Remédios caseiros para Anemia


Antes de conhecer os remédios caseiros para anemia, conheça a anemia: ela ocorre pela diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Na anemia existem vários tipos de sintomas diferentes. É um tipo de deficiência no qual afeta de forma negativa produção da substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue, ou seja, a hemoglobina, existem diversos tipos de remédios caseiros para anemia.A anemia é uma doença bastante comum e quando ela é mal diagnosticada, mal tratada e na maioria das vezes sempre mal explicada aos pacientes. Os glóbulos vermelhos são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio pela circulação sanguínea.

O que pode causar a anemia ?

A deficiência de nutrientes importantes como : ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, podem sim ser os principais causadores da anemia. existem diversos alimentos considerados remédios caseiros para anemia, devido ao fato de conter ferro, zinco, vitaminas e proteínas, podendo evitar a doença. O ferro é um dos principais nutrientes sendo assim essencial para a vida e atuante principalmente na síntese das células vermelhas do sangue(ou seja, atua como fabricante) e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. A anemia é conhecida pela falta de sangue. Apesar que não tem nada haver.

O baixo e ineficiente consumo de alimentos ricos em nutrientes, como o ferro, principalmente. Em mulheres grávidas, a anemia pode ser a causadora também pelas baixas reservas de ferro pré-concepcionais e a elevada necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

Quais são os tipos de anemia ?

Anemia comum: Causada por insuficiência alimentar de ferro, cobre, proteínas e vitaminas do complexo B. Seus principais sintomas são: debilidade geral, sonolência, palidez, dificuldades na digestão, dor de cabeça, problemas na circulação e palpitações no coração.

Anemia hemorrágica: Causado por hemorragias. O paciente perde a consciência facilmente, sente sede excessiva, sua pulsação é fraca e as unhas das mãos perdem a coloração normal. Normalmente estes males têm curta duração, pois as perdas de sangue são rapidamente compensados.

remédios caseiros para anemia- olho anêmico

 

Anemia hemolítica: Ocorre quando acontece a destruição excessiva de glóbulos vermelhos pelo organismo, ou quando ele não consegue renová-los na quantidade necessária. Sendo bastante comum em pessoas acometidas por enfermidades como câncer, gripe, septicemia, sífilis, tifo e tuberculose. Os sintomas da anemia hemolítica são idênticos a anemia comum.

Anemia perniciosa: Além dos sintomas da anemia comum, o paciente sente ardência na língua ao ingerir frutas ou sucos ácidos. Outro sintoma é a sensação de fisgados sob a pele. É causada pela deficiência de ácido fólico, vitaminas B6 e B12 e ácido ascórbico. O uso de prolongado de pílulas anticoncepcionais é apontado como das causas da anemia perniciosa.

Quais alimentos evitar

Em qualquer um dos casos de anemia evite alimentos industrializados, as bebidas alcoólicas, fumo, refrigerantes, lanches rápidos e alimentos gordurosos. Respeite horários regulares para a alimentação, que deve ser composta basicamente de vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, chicória, couve espinafre, pimentão etc), cereais integrais (aveia, germe de trigo, farinha integral, arroz integral) e frutas frescas da época.

Alimentos ricos em ferro usados como remédios caseiros para anemia

O melado de cana e a rapadura são muito ricos em ferro e excelente para combater os diversos tipos de anemia. Use também ovos (caipira), mel e lêvedo de cerveja.

