Tratamento natural para terçol


O terçol pode ser causado pela secreção que se produz nas pálpebras e às bactérias que existem próximo ao local do terçol. Se não for feita uma ótima higienização como a remoção por inteiro da maquiagem , ou em outros casos algumas pessoas sofrem com um tipo de caspa na região dos cílios, a blefarite. Para evitar o aparecimento desta complicação é preciso escolher um ótimo demaquilante ou fazer a limpeza com algum xampu de bebê, de preferência neutro. Saiba mais em : “Tratamento natural para terçol”. 

Tratamento natural para terçol

Fazer compressas de água morna auxiliam no alívio da dor e também da inflamação. A compressa também ajuda a drenar o pus do interior do terçol, se estiver infeccionado. Quando for preparar as compressas de água morna, mergulhe uma gaze esterilizada em água morna, averiguando a temperatura da água com o pulso, para evitar que seja queimado tanto a pele quanto o olho. Depois, coloque a gaze em cima do terçol por mais ou menos 5 minutos e repita o procedimento 2 a 3 vezes ao longo do dia, renovando a água.

Camomila e alecrim para tratar o terçol

A camomila e o alecrim são dois ótimos ingredientes para tratar o terçol. Faça a lavagem dos olhos de duas a três vezes no dia com uma infusão de flor de camomila e alecrim, até porquê a camomila age como um poderoso calmante, auxiliando no alívio das dores e o incômodo, e o alecrim tem ação antibacteriana, auxiliando no tratamento da infecção, se no caso terçol tenha pus. Quando for preparar a infusão, será preciso colocar 5 talos de alecrim junto com 60 g de flores de camomila em um litro de água fervente, deixe amornar e em seguida faça a lavagem dos olhos. Para tratar o terçol lembre-se também de não espreme-lo terçol e faça apenas o uso dos colírios ou pomadas oftalmológicas prescritas pelo médico.

Tratamento natural para terçol

Chá Verde

O chá verde conta compostos anti-inflamatórios naturais que auxiliam na redução a dor e a inflamação e reduzem o tamanho do terçol. Mergulhe um saco de chá verde em água morna por alguns minutos. Retire e esprema o excesso de água. Feche os olhos e pressione o saco de chá úmido sobre a pálpebra afetada. Segure no local por cinco minutos.Repita isso algumas vezes diariamente até o terçol ser reduzido em tamanho e não haja dor. Este remédio também pode ser feito com sacos de chá preto.

Sementes de Coentro

Adicione uma colher de chá de sementes de coentro para uma xícara de água e leve para ferver. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe e use essa água para lavar a área do olho afetado. Faça isso duas ou três vezes ao dia até você obter alívio.

Açafrão

Adicione uma colher de sopa de cúrcuma para duas xícaras de água e ferva até que a solução reduzida para metade. Deixe esfriar e depois coe. Use esta solução para lavar a área dos olho afetado duas ou três vezes diariamente por alguns dias. Você também pode misturar uma colher de chá de açafrão em pó em um copo de leite morno. Beba diariamente antes de ir para a cama por uma semana para a cura mais rápida.

Shampoo

Adicione algumas gotas de shampoo suave para uma xícara de água morna. Misture bem para que o shampoo de bebê seja diluído. Embeba uma bola de algodão na solução. Feche os olhos e use a bola de algodão molhado para lavar a pálpebra ao longo da base dos seus cílios. Enxague a área com água morna. Aplique uma compressa limpa e morna por cinco minutos. Faça isso algumas vezes por dia e seu terçol deve desaparecer em poucos dias.

Aplique as seguintes compressas

  • chá preto morno: prepare o chá normalmente e aplique-o com algodão embebido, deixando-o sobre o local por alguns minutos.
  • chá de camomila gelado: também prepare o chá como de costume e gele, aplicando-o com algodão sobre o olho, várias vezes ao dia, intercalando com as compressas quentes. Os chás que são vendidos em caixinhas, podem ser preparados de outra forma: molhe o saquinho de chá e leve ao congelador por uns poucos minutos, sem congelar, aí aplique no olho direto.
  • compressa com clara de ovo: bata a clara de um ovo em neve, cubra o olho afetado com uma gaze e aplique essa clara no local por meia hora e enxágue com água fervida. Essa receita ajuda com a dor e a drenar a “viuvinha”.