Saiba Como tratar artrose


A artrose é uma doença degenerativa das articulações que leva à alteração da cartilagem articular e também do osso subjacente. É a doença articular mais frequente e afeta principalmente às pessoas com idade avançada. Embora acometa ambos os sexos por igual, ao que tudo indica , em algumas articulações como as das mãos, é mais habitual nas mulheres. Pelo contrário, os problemas de artrose na coluna são mais comuns nos homens. Do mesmo modo, deve-se levar em conta que algumas tarefas executadas pelas articulações são realizadas de forma repetitiva ao longo dos anos, o que predispõe o surgimento de artrose (costurar, pentear, pintar etc.). E nessas horas é bom recorrer aos remédios naturais para tratar artrose, e uma boa opção seria o freixo.

Por que faz bem tratar artrose com freixo?

O freixo se destaca por suas virtudes diuréticas e anti-inflamatórias. Favorece a estimulação da urina e contribui sensivelmente, em tratamentos de longa duração, na redução da inflação articular, inclusive para tratar artrose. É indicado como redutor dos excessos de ácido úrico e ureia no sangue, e em insuficiências do tipo reumática como artrose, a artrite e a gota. É um excelente suplemento herbário para as pessoas afetadas com ataques periódicos de gota, para aliviar a intensidade da dor.

Além do freixo servir para tratar artrose, serve para outros usos?

O fato de ser uma planta que já é aliada para tratar artrose ela tem diversas propriedades diuréticas e torna mais útil para combater os edemas ou a retenção de líquidos, assim como para aliviar as inflamações dos condutos urinários, como a cistite. O freixo também tem propriedades venotônicas, por isso é indicado também em caso de varizes e hemorroidas, assim como analgésicas.

tratar artrose

Como se utiliza o freixo para tratar artrose?

Para tratar artrose toma-se a decocção (10 a 30 g por litro de água), 3 xícaras ao dia, preferivelmente após as refeições; em extrato fluido (0,5 a 1,5 ml a cada 8 horas) e em tinturas (2,5 5 ml a cada 8 horas). É mais frequente também usá-lo em cápsulas com a planta pulverizada (a dosagem é indicada pelo fabricante).

Para tratar artrose não esqueça de:

Embora se trate de uma doença degenerativa e, portanto, está vinculada à idade e ao uso repetido de determinadas articulações, convém prestar atenção nos conselhos que favorecem a saúde óssea em geral (veja a seção “alfafa para os ossos”).

Origem do freixo

O freixo, conhecido cientificamente como Fraxinus angustifólia, é uma árvore que pertence à família das Oleáceas, a mesma da oliveira. A palavra freixo vem do termo latino fraxinus, popularmente é conhecido também como freixo comum e freixo europeu, esta é uma árvore que cresce na Europa, é uma planta medicinal que é muito conhecida como diurética, trata problemas reumáticos e ajuda a diminuir a febre.

Características do freixo

O freixo é uma árvore de porte médio, que pode chegar a atingir aproximadamente 25 metros de altura. A casca dessa árvore possui uma cor castanha escura acinzentada e também alguns sulcos profundos e verticais. As suas folhas são verdes e suas flores apresentam-se em cachos, e diferente da maioria das árvores, as flores aparecem antes do surgimento das folhas.

Benefícios do freixo

O freixo possui em sua composição flavonoides, rutosídeos, taninos, iridoide entre outros compostos. As partes utilizadas para os tratamentos medicinais são as suas folhas secas e a casca. Entre as principais propriedades do freixo, podemos citar: sua ação anti-inflamatória, diurético, laxante, depurativo, antipirético, analgésico, cicatrizante e rejuvenescedor.

Pode combater os sintomas da gota, da artrose, artrite, reumatismo, celulite, colesterol alto, obesidade, mau hálito, acúmulo de ureia, excesso de ácido úrico, prisão de ventre, cálculos renais e febre.

O chá da folha de freixo pode ser usado também como um remédio natural para tratar a retenção de líquidos e a casca da plante para combater a febre e também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.

Para que serve o freixo

O freixo serve para tratar problemas de saúde como gota, reumatismo, celulite, colesterol, obesidade, mau hálito, acúmulo de ureia, excesso de ácido úrico, prisão de ventre, cálculos renais e febre.

Propriedades do freixo

As propriedades do freixo incluem sua ação diurética, laxante, depurativa, antipirética, anti-inflamatória, analgésica cicatrizante e rejuvenescedora.

Modo de uso do freixo

As partes utilizadas do freixo são a sua casca e folhas, para fazer chás, infusões e cataplasmas.

  • Infusão de freixo: Ferver 10 g de folhas de freixo picadas em 1 litro de água e tomar o chá até 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais do freixo

Não são conhecidos efeitos colaterais do freixo.

Contraindicações do freixo

Não estão descritas contraindicações para o freixo.

O chá de freixo

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de folhas secas de freixo
– 200 ml de água fervente

Modo de preparo:

Para fazer o chá de freixo você deve colocar duas colheres de sopa de folhas secas de freixo em 200 ml de água fervente, após isso deixe descansar por aproximadamente dez minutos em um recipiente bem fechado para que fique abafado. Após isso coe o chá e beba, para que se possa aproveitar todos os benefícios que não proporcionados por essa infusão, o ideal é que se consuma até três vezes ao dia.