Dermatite Numular – Causas e sintomas


A dermatite numular, também conhecida como eczema numular, é uma doença caracterizada por erupções ou lesões em formatos arredondados que podem se manifestar em diferentes partes do corpo humano. Outra peculiaridade da dermatite numular é o ressecamento em excesso da pele, geralmente ocasionado por coceiras.

A condição de pele não conta com uma causa exata. As sugestões da comunidade médica, por sua vez, são bem relativas e apontam para a dermatite numular como uma doença multifatorial, ou seja, causada por uma grande variedade de fatores.

Dermatite Numular

Entre as principais causas para a dermatite numular podemos destacar: uso de determinados medicamentos (principalmente sem a devida prescrição médica), pele seca (o que pode ser agravado no inverno), banho quente, infecções bacterianas (capazes de aumentar a sensibilidade da pele) e outras condições alérgicas, como é o caso da rinite e asma.

Os principais fatores capazes de agravar a doença são: condições de pele ressecada, tempo seco e chuvoso, roupas muito apertadas ou em tecidos capazes de provocar alergias (como é o caso da lã), alergia a certos componentes químicos e higiênicos (como detergentes, fragrâncias e sabões), consumo exagerado de cafeína (como chás e café), ansiedade e estresse.

Já os principais sintomas da dermatite numular são

– Coceira intensa e em excesso na pele;

Manchas em formatos arredondados em qualquer região na pele (principalmente nos braços e pernas) que se iniciam com ardência.

Depois de algum tempo essas erupções incham, ganham pequenas bolhas aos arredores e podem até mesmo liberar pus ou outras secreções similares. Por fim, as manchas ficam mais grossas, com aspecto de crostas.

Tais lesões podem aparecer em uma ou em várias partes do corpo do indivíduo infectado, porém, são ainda mais comuns nas pernas, pés, mãos e antebraços.

Quando essas feridas começam a crescer, sem o devido tratamento, a região central das mesmas costuma retornar ao aspecto normal da pele. Neste sentido, a ferida fica muito similar a um ‘anel’: normal no meio e com arredores inchados e machucados.

dermatite numular

Dermatite Numular

Mais sobre Dermatite numular

Geralmente a dermatite numular se manifesta como uma doença de caráter crônica, o que faz com que ela possa se estender no organismo humano por longos períodos. Durante as crises, novas lesões são formadas (ou erupções antigas são reativadas, no caso de tratamentos não finalizados ou interrompidos antes do fechamento do ciclo do medicamento).

Como é realizado o tratamento da dermatite numular?
A dermatite numular é uma enfermidade de pele que não tem cura, motivo pelo qual o tratamento é voltado para o alívio dos principais sintomas (feridas e ressecamento de pele).

Neste sentido, emolientes são prescritos pelos médicos especialistas para reduzir a coceira, o ressecamento, a descamação e a própria sensação de queimação na pele.

Já cremes e pomadas com corticoides ou ação antibiótica são prescritos para serem utilizados diretamente na ferida, permitindo que ela desapareça.

Em casos mais graves de dermatite numular os medicamentos orais antibióticos também podem ser necessários, porém, não são todos os organismos que respondem positivamente à ação dos mesmos.