Qual o melhor tênis para correr?


Escolher o melhor tênis para correr nem sempre é tarefa fácil, isso porque muitas pessoas pensam que qualquer tênis serve e não levam em consideração o terreno no qual irão correr nem o seu tipo de pisada, além de acostumarem-se a escolher tênis por estética e não por confortabilidade, o que costuma interferir em seu desempenho na corrida. Veja aqui como escolher o tipo adequado de tênis para correr:

A primeira dica  para encontrar o melhor tênis para correr é experimentá-lo no período do final da tarde. Isso porque com o passar do dia os pés ficam levemente inchados, assim fica mais fácil adquirir um tênis que será confortável durante o dia.

O melhor tênis para correr

é importante saber o tipo de pisada individual. É possível usar um teste simples, molhando os pés e pisando de forma natural por cima do saco de pão. Depois disso, é preciso marcar com lápis essa pegada, e usar o papel para comprar na loja o tênis para correr com a pisada ideal.

É possível ainda levar o tênis de corrida que se usa para a loja auxilia a uma boa compra, como ferramenta para indicação da melhor pisada, dentre outros detalhes.

Há três tipos de pisada, são elas: pisada neutra, pisada pronada e pisada supinada. Para cada tipo de pisada terá um tênis ideal. é importante saber em qual tipo de terreno você vai correr. Existem dois principais tipos de corrida que se baseiam no terreno: a corrida de rua (normalmente praticada em asfalto) e a corrida de trilha (onde o terreno apresenta menos estabilidade, pois pode ser de terra, cascalho, areia, grama ou até mesmo rochoso).

Tênis para corrida tradicionais

O primeiro tipo são os  modelos de tênis mais tradicionais que focam mais no amortecimento dos calçados. Estes modelos possuem sistemas de absorção de impacto principalmente no calcanhar. Seu peso em média fica em torno dos 300g. Os tênis com mais amortecimento são indicados para quem toca primeiro com o calcanhar no chão ao correr.

qual o melhor tenis para correr

O melhor tênis para correr

Tênis para corrida natural

A principal diferença em relação aos anteriores são que eles possuem menos amortecimento que os anteriores. Estes níveis são normalmente classificados pelo drop (diferença de altura entre o calcanhar e a parte da frente do calçado). Quanto mais baixo o drop, mais natural é considerado o tênis. Seu peso em médio é de 180g e são todos considerados neutros, já que não possuem um sistema de correção de pisada. Os tênis minimalistas são indicados para que corre com a técnica de pisar primeiro com a parte do meio ou frente do pé.

Tipo de amortecimento dos tênis

O amortecimento do seu tênis pode ser de espuma ou plástico. O amortecimento com foco em espuma geralmente é para corredores que buscam uma passada mais firme e uma corrida mais natural. São mais comuns em calçados de competição. Já os calçados com amortecimento plástico lhe dão um retorno de energia maior a cada passada, porém são um pouco mais instáveis que os de espuma. São indicados para quem aterriza com o calcanhar ao tocar no chão.

Os tipos de tênis também variam de acordo com cada tipo de corredor, por exemplo:

Maratonista: São corredores de longa distância e necessitam de tênis para corrida que possuam amortecimento e estabilidade são ideais para estes corredores.

Velocista: Para este tipo de corredor, velocidade é a palavra chave. Correm de 100  400 metros no menor tempo possível. Devem buscar, portanto, um tênis leve e com boa capacidade de impulsionar os pés.

Corredor de trilhaPor se tratar de  terrenos instáveis, este corredor deve buscar um tênis com bom sistema de amortecimento, a fim de proteger as articulações, além de tração e aderência ao solo, com o intuito de prevenção de incidentes.