Dieta da Sopa – dicas para emagrecer


Conhecemos inúmeros tipos de dietas, certo ? Muitas saudáveis, outras nem tanto. Poucas são as dietas que nos ajudam a perder peso e ainda são saborosas. Mas, a dieta da sopa oferece caldos suculentos e bastante nutritivos.  Trocar as refeições principais do dia uma sopa pode tornar-se uma fantástica solução para perder peso rápido. Ideal para pessoas que não gostam de comer verdura e só conseguem incluí-las no cardápio se forem bem batidinhas. Emagrecer tomando sopa é possível sim, o cardápio é simples e fácil de seguir.

A dieta da sopa se baseia num cardápio semanal onde o principal alimento é uma sopa a base de repolho, que pode ser consumida à vontade. A dieta da sopa é conhecida por ser bastante solicitada no inverno, por ser quentinha e saborosa. Muito se fala em vários tipos de dietas quando o assunto é perder alguns quilos e emagrecer, afinal é o sonho de todas as pessoas chegar a uma silhueta incrível. Alguns seguidores dessa dieta afirmam que conseguem perder 4kg por semana, porém especialistas em nutrição que examinaram a dieta dizem não ser possível obter tais resultados e também afirmam que o cardápio semanal é excessivamente rica em sódio e pobre em proteínas. Há muito se fala em sopas para perder peso e medidas, desde os anos 80 já existem cardápios hipocalóricos constituídos por sopas e caldos de legumes. Dentre muitas dietas restritivas, esta é uma das mais indicadas, pois os vegetais concentram uma grande quantidade de substâncias que equilibram o metabolismo e ainda auxiliam nos problemas de retenção de líquido e na tensão pré-menstrual

Dieta da sopa

Como foi criada a Dieta da Sopa ?

A dieta da sopa é uma dieta desenvolvida por  alunos da USP especialmente para o hospital do coração. As dietas através de sopas e caldos consistem na substituição de nutrientes do nosso cardápio normal. A dieta da sopa tem como principal objetivo eliminar os quilos extras, mas de maneira saudável. O caldo precisa ser nutritivo, conter fibras, vitaminas e sais minerais, ou seja, alimentar mesmo, mas com baixo teor de calorias. Porém é preciso cautela, pois como toda dieta não convencional, a sopa tem restrições. Sendo essa uma das dietas mais fáceis de preparar, podendo ser feita por qualquer pessoa e tendo efeitos rápidos para emagrecer, já que veremos mais pra frente que esse é um dos motivos pelo qual a dieta da sopa foi desenvolvida.

Como é feita a Dieta da Sopa e quais seus benefícios ?

O principal alimento da dieta da sopa, como o nome indica, a sopa de repolho. A dieta da sopa é baseada na sopa de repolho, que pode ser comida sem restrições, quanto mais sopa comer mais vai emagrecer e mais peso consegue perder. Esta dieta é conhecida por causa da dieta da sopa da Adriane Galisteu, que conseguiu perder bastante peso. Outra vantagem é que dependendo da escolha das frutas (sim, sucos e vitaminas podem muito bem fazer parte do cardápio desse tipo de dieta, mas é bom serem feitos com leite desnatado ou de soja) e vegetais, ainda é possível ganhar um tratamento antienvelhecimento. A sopa ajuda a controlar a temperatura corporal e a diminuir a sensação de fome.

Primeira dica importante: a sopa não deve ser batida no liquidificador, pois isso facilita a digestão e a pessoa pode sentir fome rapidamente. Na hora do preparo é bom evitar utilizar massas, arroz ou grãos com muitas calorias, como feijão, grão de bico e ervilha. Feita, em geral, à base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, substitui à altura frutas e saladas, boas fontes dos mesmos nutrientes, porém pouco consumidas no inverno.

Há até um estudo comprovando que quem toma sopa todos os dias ingere menos calorias do que aqueles que preferem outro tipo de alimento, sem qualquer prejuízo nutricional. Pensando em facilitar a sua vida, sugerimos três receitas simples e idéias para enriquecer as sopinhas instantâneas, à venda nos supermercados. As sopas mais nutritivas são as que levam carne ou frango e legumes. Evite aquelas com creme de leite, bacon ou engrossadas com farinha.

Quais alimentos ideias pra acrescentar a Dieta da Sopa ?

Alimentos que contêm vitaminas A (cenoura, mamão, abóbora, manga), C (laranja, mexerica, limão, acerola, caju, morango, tomate) e E (cereais integrais, folhas verdes escuras, ovos e castanhas) e os minerais zinco (frutos do mar, ovos, cereais e feijão), selênio (castanha-do-pará, frutos do mar, aves, carnes vermelhas e aveia) e magnésio (nozes, leite, cereais e legumes) são antioxidantes e combatem naturalmente os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

Receitas da Dieta da Sopa:

Receita 1Ingredientes:

4 cenouras pequenas
2 tomates sem pele e sem sementes
1 repolho pequeno
1/2 kg de cebola
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 pacotes de sopa de cebola
talos de salsão
4 colheres de molho shoyo
1 litro de água.

Modo de Preparo:

Deixar na panela de pressão por 30 minutos bater no liquidificador depois de pronta.

Receita 2- Ingredientes:

1 Berinjela
1 Nabo
2 Maços de Cheiro Verde.
2 Tomates picados sem pele e sem sementes.
1 Maço de Salsão ou Aipo.
1 Repolho Grande.
4 Cenouras.
4 Cebolas grandes picadas
1 Maço de Couve.
1 Cabeça de Alho.

Tempere com Sal, Pimenta, Curry, Sálvia, Salsa.

Modo de Preparo:

Ferva por dez minutos, então abaixe o fogo estendendo o ponto de fervura até que os legumes estejam tenros. Tempere a gosto. Bata tudo no liqüidificador. Esta sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia, ou em momentos que se tenha fome. Se for sair, encha uma garrafa térmica ou um tupperware e leve-a com você.

Receita 3- Ingredientes:

6 cebolas grandes
1 kg de tomate pelado
1 couve média
2 pimentões verdes
2 pacotes de sopa de cebola (industrializadas)
1 talo de aipo ou 1 alho e 4 cenouras.

Modo de preparo:

Cortar os vegetais em pedaços, cobrir com água e cozinhar durante 1 hora.

Estas são as receitas da dieta da sopa. Esta dieta para emagrecer funciona. Perder peso e fazer este regime requer a consulta do seu médico antes de começar.

Observações:

Lembre-se que esta dieta é uma forma de emagrecer e perder peso que deve ser consultada com o seu médico antes de começar. Algumas pessoas acham a sopa fraca em ingredientes. Pode causar tontura, e fraqueza a partir do 3 dias. Algumas pessoas já relataram sofreram diminuição de concentração. Pelo fato de ingerimos poucas calorias com a dieta, podemos de início não suportar o fato de que precisamos de calorias pra gastar com as necessidades energéticas do cotidiano. E os sintomas apresentados são causados pelo baixo consumo de carboidratos, mas esse é o objetivo da sopa. Baixo consumo de calorias e perda de peso.