Óleo de orégano contra bactérias


É sabido das ações do óleo de orégano contra bactérias, pois o mesmo possui ação antibiótica diminuindo as infecções causadas por bactérias e o excessivo uso de antibióticos farmacêuticos. Mesmo que vários estudos científicos ainda estejam em curso sobre as vantagens de saúde do óleo de orégano, duas pesquisas indicam que o óleo de orégano pode ser tão eficaz no tratamento para as bactérias estafilococos como antibióticos comuns.

O óleo de orégano possui uma coloração marrom-avermelhada, apresenta como componente majoritário o carvacrol (65% no mínimo), um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatório.

Óleo de orégano contra bactérias

Ele serve para tratar distúrbios do trato respiratório, doenças gastrointestinais, cólicas menstruais e infecções do sistema urinário. A erva também pode ser aplicada topicamente para ajudar no tratamento de uma série de doenças da pele como acne e caspa.

O óleo de orégano é um suplemento alimentar que age como um purificador altamente potente com muitos benefícios para a saúde humana. Os dois componentes principais deste remédio natural são o carvacrol e o timor que têm ação antifúngica e antibacteriana, desenvolvendo então as ações do óleo de orégano contra bactérias, além de ajudar a manter o equilíbrio da flora intestinal e a promover a boa digestão.

Além destas substâncias, o óleo de orégano também é rico em flavonoides, magnésio, cálcio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro, manganês, vitaminas A, C, E e niacina.

O óleo de orégano está indicado para o tratamento de:

  • Infecções virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias por reduzindo a dor, inflamação e infecção;
  • Problemas respiratórios, agindo como antitússico;
  • Problemas de resfriados e gripes;
  • Doenças bronco pulmonares;
  • Gases e cólicas gastrointestinais;
  • Problemas digestivos;
  • Problemas das vias urinárias;
  • Enxaquecas.

O óleo de orégano ainda possui efeitos antioxidantes podendo atuar no sistema musculoesquelético aumentando a flexibilidade muscular e das articulações.

oleo de oregano contra bacterias

Óleo de orégano

Para obter o óleo essencial de orégano, as flores e folhas secas da planta Origanum vulgare são colhidas quando o teor de óleo da planta é mais elevado e, em seguida ele é destilado. O óleo resultante é de coloração amarelo ouro, com um odor forte e picante. Os elementos químicos que lhe dão o aroma característico são o timol, pineno, limoneno, carvacrol, ocimeno e cariofileno. Veja como preparar esse poderoso óleo em casa:

Óleo de orégano caseiro

Modo de preparo: Lave 2 colheres (sopa) de orégano. Espere secar. Coloque-o em uma toalha ou papel toalha e deixe secar naturalmente. Aqueça levemente uma xícara de azeite extravirgem de oliva. Coloque em um recipiente de vidro limpo e tampe. Coloque o orégano no óleo quente. Agite o frasco para cobrir o orégano com o óleo e para iniciar o processo de liberação das substâncias do orégano no óleo de base. Deixe repousando na geladeira durante três dias para permitir que o óleo do orégano se misture bem com o óleo de base. Use para preparar alimentos ou para massagem.

Contraindicações

O óleo de orégano está contraindicado em pessoas que tenham alergias a tomilho, basílico, menta ou sálvia, uma vez que podem ser sensíveis ao óleo de orégano, visto que a família de plantas é a mesma. Mulheres grávidas não são aconselhadas a tomar óleo de orégano regularmente.