Remédio Caseiro para Dentes Sensíveis


Quem nunca teve aquela dorzinha chata após tomar ou comer algo gelado ou quente demais? Aquela sensação de arrepio nos dentes? Essa sensação é mais comum do que se imagina. A sensibilidade nos dentes normalmente é provocada pelo desgaste da superfície do dente, provocando dor quando são expostos a temperaturas frias ou quentes. Esta sensibilidade também pode ocorrer devido a tratamento de clareamento dental, restauração, limpeza dental ou retração da gengiva que deixa exposta a raiz do dente provocando dor. A sensibilidade nos dentes provocada pelo calor, frio ou acidez faz com que a higiene bucal seja comprometida promovendo o surgimento de cáries e de doenças na gengiva. Saiba mais sobre Dentes Sensíveis e como podem ser tratados. Veja a seguir!

Como saber se meus dentes são sensíveis?

Se você sentir uma sensação dolorosa em seus dentes depois de ingerir bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de maneira não permanente.

Causas dos Dentes Sensíveis

As causas mais comuns da sensibilidade nos dentes são:

  • Escovação incorreta;
  • Uso de aparelho ortodôntico;
  • Gengivites;
  • Bebidas ácidas que provocam o desgaste do esmalte do dente;
  • Bruxismo;
  • Clareamento dentário;
  • Fratura do dente ou restauração mal feita.

As variações hormonais da gravidez também podem provocar sensibilidade nos dentes e o que se aconselha fazer neste caso é usar uma pasta de dente para dentes sensíveis.

Os sintomas de sensibilidade nos dentes podem se acompanhados por outros que afetam a boca como :

  • Gengivas retraídas;
  • Mau hálito;
  • Mudança no paladar;
  • Vermelhidão e inchaço das gengivas.

Remédio Caseiro para Dentes Sensíveis com Equinácea

Um bom remédio caseiro para dentes sensíveis é tomar o chá de equinácea reforçado com vitamina C, pois além de diminuir a inflamação dos dentes, é eficaz para eliminar a placa bacteriana que pode levar a sensibilidade dentária.

Ingredientes

  • 3 colheres de folhas de equinácea
  • 500 ml de água fervente
  • ½ colher (de chá) de vitamina C em pó

Modo de preparo

Adicionar a equinácea em um recipiente com a água, tapar e deixar repousar por 15 minutos. Depois acrescentar a vitamina C, mexer bem e beber 3 xícaras por dia, até que a dor dos dentes sensíveis diminua.

Outra boa opção é colocar algumas gotas de extrato de erva de São-João no dente sensível.
remédio caseiro para dentes sensíveis

Remédio Caseiro para Dentes Sensíveis

Esse suco pode ser substituído por um chá de tomilho, ou de sálvia. Neste caso, se tiver mau hálito, também será eliminado. Tanto o tomilho quanto a sálvia são antibióticos, antivirais e antifúngicos naturais para a boca.

Em uma loja de produtos naturais, compre gel de Aloe Vera, e aplique na área inflamada. Ou se tiver um pé de babosa em casa, retire-o diretamente da folha. Passe todos os dias, de manhã e à noite. A aloe vai aliviar qualquer inflamação, e diminuir a sensibilidade.

Dicas para amenizar as dores dos Dentes Sensíveis

Fique longe de bebidas ácidas
Refrigerantes, energéticos, isotônicos, devem passar longe dos dentes. Mesmo sucos mais ácidos devem ser consumidos com canudinho. Assim evita-se o contato da acidez com os dentes.

Tenha sempre um chiclete na bolsa ou no bolso
Em vez de comer e ir direto escovar os dentes, vale mascar uma goma sem açúcar. Isso estimulará o fluxo salivar, que neutraliza a acidez da boca. Por outro lado, caso a escovação seja feita com o pH desequilibrado, a acidez é passada nos dentes pela escova, o que desmineraliza o esmalte.

Creme dental especial
O tipo de creme dental utilizado por quem tem dentes sensíveis deve ser recomendado pelo dentista. Algumas vezes, ele pode indicar marcas que sejam específicas para o problema. Os produtos branqueadores geralmente são mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.

Flúor
Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem auxiliar a fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode auxiliar nas crises. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.

Higiene impecável
Escovar os dentes, passar fio dental, limpar a língua são passos imprescindíveis para deixar a boca saudável. portanto, a cárie não se instalada e o esmalte dentário não corre riscos.

Clareamento com supervisão
Todos os tipos de clareamento dentário devem ser indicados pelo dentista. Mas, para quem já tem dentes sensíveis, até as soluções caseiras devem passar longe. No mercado existem cremes dentais, fitas adesivas e kits branqueadores. Eles podem agravar o quadro de sensibilidade. Para garantir dentes brancos e sem dor, só com acompanhamento profissional.

Cuidado com a força
A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. A escova deve estar a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.

Sensibilidade nos dentes tem cura?

A sensibilidade nos dentes tem cura e com tratamento adequado recomendado pelo dentista permite que o individuo leve uma vida normal voltando a se alimentar sem causar dor e irritação aos dentes.