Chá de camomila – 20 benefícios


Encontrado em qualquer parte do mundo , inclusive dentro na nossa própria casa, o chá de camomila, além do seu sabor delicioso, carrega na sua composição uma vasta lista nutricional. Já conhecida por muito tempo no antigo Egito, a camomila já era usada pra tratar várias doenças. Vindo a ter realmente seu espaço na Idade média, pois já era consumida pra asma, problemas nervosos, náuseas, problemas de pele, dentre outros.

Hoje, a camomila pode ser encontrada em qualquer região do mundo inteiro. Pois trata-se de ser bastante resistente, por ser facilmente plantada em qualquer lugar, até mesmo no seu próprio jardim. Uma bebida bem conhecida no nosso país o chá da camomila pode ser servido para crianças pequenas, em pequenas quantidades. A camomila também pode ter efeitos secundários potencialmente graves e interações com medicamentos. A Camomila é uma planta medicinal, também conhecida como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou Camomila, muito utilizada no tratamento da ansiedade, devido a seu efeito calmante.

flor de camomila

Flor de camomila

A camomila tem pequenas flores brancas, que se assemelham à margarida; o seu cultivo é anual e sua colheita deve ser realizada antes que ela amadureça totalmente, para manter suas propriedades. O Chá de Camomila tem sido consumido por centenas de anos. É feito através da infusão da camomila, um membro da família do girassol, em água quente. As principais propriedades desta erva medicinal são: anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas.

A camomila tem um fator calmante e por consequência é um ansiolítico natural e atua positivamente reduzindo a compulsão. Portanto, sua ação é uma aliada no processo de emagrecimentoE essas ações são potencializadas quando unimos a camomila com a melissa.

Composta de substâncias benéficas, é uma boa sugestão para tratamentos caseiros, entre seus compostos estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico, glicina, que auxilia na produção de colágeno. Ttanino, que funciona como um cicatrizante natural e ácido antêmico, uma substância oleosa de tonalidade escura que vêm sendo utilizado no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente. É muito boa para tratar problemas respiratórios como a asma, resfriado, febre alta e bronquite. Para aquelas pessoas que não conseguem dormir, é aconselhável beber uma infusão de camomila para ter sonos mais profundos.

20 Benefícios do chá de camomila :

1. Protetor térmico da pele: O uso tópico ou oral de chá de camomila pode ajudar a aliviar problemas de pele como eczema, dermatite de contato e assaduras, embora os benefícios não foram comprovados cientificamente. Infelizmente, alguns pacientes podem inconscientemente fazer pior sua condição com uma reação alérgica a camomila

2. Promove o sono – Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso para que você possa dormir melhor. Ela tem sido utilizada como uma solução para a insónia durante séculos.

3. Dores musculares.

4. Benefício ao Estômago : A chá de camomila é útil para uma variedade de problemas gástricos. Ela alivia dores de estômago, facilita os sintomas da síndrome do intestino irritável, promove a eliminação, e auxilia na digestão em geral. Encontra-se frequentemente em chás para a digestão em combinação com hortelã.

5. Doenças infantis: Chá de camomila morno é um remédio caseiro tradicional para lactantes e crianças que sofrem de cólicas, diarreia e febre. O chá de camomila pode ajudar a acalmar bebês com cólica, mas é recomendado mostrar ao seu pediatra rótulo do chá para assegurar que a dose não é muito forte.

6. Clareador de cabelos natural: De uma forma suave e não homogênea. Esse efeito é mais bem observado em cabelos mais claros naturalmente, pois a camomila produz componentes químicos que realçam a cor.

7. Controla de forma eficaz a indigestão.

8. Feridas na boca: Apesar de ser usado para tratar as úlceras aftosas (aftas) com chá de camomila, este uso cai sob a categoria “remédio popular/precisa de mais investigação”.

9. Controlador de nervos: Boa opção para crianças imperativas.

10. Remoção  das impurezas e rejuvenescimento da pele.

11. HemorroidasUm estudo descobriu que a pomada de camomila foi útil para o tratamento de hemorroidas.

12. Controle da DiabetesO Chá de Camomila está sendo estudado por seus efeitos e benefícios no controle da diabetes. Em um estudo, o consumo diário de Chá de Camomila foi encontrada para impedir a progressão das complicações diabéticas e hiperglicemia.

13. Conjuntivite: (não deve ser aplicado diretamente aos olhos, e sim, uma compressa do mesmo).

14. Cólicas menstruais: Os antigos egípcios usaram para aliviar cólicas menstruais. Um estudo descobriu que beber chá de Camomila elevou os níveis de urina de glicina, um composto que acalma espasmos musculares. Os investigadores acreditam que é por isso que o chá de camomila ajuda a cólicas menstruais.

15. Contra olheiras: O efeito anti-inflamatório da camomila ajuda a atenuar as olheiras.

16. Beneficio para Imunidade: O Chá de Camomila tem propriedades que fortalece o sistema imunológico e ajuda na luta contra resfriados, devido às suas propriedades antibacterianas .

17. Melhora as tensões.

18. Luta contra Câncer : É muito provável que o chá de camomila pode ajudar a reduzir  as células cancerígenas embora a investigação ainda esteja em curso para ver exatamente como camomila inverte o crescimento celular anormal.

19Promove a pele saudável: Com suas propriedades anti-inflamatórias e anti-séptico, camomila ajuda no esclarecimento de irritações da pele como eczema, acne e alergias.

20. Controla de forma eficaz as úlceras.