Sucos para tratar úlceras pépticas


Úlceras gástricas e duodenais. As úlceras estomacais e intestinais, denominadas “pépticas”, aparecem quando a mucosa protetora do estômago ou do intestino sofre erosão. As úlceras podem surgir devido a infecções da bactéria Heliobacter pylori; algum problema nas mucosas do intestino causado por esteroides, como a aspirina, ou devido a medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, que aumentam a secreção de ácidos prejudiciais a essas mucosas, estresse e alergias alimentares. Confira a seguir nosso artigo que fala sobre: sucos para tratar úlceras pépticas.

Úlceras pépticas

O tratamento inclui diminuir o consumo de ácidos que corroem as mucosas do estômago e do intestino, e proteger e aliviar mucosas intestinal, estimulando o sistema imunológico e inibindo o desenvolvimento de bactérias nocivas. Ervas inflamatórias, antibacterianas, calmantes e que protegem as mucosas podem ajudar a curar as úlceras.

Quais alimentos devemos consumir para tratar úlceras pépticas

Consumir mais frutas e legumes, que oferecem vitaminas curativas, protegendo infecções. Frutas doces e maduras são mais suaves que frutas azedas.

Olmo em pó (principalmente na hora de dormir), pois reveste o extrato intestinal e protege da acidez.

Líquido (beber pelo menos 8 copos grandes de água, suco ou chá de ervas diariamente, entre as refeições para garantir bom funcionamento dos sucos digestivos).

Sucos para tratar úlceras pépticas.

Consumir com menos frequência

Sal.

Eliminar da alimentação

Cafeína (encontrada no café, inclusive no descafeinado, e também nos chás preto e verde, em chocolates e refrigerantes), que estimula a secreção dos ácidos estomacais.

Laticínios, que geram maior acidez estomacal.

Bebidas alcoólicas, refrigerantes e grãos refinados, que provocam ulceração.

Farinha e açúcar refinados.

Medicamentos que causam úlcera (esteroides, como aspirina, e anti-inflatórios não esteroides).

Tabagismo.

Líquidos muito quentes, que irritam as úlceras.

Frituras e óleos (exceto azeite de oliva extra virgem).

Outras recomendações

Fazer refeições menores e com mais frequência, e não comer tarde.

Experimentar técnicas que reduzam o estresse, como meditação, ioga e tai chi.

Beber suco de repolho cru (1 xícara 4 vezes ao dia com o estômago vazio. logo depois de preparado é eficiente para curar as úlceras.

Usar técnicas de combinação de alimentos.

Sucos para tratar úlceras pépticas- meditação

 

Alimentos recomendados e sucos para tratar úlceras pépticas

  • Frutas e hortaliças- abacate, agrião, banana, brócolis, cebola, cenoura, cereja, damasco, maçã, mamão papaia, manga, melão-cantalupo, mirtilo, pepino, pera, repolho, uva vermelha (com sementes), verduras.
  • Ervas- alcaçuz*, alho, calêndula, camomila, canela, chá verde, cravo-da-índia, cúrcuma, equinácea, filipêndula, gengibre, olmo em pó, raiz de alteia, raiz de dente-de-leão, salsinha**
  • Outros- aveia, azeite de oliva extra virgem, cevada, leguminosas, mel, rama de cereal, sementes.
  • Abacaxi: facilita a digestão graças as suas enzimas proteolíticas, não misture com carboidratos (pão, macarrão, arroz, etc). É a sobremesa ideal antes ou depois de comer verduras ou salada e carne ou peixe.
  • Couve: ajuda a cicatrizar as úlceras, mas existem muitas pessoas que não a digerem bem se estiver crua. Se esse for o seu caso, cozinhe com uma pitada de cominho ou coma na forma de chucrute.
  • Pimentão: o pimentão é uma solanácea que atua como um grande tonificante gástrico.
  • Limão: o limão, apesar de ser um cítrico e ácido, apresenta um efeito neutralizador de ácidos uma vez que chega ao estômago, por isso, recomendamos consumi-lo habitualmente, combinado com as refeições e na forma de suco, misturado com água.
  • Batata: a batata é o grande antiácido natural. Seu suco funciona perfeitamente para combater o ardor estomacal.
  • Milhete: o milhete (ou milho-miúdo) é o único cereal alcalinizante, por isso procure consumi-lo mais que o arroz, o trigo etc.
  • Uva: é uma das frutas mais alcalinizantes, mas devemos consumi-la preferivelmente orgânica, já que contém muitos pesticidas.
  • Aipo: o aipo é um grande depurador e alcalinizante. Adicione-o a caldos e refogados, mas também cru em suas saladas.

*Deve-se evitar o alcaçuz em caso de pressão alta. O uso prolongado do alcaçuz não é recomendado em nenhuma circunstância.

**Grávidas devem limitar o consumo de salsinha a 1/2 colher de chá da erva seca ou se deve consumir salsinha em caso de inflamação renal.

Adicionar 1 colher de chá de ervas e até 2 colheres de sopa dos ingredientes recomendados para esse problema às receitas a seguir.

Sucos para tratar úlceras pépticas com repolho e cenoura

Ingredientes

1/4 repolho cortado

2 cenouras

2 talos de aipo

1 dente de alho

3 ramos de salsinha fresca (Atenção: evite a salsinha durante a gravidez e em caso de inflamação renal).

2 pastinacas

2 raminhos de endro fresco

1 beterraba

1 maçã

1/2  colher de chá de sementes de erva-doce, (opcional)

Modo de preparo

Em uma máquina de fazer suco, processe o repolho com as cenouras, o aipo, o alho, a salsinha, as pastinacas, o endro, a beterraba e a maçã. Misture e passe para uma jarra ou copos grandes. Adicione as sementes de erva-doce se desejar. Rende de duas à três porções.

Sucos para tratar úlceras pépticas com frutas vermelhas e melão

Ingredientes

1 xícara de mirtilos

1 xícara de cerejas sem caroço

1/2 xícara de uvas

1/4 melão cortado ao meio

Modo de preparo

Em uma máquina de fazer suco, processe os mirtilos com as cerejas, as uvas e o melão. Misture, despeje em um copo e sirva. Rende uma porção.

Sucos para tratar úlceras pépticas com pera e erva-doce

Ingredientes

2 peras

1/4 bulbo fresco de erva-doce fresca

2 maçãs

1/2 colher de chá de alcaçuz em pó(Atenção: O alcaçuz deve ser evitado em caso de pressão alta)

Modo de preparo

Em uma máquina de fazer suco, processe as peras, com a erva-doce e as maçãs. Misture o alcaçuz, despeje em um copo e sirva. Rende uma porção.