Remédios caseiros para Acne


Antes de falarmos sobre os remédios caseiros para acne, você já deve com toda certeza ter visto algum adolescente com acne. Ou até mesmo você pode ter acne. Mas afinal, você sabe o que especificamente é a acne ? Quais suas formas de tratamento e até mesmo o que motiva o surgimento ? É digamos que a resposta seja negativa. Acompanhe nosso artigo sobre acne e tire dúvidas sobre o assunto. Se você já conhece, saiba ainda mais sobre a doença e algumas diferentes formas de se prevenir, aprenda também como fazer os remédios caseiros para acne.

O que é Acne ?

Se trata de pequenas erupções na pele que manifestam-se principalmente no rosto e nas costas, em resultado da eliminação de toxinas e gorduras presentes no sangue. O mesmo que espinhas. É mais comum a acne no período da puberdade, em função do desequilíbrio hormonal comum na adolescência. Uma das suas causas podem ser a impureza do sangue e prisão de ventre crônica.

Como posso evitar a acne ?

É indicado que se beba bastante água fresca, pois a água irá facilitar a limpeza intestinal. Opte por usar a alimentação natural, composta de alimentos ricos em fibras, depurativos do sangue saladas verdes cruas funcionam como remédios caseiros para acne.

Quais alimentos não comer e assim evitar a acne ?

Evite alimentos ricos em gorduras (frituras, laticínios, margarina), cacau e seus derivados (chocolate), alimentos embutidos), amendoim, nozes, castanhas e amêndoas, para que o resultado seja completamente satisfatório, deverá associar uma boa alimentação com os remédios caseiros para acne.

Em quais partes do corpo a acne aparece ?

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

Níveis de acne

O quadro clínico da acne pode ser dividido em quatro estágios:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

Acne Grau II: cravos e “espinhas” pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

remédio caseiro para acne- mulher espremendo

Acne Grau III: cravos, “espinhas” pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne Grau IV: cravos, “espinhas” pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

Tipos de acnes

Acne do recém-nascido- Cerca de 20% dos recém-nascidos desenvolvem acne leve. Isso pode acontecer porque certos hormônios são passados para eles através da placenta por suas mães pouco antes do nascimento. Outra causa de acne em bebês é o estresse do parto, que pode fazer o corpo do bebê liberar hormônios. Recém-nascidos com acne geralmente tem lesões que desaparecem espontaneamente.

Acne infantil- Bebês entre três e 16 meses de idade podem desenvolver acne infantil. Eles podem ter cravos e espinhas. Acne infantil geralmente desaparece quando a criança chega aos dois anos de idade. As espinhas raramente deixam cicatrizes. Acne infantil pode ser causada, em parte, pelos níveis hormonais mais elevados do que o normal.

Acne vulgar– O tipo mais comum de acne é acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens.

Acne cística- Acne conglobata é uma forma rara, mais grave, de acne. Ela ocorre principalmente em homens jovens. Na acne conglobata, espinhas grandes se desenvolvem no rosto, peito, costas, braços e coxas. Este tipo de acne pode ser difícil de tratar e muitas vezes deixa cicatrizes.

Acne fulminante- Acne fulminante é uma forma grave de acne conglobata, que ocorre mais em meninos adolescentes. Na acne fulminante, um grande número de espinhas se desenvolve muito rapidamente nas costas e no peito. Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e dor muscular e óssea, mas os remédios caseiros para acne também combatem nestes casos.

Fatores de risco

Alterações hormonais no corpo podem provocar ou agravar a acne. Tais alterações são comuns:

  • Em adolescentes
  • Dois a sete dias antes do período menstrual
  • Em mulheres grávidas
  • Em pessoas que usam certos medicamentos, incluindo aqueles que contêm corticoides, andrógenos ou lítio.

O que pode piorar a acne ?

  • Hormônios. Os andrógenos são hormônios que aumentam em meninos e meninas durante a puberdade, fazendo as glândulas sebáceas ampliarem e produzirem mais sebo. Alterações hormonais relacionadas com a gravidez e o uso de contraceptivos orais também pode afetar a produção de sebo
  • Certos medicamentos, como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne
  • Fatores dietéticos, incluindo ingestão excessiva de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos – como pães, biscoitos e batatas fritas – pode desencadear acne.

acne remédios caseiros para acne

Quais os mitos contados sobre a acne ?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses fatores têm pouco efeito sobre a acne:

  • Alimentos gordurosos e chocolate têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne
  • Acne não é causada pela sujeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza da pele para remover o excesso de óleo e células mortas é tudo o que é necessário.

Remédios caseiros para acne

Hortaliças como remédios caseiros para acne

  • Berinjela- Fazer cataplasma local com as folhas frescas maceradas.
  • Cenoura e Pepino- Suco combinado. Tomar 205 ml, 4 vezes ao dia.
  • Feijão Branco- Deixe de molho em vinagre 50 g de feijão, até que se desprendam da pele. Em seguida, retirá-lo do molho e deixar secar. Depois, triturá-los e adicionar leite de amêndoas, até que adquira consistência pastosa. Aplicar sobre as espinhas, deixando agir durante 5 minutos.

Frutas como remédios caseiros para acne

Abacate- Fazer cataplasma local de abacate amassado, com duração de 1 hora.

Plantas como remédios caseiros para acne

  • Amor-perfeito- Chá de folhas e flores (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  • Fazer compressas locais com o mesmo chá.
  • Bardana- Chá usando toda a planta (20 g para 1 litro de água).
  • Fazer compressas locais.
  • Louro- Fazer cataplasma local com folhas macetadas e misturadas ao mel.
  • Tanchagem- Fazer cataplasma local com as folhas maceradas e misturadas com mel.
  • Chá de folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

Outros tratamentos para acne

Geoterapia

Compressa local de argila, com duração de 15 minutos, 2 vezes ao dia.

A compressa é considerada um dos melhores remédios caseiros para acne.