Remédio caseiro para sinusite


A sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face (também chamados de cavidades paranasais). Os seios da face são espécies de câmaras de ar que ficam ao redor do nariz, forradas internamente por uma mucosa muito parecida com a do próprio nariz. Seus sintomas mais comuns são: mucosidade, congestão, sensação de peso no rosto, dores em diferentes regiões da cabeça, tosse e cansaço. Saiba mais sobre esse problema e aprenda uma ótima receita de remédio caseiro para sinusite:

Remédio caseiro para sinusite

Os seios da face são cavidades que servem para aquecer o ar que inspiramos, dão ressonância à voz e diminuem o peso do crânio. Estas cavidades são revestidas com mucosas parecidas com a do nariz, com glândulas produtoras de muco que retém materiais estranhos introduzidos através das vias aéreas e cílios que levam esses  materiais ao nariz para eliminá-lo. Esse fluxo de muco é permanente e imperceptível, mas, se houver alguma alteração anatômica, infecção ou alergias que causem inflamação na mucosa, e possibilitem a instalação de algum germe, a sinusite se instala.

Os sintomas da sinusite variam conforme suas formas: crônica ou aguda. Na aguda há dor de cabeça na região da face onde se encontra o seio comprometido, podendo ser uma dor forte, pulsante, em pontada ou uma sensação de peso na cabeça. Comumente há obstrução nasal e presença de secreção amarelada ou esverdeada, podendo apresentar-se sanguinolenta e dificultando a respiração. Também são comuns a febre, a coriza, cansaço, tosse, dores musculares e perda de apetite.

Na crônica são os mesmos sintomas, mas variam em intensidade e, pode não ocorrer febre ou dor nos seios da face. O principal sintoma é a tosse, que geralmente é noturna e piora quando a pessoa deita, já que a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais, irritando as vias aéreas e provocando a tosse. Os acessos de tosse costumam acontecer pela manhã e durante o dia chegam a desaparecer, voltando a ocorrer ao deitar-se.

remedio caseiro para sinusite

Veja um excelente remédio caseiro para curar sua sinusite:

Um bom remédio caseiro para sinusite aguda é inalar o vapor de eucalipto porque tem propriedade expectorante e anti-séptica, aliviando de forma rápida a congestão nasal.

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo: Colocar a água fervente numa bacia e adicionar as gotas do óleo essencial com o sal. Depois cobrir a cabeça e a bacia, inalando o vapor do chá. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.

Um remédio caseiro para sinusite alérgica pode ser o suco de espinafre e hortelã, pois tem propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes que ajudam a eliminar as secreções, aliviando os sintomas da sinusite.

  • 20 g de espinafre
  • 15 g de hortelã
  • 1 copo de água de coco
  • 1 colher (de sopa) de mel de eucalipto

Modo de preparo: Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber 3 vezes por dia, entre as refeições. Além do suco, também pode-se fazer uma nebulização com soro fisiológico antes de dormir ou pingar 1 gota da solução de buchinha-do-norte em cada narina, 2 vezes ao dia.

Veja outros remédios caseiros para sinusite:

Remédio caseiro para sinusite com gengibre:

  • Uma colher de sopa de gengibre fresco (picado)
  • Dois dentes de alho
  • Dois limões
  • Duas colheres de sopa de mel

Extraia  o suco dos limões e amasse o alho, reserve. Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo e coe. Beba a xícara do chá meia hora antes de se deitar.

Remédio caseiro para sinusite com camomila:

  • 6 colheres de chá de flores de camomila
  • vasilha com 1 litro de água fervente

Misture o chá na água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça, aproxime o rosto da vasilha inalando o vapor desse chá profundamente, durante, no mínimo, dez minutos. Repetir essa inalação duas vezes ao dia durante a crise de sinusite.

Remédio caseiro para sinusite com solução salina:

  • 1 copo de água mineral morna
  • 1/2 colher de sal de cozinha.

Esta solução salina é ótima para limpar a secreção presa nos seios nasais, diminuindo as dores e melhorando a respiração. Com  um conta-gotas, pingue algumas gotas desta solução no nariz, respire e, quando ela chegar à garganta, cuspa a solução. Não engula esta água que estará suja e cheia de secreção. Repita esse procedimento até acabar a água do copo, 3 vezes ao dia enquanto durar a crise de sinusite.