Ronronar dos gatos e seus benefícios


De acordo com pesquisas o ronronar dos gatos, além de outros felinos, possui efeitos benéficos para a saúde física do ser humano, sendo que os donos de gatos apresentam um risco 30% inferior de sofrer ataque cardíaco em comparação com os que não possuem um bichano em casa. Saiba mais sobre os benefícios do ronronar dos gatos aqui:

Uma experiência realizada na Universidade Estadual de Nova York, descobriu que pessoas que sofrem com hipertensão podem ter suas leituras de pressão inferiores quando possuem um felino ao contrário de quem usa apenas remédio anti-hipertensivo, assim a pressão arterial induzida pelo estresse continua a subir nos indivíduos sem animais de estimação, enquanto que os com animais tiveram um aumento reduzido na pressão arterial, se comparado com o outro grupo.

Ronronar dos gatos e seus benefícios

Além de melhoria na saúde do coração, os gatos também auxiliam na produção de oxitocina no cérebro. Pesquisadores concluíram que os felinos, por causa do impacto que possuem sobre os nossos níveis de oxitocina, são capazes de reduzir a agressividade, aumentar a empatia, aprimorar a aprendizagem e concentração, além de produzir um aumento de confiabilidade em outras pessoas.

Além disso o ronronar dos gatos pode aumentar o oxitocina, um hormônio produzido no hipotálamo, popularmente conhecida como hormônio do amor. Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) diminuem, promovendo uma sensação de bem estar físico e emocional, deixando corpo e mente em harmonia, fortalecendo o sistema imunológico, dentre outros inúmeros benefícios.

Alguns especialistas vão ainda mais longe e afirmam que o ronronar dos gatos pode curar graças às vibrações e sons graves que produz. Os gatos ronronam com um padrão consistente de frequência entre 25 e 150 hertz. Cientistas demonstraram que os felinos produzem o ronronar através de movimentos intermitentes da laringe e dos músculos do diafragma, e concluíram que as frequências de som nesse intervalo podem melhorar a densidade óssea e promover a cura de células.

Os pesquisadores afirmam que, como o gato conserva energia através de longos períodos de descanso e sono, é possível que o ronronar seja um mecanismo que estimula músculos e ossos sem gastar muita energia. A resistência desses animais tem facilitado a noção de que possuem “sete vidas” e o ronrom pode fornecer uma base para essa mitologia felina.

Ronronar dos gatos e seus beneficios

Ronronar dos gatos e seus benefícios

Dentre os maiores benefícios do ronronar dos gatos, estão:

  • Diminui o estresse e acalma os nervos: o ronronar de um gato pode reduzir o estresse e acalmar seus nervos.
  • Combate a dispneia: podendo reduzir os sintomas desse mal.
  • Fortalece os ossos
  • Previne ataque cardíaco: graças ao ronronar, os donos de gatos têm 40% menor risco de ter um ataque cardíaco.
  • Cura infecções e inchaço: ele ajuda a aumentar nossa imunidade e nos proteger contra infecções.
  • Ajuda os músculos, tendões e ligamentos
  • Ajuda pacientes de Alzheimer: as vibrações do ronronar do gato são particularmente úteis na prevenção de ataques de ansiedade em pacientes com o mal de Alzheimer.
  • Reduz ansiedade: Afagar um gato é calmante. Quando você está ocupado cuidando de um gato, você se preocupa menos.