Remédio Caseiro para Manchas na Gravidez


As Manchas na Gravidez, também chamadas de melasma ou cloasma gravídico, essas manchas que aparecem durante a gestação são muito comuns. Elas são causadas por algumas alterações hormonais sofridas no corpo da mulher. Mas nesse caso pode ser utilizado alguns remédios caseiros para tentar melhorá-las. Acompanhe nosso artigo e veja a seguir como as Manchas na Gravidez podem ser reduzidas.

Manchas na Gravidez

As manchas na gravidez, de cor acastanhada, aparecem geralmente a partir dos 6 meses da gestação. Elas são mais contínua no rosto, podendo inclusive ocorrer na barriga, nas axilas, e nas virilhas. Depois do nascimento do bebê, as manchas podem desaparecer de forma espontânea, ou através do tratamento.

No entanto, em vários casos, se nada for feito, as manchas irão permanecer durante anos, podendo até tornar-se definitivas. Mesmo que as manchas desaparecem, os locais onde houve excesso de pigmentação pode voltar a escurecer e a ficar com aspeto de mancha, em caso de exposição solar sem proteção.

Manchas na pele durante a gravidez é normal?

Podemos dizer que as machas na pele durante a gravidez é comum, mas não normal, pois há uma elevação muito grande dos hormônios na gravidez levando a mudanças pigmentares como as manchas, escurecimento do mamilo, sardas, pintas e até o aparecimento da linha escura na barriga.

O surgimento das manchas na gravidez podem aumentar caso a gestante fica muito tempo exposta ao sol sem proteção ou por causa da hereditariedade. As mulheres negras contêm uma maior tendência para desenvolver manchas na pele no período da gestação, pois a pele negra contém mais melanócitos (melanina responsável pele pigmentação da pele).
remédio caseiro para manchas na gravidez

Remédio Caseiro para Manchas na Gravidez com Tomate

Um excelente remédio caseiro para manchas de gravidez ou cloasma gravídico, como são conhecidas, é o tomate e o leite, pois estes ingredientes possuem substâncias que clareiam a pele.

Ingredientes

  • 1 tomate
  • Leite

Modo de preparo

Cortar o tomate ao meio e adicionar um pouco de leite em um recipiente. Depois molhar a parte de dentro do tomate no leite e aplicar nas manchas, pressionando, durante 10 minutos. Este remédio caseiro para manchas de gravidez auxilia no clareamento das manchas da pele e deve ser feito até 2 vezes por semana.

As manchas na gravidez aparecem devido às mudanças hormonais que elevam a produção de melanina. Portanto, este remédio caseiro não vai tratar as manchas, mas sim clareá-las. Ligadamente com este remédio caseiro, a gestante deve se proteger do sol, evitando a exposição solar entre as 10 h e as 16 h, usando chapéu ou boné e protetor solar para não piorar as manchas.

O tratamento para manchas na gravidez só pode ser efetuado depois do parto ou após a amamentação, com peelings, laser ou cremes clareadores recomendados pelo dermatologista.

Remédio Caseiro para Manchas na Gravidez com ovo, mel, iogurte e aveia

Ingredientes

  • Uma gema de ovo
  • Uma colher da mel
  • Uma colher de iogurte
  • Uma colher de aveia

Modo de preparo

Bata bem a gema do ovo e adicione a colher da mel (se for líquida melhor), também o iogurte de preferência natural e por último a colher de aveia. Misture bem e deixe formar uma pasta homogênea.

O segundo passo será aplicar sobre o seu rosto ou o local manchado bem limpo. Deixe actuar por um tempo de 20 minutos a meia hora e depois remova com um pouco de água morna.
É importante ter calma. Não será do dia para noite que elas vão sair. Por isso mesmo é indicado que os tratamentos que empregue seja de modo constante e com tranquilidade.

Remédio Caseiro para Manchas na Gravidez com Aveia e limão

Este creme, além de auxiliar a eliminar as manchas, ajudará também graças aos benefícios nutritivos da aveia e as características purificantes e limpadoras do limão.

  • 1/4 de colher de sopa de flocos de aveia bem moídos
  • 250 ml de água
  • Uma colher de suco de limão

Misture os ingredientes e aplique esta loção todos os dias durante uma semana, deixando-a fazer efeito durante 15 minutos e a remova com água em seguida.

Remédio Caseiro para Manchas na Gravidez com Laranja

Um creme excelente e econômico pode ser composto utilizando a casca da laranja, a qual exporemos ao sol para que se seque. Quanto ela estiver seca a trituraremos até conseguirmos um pó bem fino, o qual juntamos com leite e algumas gotas de glicerina vegetal nas seguintes proporções:

  • Duas colheres de pó de casca de laranja
  • Uma colher de leite
  • Algumas gotas de glicerina vegetal

Aplique o creme e deixe atuar até ele secar, logo em seguida, retirá-lo com água morna.

Remédio Caseiro para Manchas na Gravidez com Pepino e limão

Esta loção é muito refrescante e bem mais rápida que as anteriores, principalmente indicada para peles oleosas e para épocas de calor.

  • Meia xícara de suco de pepino
  • Duas colheres de suco de limão
  • 1 colher de glicerina vegetal
  • Meia xícara de água de rosas

Junte bem os ingredientes e aplique esta loção com um spray pela manhã e ao ir se deitar. Não é preciso removê-la com água,  já que nos ajudará também a tonificar a pele.