Dieta Dukan – Cardápio


Você decidiu que vai fazer a Dieta Dukan, ótimo, mas vale salientar que você vai precisar elaborar um cardápio. É essencial a construção de um cardápio para poder você ter sucesso na dieta, só assim você poderá ir as compras e abastecer sua geladeira com os alimentos ideais para a dieta. Lembre-se que você firmou um compromisso, então vamos cumprir!

A Dieta Dukan é dividida em quatro fases e cada fase é caracterizada por um tipo de cardápio. Para poder alcançar os resultados é necessário seguir a risca o cardápio. A fase inicial é a mais difícil, mas se conseguir passar por ela, as outras serão mais fáceis.

Cardápio para Dieta Dukan

Fase de Ataque

A primeira fase é a mais difícil, é o momento que se está iniciando a mudança dos hábitos alimentares. Tem uma duração de 2 a 7 dias. Você deve consumir proteína magra como, carnes, aves, peito de peru, peixes, frutos do mar, ovos, laticínios desnatados, iogurtes, chás (de preferência os termogênicos), farelo de aveia, café, queijo minas (aquele que não tenha nada de gordura) e proteínas vegetais.

Alguma dicas:

No café da manhã – bebida quente, iogurte de baixo teor calórico, aveia, ovos cozidos (de preferência consumir um a duas gemas nos máximo), queijo minas.

No lanche da manhã – 2 fatias de queijo minas ou 3 fatias de peito de peru, chás ou café.

Almoço – Carne grelhada, peito de peru, peixes, queijo branco sem gordura. Lembre-se, não frite nada no óleo, use assadeiras antiaderente.

Lanche da tarde – Panqueca de aveia, iogurte sem gordura, chás, café, queijos.

Jantar – frutos do mar, frango grelhado, queijo minas ou carne de boi cozida.

Ceia – Iogurte com canela.

Fase Cruzeiro

Nessa a perda de peso vai se tornando mais moderada. Você continuará consumindo os mesmos alimentos da primeira fase mais agora em dias alternados e vai acrescentar legumes e verduras.

Algumas dicas:

Café da manhã – Omelete, gelatina diet, café, chás, queijos com tomate e orégano, iogurte;

Lanche da manhã – cenoura crua, ovos cozidos, chás;

Almoço – Um prato raso com salada (folhas verdes, pepino, tomate, cebola), frango grelhado ou carne bovina, peixe, xuxu, berinjela.

Lanche da tarde – Iogurte, panqueca de aveia, gelatina, aveia com iogurte também pode ser consumido.

Jantar – Praticamente os mesmo alimentos do almoço, apenas fazendo variações;

Ceia – Gelatina Diet.

Dieta Dukan Cardapio

Dieta Dukan Cardápio

Fase de Consolidação

Essa fase é aquela em que você conseguiu perder os quilos desejados e agora precisa mantê-los. Ela é calculada da seguinte forma: para cada quilo perdido você conta 10 dias, por exemplo se você perdeu 6kg serão 60 dias nessa fase. Nessa fase você também pode escolher uma refeição em apenas 1 dia da semana para comer o que quiser, mas não pode repetir e tem que ser moderadamente. É uma fase longa que vai exigir de você paciência.

Cardápio: Essa fase você vai consumir os alimentos da fase 1 e 2 e vai acrescentar, frutas, cereais integrais, pão integral e vai escolher um dia da semana para fazer a fase 1.

Fase de estabilização

Essa é a última fase, é aquela que você poderá voltar a comer tudo que comia antes da dieta, mas tem um detalhe, após tanto esforço acredita-se que você conseguirá manter uma alimentação saudável e não vai “jacar” igual fazia antes. Precisa ter conscientização para manter o peso estabilizado.

Continue consumindo aveia, muita água e fazendo sempre em 1 dia da semana escolhido, a fase 1. Não esqueça que deve continuar praticando exercícios regularmente, desde do início.

Use a criatividade para alternar os pratos durante as fases, para não se torna repetitivos e enjoativos!