Como eliminar cálculos renais


Com este nome designa-se a precipitação ou cristalização de resíduo contido na urina ou, em outras palavras, a formação de cristais (areias ou pedras) nos rins (cálculos renais, cálculos nefríticos, litíase renal, nefrolitíase). Conforme a situação e o tamanho do cálculo, a dor pode tornar-se insuportável, localizando-se na região lombar e irradiando-se para frente. Pode haver sangue na urina, quando esta apresenta-se. Conheça as receitas naturais para cálculos renais que vão lhe auxiliar a combater e a prevenir esses problemas urinários. Saiba mais em : “Como eliminar cálculos renais”.

Como eliminar cálculos renais

Causas

Uma causa alimentar comum é a ingestão excessiva de cálcio e ácido oxálico. O excesso de proteína na dieta é outro fator de cálculo renal. Podem favorecer o aparecimento de cálculos : muita carne, pescado, queijo, chocolate, miúdos, fígado, rins, vísceras, leite, iogurte, amendoim, legumes secos, feijão, grão-de-bico, lentilha. Muita proteína exige, no metabolismo, aumento de cálcio no sangue o ácido úrico e o fósforo. Uma dieta vegetariana, adequadamente balanceada, é por esse motivo, muito benéfica prevenção.

Como eliminar cálculos renais

1. Remédio caseiro para cálculos renais com boldo

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de folhas de boldo
  • 1 colher (sopa) de folhas de alecrim
  • 1 colher (sopa) flores de camomila
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Acrescentar na água fervente as plantas medicinais acima citadas, tapar e deixar repousar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida coar e tomar de 4 a 5 xícaras deste chá por dia.

O boldo possui propriedades diuréticas, o alecrim possui propriedades anti-inflamatórias e a camomila possui propriedades calmantes. Juntos, eles poderão auxiliar na remoção das pedras nos rins.

2. Remédio caseiro para cálculos renais com amoreira negra

​Ingredientes

  • 15 g de folhas secas de amoreira negra
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar as folhas na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Em seguida coar e tomar o chá 4 vezes ao dia.

A amoreira negra possui propriedade diurética que ajuda na eliminação das pedras nos rins.

3. Suco de melancia para cálculos renais

Uma boa dica de suco que possui propriedade diurética e pode estimular a frequência urinária, facilitando a eliminação dos cálculos renais é o suco de melancia.

Para o suco de melancia: Usar 2 xícaras de melancia e meia xícara de água. Colocar os ingredientes no liquidificador, bater e em seguida adoçar e tomar 1 copo de 3 em 3 horas.

O que tomar para rins inchados

Quando os rins estiverem inchados devemos ir ao hospital para que sejamos avalidados por um especialista  para que ele possa descrever qual seria o melhor tipo de tratamento, que em alguns casos pode ser indicado até mesmo cirurgia. No caso de rins inchados por conta de cálculos renais de pequeno tamanho, é indicado consumir muito água para elevar a produção de urina e deixar mais fácil das pedras nos rins ou nos ureteres.