Manjericão- Propriedades medicinais


Pra quem não sabe, o Manjericão contém alto teor nutritivo. O manjericão ou Alfavaca é uma planta perene que mede aproximadamente 60 cm de altura, sendo originária da Ásia e África. ​O manjericão é uma planta medicinal também conhecida como Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse e dor de garganta. Pra quem ficou interessado, o manjericão é uma erva bem acessível pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados. E pode até mesmo ser plantada em casa. Confira!

Mas afinal, o que o manjericão tem ?

O manjericão é uma erva famosa por seu aroma e sabor inconfundível. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esta magnífica planta “aromática”, conta com centenas de propriedades favoráveis a nossa saúde. É uma espécie muito popular na cozinha e que se costuma utilizar na medicina alternativa para curar várias doenças. Ainda hoje, os indianos consideram-na uma planta sagrada e fundamental que desenvolve o crescimento espiritual, promovendo o relaxamento e o equilíbrio.

O Manjericão possui compostos flavonoides altamente antioxidantes que protegem as células epiteliais (células que formam o revestimento das estruturas do corpo, incluindo os vasos sanguíneos) contra danos causados pelos radicais livres, ajudando a evitar que estes provoquem a oxidação do colesterol na corrente sanguínea.  Oeugenol, um dos componentes presente nesta erva, apresenta ação anti-inflamatória semelhante à aspirina e pode aliviar a dor de artrite e trazer conforto para síndrome do intestino irritável.O manjericão contém muitos nutrientes e possui diferentes funções, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

Propriedades e benefícios :

As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória. Quimicamente composto por flavonoides, tanecos e óleos essenciais, o manjericão é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorantes. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atuam no combate e na propagação dos radicais livres. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.

Todos podem desfrutar das propriedades dessa erva ?

  • O Manjericão pode ser consumida pelos pacientes de diabetes tipo-2, uma vez que tem vários óleos essenciais, tais como o eugenol, metil eugenol e cariofileno que melhora a função das células beta pancreáticas e provoca a secreção de insulina. É conhecida a regular o açúcar no sangue. Também alivia estresse oxidativo.
  • As Folhas do manjericão tem propriedades anti-inflamatórias e restringe a atividade de uma enzima chamada ciclooxigenase. o Eugenol ajuda na prevenção da atividade desta enzima e, portanto, evita doenças como a artrite reumatóide.
  • O Manjericão É uma fonte de ferro e auxilia no aumento da hemoglobina no sangue.
  • Manjericão é rico em carotenóides nomeadamente Zea-xantina, que é absorvido da retina mácula lútea e impede a radiação UV de entrar na retina. Manjericão também ajuda na prevenção da degeneração macular em idosos.
  • As pedras nos rins e úlceras da boca pode ser impedida pelo seu consumo. Ela ajuda a remover as pedras do trato urinário.

Manjericão- benefícios para a saúde

Também tem :

–     Ação antibacteriana
–     Auxilia na desintoxicação
–     Alto teor de luteína e zeaxantina benéficas para os olhos
–     Boa fonte de Magnésio  (melhora do fluxo sanguíneo)
–     Fonte também de vitamina C, potássio, ferro, cálcio, betacaroteno.

O manjericão é uma fonte rica em nutrientes como: de vitamina K e manganês; uma fonte muito boa de cobre, vitamina A (sob a forma de carotenóides tais como beta-caroteno ), e vitamina C ; e uma boa fonte de cálcio, ferro, ácido fólico e magnésio.

Como consumir o manjericão em casa ?

Quais partes do manjericão podem ser usadas?

As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, em forma de chá ou como tempero para saladas, carnes e massas.

Modo de preparar a infusão: Adicionar 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, esperar amornar, coar e beber a seguir.

Posso plantar o manjericão em casa ?

Sim! Fiquem atentos as instruções e siga passo-a-passo, desde o clima, até a colheita !

Clima: O manjericão ou basílico, Ocimum basilicum, é uma planta que cresce melhor em temperaturas acima de 18°C. A planta não suporta baixas temperaturas, devendo ser cultivada dentro de estufas em regiões de clima frio, ou apenas durante os meses do ano em que as temperaturas não descem abaixo de 15°C. Em regiões de clima quente o manjericão pode ser cultivado durante todo o ano.

Luminosidade:O manjericão necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Solo:O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, e apenas solos muito ácidos são inadequados.

Irrigação:Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão.

Manjericão- benefícios para a saúde - formas de plantar em casa

Plantio: As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente. Também pode ser plantadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas de manjericão são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas e cerca de 10 a 15 cm de altura.

O manjericão também pode ser propagado por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes (demora até duas semanas) e então plante no local definitivo.

Cultivo:O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. No solo e em boas condições de cultivo, alguns cultivares de manjericão podem ultrapassar a 1 metro de altura. Assim, para plantio em vasos e jardineiras, dê preferência a cultivares de menor porte, ainda que seja possível plantar qualquer um dos cultivares disponíveis.

Tratos culturais:Alguns horticultores cortam as flores para favorecer o crescimento das folhas.

Colheita:A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis.