Remédio Caseiro para Caspa


A caspa, também chamada como dermatite seborreica é um distúrbio comum do couro cabeludo. A caspa é gerada devido a uma mobilidade no processo de eliminação de células mortas do couro cabeludo e é então quando surgem essas partículas brancas ou amareladas no cabelo inteiro, antiestéticas e incômodas. A caspa pode surgir em qualquer idade e normalmente não pega, mas é um problema crônico que pode aparecer várias vezes ao longo da vida. Saiba como tratar da caspa com remédios caseiros. Confira a seguir!

Causas da Caspa

Embora ainda não se conheça bem a causa, suspeita-se que o estresse, a má alimentação e o mau funcionamento do intestino podem constituir fatores causadores. Verminoses podem também estar por trás , pois comprometem o estado nutricional do organismo. A caspa produz coceira e queda de cabelo.

Remédio Caseiro para Caspa com Couve

Ingredientes

  • 1 folha de couve manteiga crua
  • 1 maçã

Modo de preparo

Passe a maçã e a folha de couve pela centrífuga ou processador de alimentos e tome o suco a seguir.

Remédio Caseiro para Caspa com Chá de Carqueja

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de carqueja

Modo de preparo

Misture os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Tape e deixe amornar e logo em seguida coe. Beba como substituto da água.

Outras dicas fundamentais para combater a caspa são evitar o uso de condicionadores na raiz dos cabelos e usar sempre um bom shampoo anticaspa.
remédio caseiro para caspa

Remédio Caseiro para Caspa com Abacate e Limão

Abacate – Massagear diariamente o couro cabeludo com a azeite de abacate: deixar assar ao forno a polpa de um abacate gorduroso. Espremer com o auxílio de um pano.

Limão Massagear diariamente o couro cabeludo com suco de limão, por uma semana. Depois, três vezes por semana. Dá excelentes resultados no tratamento da caspa.

Plantas usadas como Remédio Caseiro para Caspa

Salsaparrilha, raiz de urtiga, cáscara-sagrada, camomila e cavalinha (misturados). Dose: 3 colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras ao dia.

Remédio Caseiro para Caspa com Folhas de Louro

Você fará uma loção com as folhas para passar no cabelo.

Ingredientes

  • 3 colheres (chá) de folhas de louro
  • um litro de água

Modo de preparo

Primeiramente, triture as folhas de louro. Adicione essas colheres em uma panela com o litro da água recém fervida. Cubra e deixe em infusão por cerca de 20 minutos. Depois desse tempo, coe e quando esfriar, aplique no cabelo. Deixe agir por uma hora mais ou menos, antes de lavar o cabelo.

Remédio Caseiro para Caspa com Alecrim

Você fará um liquido para aplicar no cabelo depois de lavá-lo. O alecrim é um poderoso combatente das bactérias e fungos que podem contaminar a cabeça.Ingredientes:

  • uma colher (sopa) de alecrim fatiado
  • uma xícara de água

Modo de preparo

Coloque água fervente em uma xícara, e adicione uma colher do alecrim fatiado. Deixe descansar por uns minutos, e depois coe. Utilize para enxaguar a cabeça com esse líquido, todo dia. Mas se irritar seu coro cabeludo, o remédio deve ser trocado imediatamente.

Xampu de ervas 

Essa receita é para criar o próprio xampu para usar no cabelo. A quantidade de cada erva fica a seu critério.Ingredientes:

  • uma quantia de alecrim
  • uma quantia de sálvia
  • uma quantia de urtiga
  • água

Modo de preparo

Misture em um recipiente o alecrim, a sálvia, e a urtiga. Adicione água quente e deixe esfriar, e então adicione nos cabelos e deixe agir por 15 minutos no mínimo. Depois enxague. Essa mistura irá lhe prevenir não só das caspas, mas também de diversos outros problemas.

Mistura de ervas

Para fazer esse tratamento natural você utilizará mais de uma erva.

Ingredientes

  • 125 ml de hamamélis destilada
  • 20 gotas de óleo de eucalipto
  • 30 gotas de óleo de alecrim
  • 30 gotas de óleo de alfazema

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Use uma colher de chá todos os dias no coro cabeludo, e massageie, sempre antes de dormir. Utilize essa mistura até acabarem todas as caspas do couro cabeludo.

Outras sugestões de tratamentos naturais para caspa

*Babosa: aplicar duas vezes por semana a babosa (a substância gelatinosa) no couro cabeludo. Não precisa lavar em seguida; pode-se fazê-lo algumas horas depois.
*Essência de patchouli: aplicar no couro cabeludo massageando com os dedos, todos os dias. Encontrada em boas casas de produtos naturais.
*Óleo essencial de alecrim: Pode-se usar loções ou xampus que o contenham. Pode-se preparar uma loção, em farmácias de manipulação, com esse óleo, somado à babosa e às essências de gengibre, cebola e cedro.
*Xampus antifúngicos específicos: Algumas indústrias farmacêuticas vêm desenvolvendo xampus anticaspa com propriedades que combatem os fungos que, segundo eles, desencadeariam a caspa.
*Misturar 30 g de sálvia com 30 g de alecrim. Preparar uma infusão e deixar em repouso por 24 horas. Lavar o cabelo com esse composto todos os dias, durante um mês. Três vezes por semana acrescentar suco de um limão ao composto.
*Tomar bebida alcalizante.
*Misturar 100 ml de suco puro de polpa de babosa, duas colheres, das de sopa, de álcool de cereais, e uma colher, das de sopa, de solução de própolis a 40%. Aplicar no couro cabeludo duas ou três vezes por semana. Guardar em refrigerador.