolhas. Colocar a parte queimada sob água fria,ou dentro de um balde ou recipiente grande contendo água fria. Os naturistas recomendam bandagens locais com a polpa da babosa, por duas ou três horas diárias. Tradicionalmente, sugerem-se aplicações locais de mel puro ou argila fina previamente esterilizada, misturada com água limpa e fria. Para as queimaduras solares, aplicar a polpa da babosa no local várias vezes ao dia.

Queimaduras médias (2° grau)

Formam-se grandes bolhas.

1. Não romper as bolhas de imediato.
2. Jamais use pó de café, graxa ou gordura. Observar orientação médica. É melhor usar vaselina (adquirida em farmácia, própria para este uso). Esquente a vaselina até que ferva, para esterilizar. Deixe esfriar e espalhe sobre uma gaze estéril. Coloque sobre a queimadura. Se a dor é muito forte, pode ser preciso tomar um analgésico. É melhor deixar a queimadura descoberta, protegendo-a, porém, de sujeira e moscas. Usar apenas água.
3. Se há sinal de infecção (pus, gânglios aumentados, febre, mau cheiro) deve-se procurar um médico. Se isso não é possível, aplicar compressas de água morna com sal (uma colher, das de chá, de sal para um litro de água). Ferver a água e o pano antes de usar. Remover com essas compressas, cuidadosamente, os tecidos necrosados da queimadura podem liberar toxinas que prejudicam os rins e os outros órgãos. Mas  lembre-se: o melhor mesmo é sempre procurar um médico.
4. Adotar dieta leve, à base de frutas, água de coco e sucos naturais, e usar, internamente, grande quantidade de líquido e própolis (50 gotas em um pouco de água, 4 ou 5 vezes ao dia. Usar metade da dose para crianças, desde que não haja alergia a própolis). Esse procedimento apressa a recuperação e previne infecções.
tratamentos naturais para queimadura.Queimaduras profundas (3° grau)

Há destruição da pele, com exposição dos tecidos subjacentes.

1. Há necessidade de imediato encaminhamento a um hospital.
2. Para evitar o trauma psíquico e o choque provocado pela perda de eletrólitos, administrar bastante líquido ao paciente (pode-se usar suco de fruta, água de coco ou soro de reidratação oral, como explicado s seguir). Procurar tranquilizá-lo.
3. Banhar a região queimada em água fria previamente fervida,levemente salgada (soro fisiológico), é bom para aliviar a dor (1 colher, das de chá, de sal para um litro de água).
4. Enquanto não se obtém socorro médico e a área queimada é grande, administrar soro de reidratação oral ( 1 litro de água + 1/2 colher, das de chá, de sal + 1/2 colher, das de chá, de bicarbonato de sódio + 2 colheres, das de sopa, de mel puro pu açúcar + um pouco de suco de limão ou laranja). O queimado deve tomar o mais que puder dessa bebida, até que comece a urinar frequentemente.

Tratamentos naturais para queimadura com banana

Os tratamentos naturais para queimadura com banana é uma ótima forma de acelerar a cicatrização e evitar bolhas, porque a casca da banana possui uma substância chamada leucocianidina que é muito utilizada no tratamento de feridas e queimaduras.

Ingrediente

  • 1 casca de banana

Modo de preparo

Colocar a parte interna da casca da banana sobre a queimadura e depois cobrir com uma gaze esterilizada. Substituir a casca, se necessário, ao fim de 2 horas. Repetir o procedimento várias vezes ao dia.

Tratamentos naturais para queimadura com babosa

O cataplasma de babosa é um excelente remédio caseiro para queimaduras porque esta planta possui, no interior das suas folhas, um gel que é hidratante e calmante para a pele, que ajuda na cicatrização e na redução da dor da queimadura.

Ingrediente

  • 1 folha de babosa

Modo de preparo

Retirar os espinhos e cortar a folha ao meio, no sentido do comprimento. Depois raspar o gel, que se encontra no interior da folha, e colocá-lo sobre uma compressa ou gaze esterilizada, cobrindo a pele a seguir. Este cataplasma deve ser trocado pelo menos 2 vezes por dia.

Tratamentos naturais para queimadura com alface

Um dos melhores tratamentos naturais para queimadura é o cataplasma de alface, principalmente em caso de queimadura do sol, pois esta é uma verdura com propriedades que ajudam a rejuvenescer a pele e a aliviar os sintomas da queimadura devido a sua ação analgésica.

Ingredientes

  • 3 folhas de alface
  • 2 colheres (de sopa) de azeite

Modo de preparo

Macerar as folhas de alface com o azeite e depois colocar a mistura numa compressa esterilizada e aplicar sobre a queimadura. O cataplasma deve ser trocado 2 vezes por dia.

Estes tratamentos naturais para queimadura estão indicados para tratar queimaduras leves e de pequenas dimensões, porque as queimaduras mais graves necessitam de cuidados médicos.

Tratamentos naturais para queimadura com açúcar

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de água

Modo de preparo

Misturar a água e o açúcar até se formar uma pasta homogênea e depois colocar sobre a queimadura, cobrindo com uma gaze esterilizada. Trocar 2 vezes por dia, lavando a pele com água morna entre as aplicações, mas sem esfregar.

Uma boa dica é adicionar a clara de 1 ovo à mistura, pois possui colagênio, que ajuda na formação da nova pele.