  • Espinafre Cozido: O espinafre é um excelente fonte de ferro, embora cozinha-lo irá ajuda seu corpo absorver seus nutrientes mais facilmente. Apenas uma xícara de espinafre cozido contêm cerca de 6 mg de ferro, bem como proteínas, fibras, cálcio, vitamina A e vitamina E.
  • Ostras: As ostras não são um alimento que é consumido todos os dias, mais ela é uma excelente fonte de ferro, pois ela contêm cerca de 7,9mg para cada 100 gramas de seu consumo
  • Sementes de Gergelim: As Sementes de gergelim tem um sabor maravilhoso e são uma rica fonte de ferro. elas contêm cerca de 20 mg de ferro por xícara, além de ser excelente fonte de cobre,  fósforo, vitamina E e Zinco. Uma maneira fácil de incorporar a Sementes de Gergelim em sua dieta é adicioná-los a uma salada ou sucos detox, como remédios caseiros para anemia e ainda ajuda a emagrecer.
  • Sementes de Abóbora: Uma xícara de sementes de abóbora contém mais de 3 mg de ferro, por este motivo ele é uma boa opção de alimentos ricos em ferro, evitando-a assim sua deficiência. Além disso, as Sementes de Abóbora podem ser adicionada em receitas de sucos ou saladas.
  • Fígado: O fígado é um excelente alimento rico em ferro, pois contêm cerca de 5 miligrama para cada 100 gramas de seu consumo.
  • Cominho: O cominho é um tempero rico em ferro. Ele tem certa de 0,6 mg de ferro para cada 2 grama de seu consumo.! Na prática: utilize-o para temperar carnes, peixes, massas e arroz. assim, está adicionando ferro em suas refeições.

remédios caseiros para anemia

 

  • Soja: Uma xícara de soja contém mais de 4 mg de ferro. Além disso, a soja é rico em outros nutrientes como cobre, manganês, proteínas e fibras.
  • Beterraba: A beterrada é uma boa opção de alimentos ricos em ferro, já que ela tem 2,7 miligramas de ferro para cada 100 gramas de seu consumo
  • Feijão: Os Feijões com todas as suas variedades são uma boa opção para alimentos ricos em ferro, já que ele contêm cerca de 8,6mg para cada 100 g do seu consumo. porém, lembre-se que a vitamina C ajuda na absorção do ferro.
  • Grão de bico: Este legume fornecer ao seu corpo com quase 5 mg de ferro para cada 100g de seu consumo, além disso, ele é uma boa opção para os vegetarianos, pois ele é rico em proteínas.
  • Lentilhas: As lentilhas são um legume rico em ferro, as lentilhas cozidas oferecem cerca de 6 mg do mineral por xícara, além disso elas são ricas em fibras, ajuda reduz o colesterol entre outros benefícios. Lentilhas também são um ingrediente extremamente versátil na cozinha, fazendo um ótimo complemento em tudo, desde sopas à saladas..
  • Pão de cevada: O pão de cevada é uma opção para substituir o famoso pão francês. Além disso, ele é um boa opção de alimentos ricos em ferro, já que contêm cerca e 6,5 g para cada 100g de seu consumo.

Alimentos usados como remédios caseiros para anemia

Hortaliças usadas como remédios caseiros para anemia

  • Abóbora- Incluir sementes de abóbora tostadas na alimentação.
  • Beterraba e cenoura- Suco combinado. Tomar 200 ml, 15 minutos antes de almoço. Xarope com 4 beterraba, 300 g de rapadura e água. Cozinhar numa panela de ferro de ferro e tomar 1 colher (sopa), 3 vezes ao dia.
  • Brócolis- Cozinhar em vapor e preparar salada temperada com azeite, limão e sal.
  • Couve e espinafre- Suco combinado. Tomar 250 ml, pela manhã, em jejum. Utilizar na forma de saladas cruas.

Frutas usadas como remédios caseiros para anemia

  • Abacaxi- Suco puro adoçado com melado de cana. Tomar 200 ml, 4 vezes ao dia.
  • Amêndoa- Comer 6 unidades em cada refeição.
  • Banana- Refeições exclusivas 4 vezes por semana. Usá-las cruas ou assadas.
  • Jabuticaba- Refeições exclusivas 3 vezes por semana.

Plantas usadas como remédios caseiros para anemia

  • Artemísia- Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.
  • Carqueja- Chá de folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.
  • Pinhão- Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia. Utilizar frutos cozidos na alimentação.
  • Urtiga- Suco da planta fresca (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.

Outros tratamentos usados como remédios caseiros para anemia

  • Geoterapia- Compressa de argila na região lombo-ventral, com duração de 2 horas.
  • Hidroterapia- Banho de assento quente, com chá de cavalinha e cidreira (100 g para 1 litro água).

Apesar dos remédios caseiros para anemia serem eficientes na maioria das vezes, é muito importante o acompanhamento médico, vá regularmente ao médico.