Remédio caseiro para gripe e resfriado


Gripes e resfriados são comuns em épocas de mudanças de clima, outros contraem estas enfermidades através de quadros alérgicos, enfim, seja qual for o motivo, ninguém que ficar gripado, pesquisamos diversos tipos de tratamentos naturais para gripes e resfriados, são receitas de remédios caseiros que são capazes de ajudar no combate desta doença e aliviar os seus sintomas.

Causas

A gripe é causada pelo vírus influenza, geralmente os sintomas aparecem de maneira repentina como febre, dores no corpo, cansaço e rosto vermelho, após o segundo dia os sintomas do corpo tendem a diminuir, enquanto os sintomas respiratórios aumentam, geralmente com o aparecimento de uma tosse seca, a presença de espirros e secreções nasais são comum assim como no resfriado.

O resfriado na maioria das vezes é causado pelo rinovírus, aparecendo primeiramente irritação na garganta e coceira no nariz, logo em seguida aparecem os espirros e as secreções nasais, outro sintoma de resfriado que incomoda muito é a congestão nasal, mas ao contrário da gripe as pessoas não apresentam febre, ou apenas uma febre baixa.

remédio caseiro para gripe e resfriado

 

Remédio caseiro para gripe com limão

O chá de limão com mel pode ajudar a descongestionar as via aéreas, aliviando assim um dos sintomas que mais incomodam durante  a gripe.

Ingredientes:

  • Suco de 01 limão
  • 02 colheres ( sopa ) de mel
  • 01 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Coloque o mel na xícara com água fervente, mexa bem até se tornar uma mistura homogênea e em seguida acrescente o suco de 01 limão, tome o chá logo em seguida ao preparo para preservar a vitamina c presente no limão, é recomendado tomar esta receita de remédio caseiro de 2 a 3 vezes ao dia.

Remédio caseiro para gripe com sabugueiro

O sabugueiro é um ótimo remédio caseiro para gripe e resfriado, associado a tília tem características de melhorar a resistência do organismo e promover o suor, fazendo com que o paciente fique mais forte e a febre possa baixar mais rapidamente.

Ingredientes:

  • 01 colher ( chá ) de sabugueiro
  • 01 colher ( chá ) de  tília
  • 01 Xícara de água fervente

Modo de preparo:

Na Xícara com água fervente adicione o sabugueiro e a tília, espere aproximadamente por 10 minutos, é importante que a xícara esteja tampada durante este tempo, logo em seguida poderá coar e tomar o remédio caseiro.

Se logo ao tomar o chá, o paciente se deitar pelo menos por meia hora bem agasalhado poderá potencializar os resultados do chá, pois isso fará o paciente suar bastante, ajudando assim a combater a doença.

chá para gripe e resfriado

Remédio caseiro para gripe com equinácea

O chá de equinácea é um ótimo remédio caseiro para gripe, ele é um forte estimulante do sistema imunológico, capaz também de favorecer a sudorese ajudando no combate a febre e demais sintomas da gripe.

Ingredientes:

  • 01 Xícara de água fervente
  • 01 colher ( sopa ) de folhas secas de equinácea

Modo de preparo

Coloque a equinácea na xícara com água fervente e aguarde por cerca de 10 minutos, é importante que a xícara esteja tampada para preservar as características da equinácea, logo em seguida poderá coar e tomar o remédio caseiro.

Para melhor recuperação é indicado repouso ao paciente, evitando esforços e exposições a ambientes com poeiras e temperaturas muito quentes ou muito frias.