Casca do ovo – Benefícios e propriedades


A casca do ovo basicamente para os desconhecidos aparenta ter nenhuma importância. Ela é responsável pela proteção da gema e também da clara e são compostas por uma grande quantidade de cálcio. Para quem não sabe, a clara de ovo, além de ser uma fonte barata de proteínas, é também pouco calórica, pois cada uma tem apenas 15 calorias, ou seja, pode ser consumida em grande quantidade sem comprometer a dieta, e mais, possui 12 minerais diferentes, que agem diretamente sobre os músculos, por isso, sendo super usada por praticantes de malhação. E isso não é tudo, a clara do ovo também é rica em aminoácidos, que formam o colágeno – a proteína que evita a flacidez da pele,  que é um dos grandes pesadelos de quem emagrece.

Casca do ovo – Benefícios e propriedades

O cálcio é uma das substâncias encontradas presente no ovo, porém ela também pode ser encontrada na sua casca. Então, para que seja feito o aproveitamento do cálcio, as cascas podem ser secas e trituradas e serem consumidas junto em diversos pratos. O cálcio tem uma extrema importância para nossa saúde, sem falar que ele ajuda no desenvolvimento da estrutura óssea e dos dentes. Sem falar que tinha elementos que regulam e garantam equilíbrio do organismo. Consumir o cálcio em grande quantidade passa a ser eliminado por meio da urina e pelas fezes. Não podemos deixar de consumir o cálcio, e podemos encontrá-lo em diversos alimentos e em diferenciadas quantidades  ao longo da vida. A falta de cálcio passa a comprometer o tecido ósseo tendo como consequência a osteoporose. Pessoas já na fase adulta também podem ser afetados pela osteoporose, isso é uma consequência da ausência desta substância na alimentação.

Benefícios do ovo

Casca do ovo - Benefícios e propriedades

 

  • É um ótimo alimento quando o assunto é próstata. Até porque, as glândulas presentes na próstata são proporcionados com fosfóro, proteínas e vitaminas. Essa nutrição auxiliam no desempenho da líbido.
  • Tem pessoas que ao consumir o ovo da galinha passam a ter alergia, como por exemplo : coceira, vontade de vomitar e enjôo. No entanto isso não acontece quando essas mesmas pessoas consomem o ovo de cordorna. O ovo de codorna, diferente do ovo de galinha não corre o risco de adquirir alergia, até porque eles auxiliam na prevenção e combate as alergias que estão no nosso corpo, pois o ovo de codorna conta com um tipo de proteína específica, chamada de ovomucoide.
  • Contém uma grande quantidade de ferro, cálcio, vitaminas B1 e B2. Ainda não existem comprovações que possam afirmar que esse alimento auxilia no na melhora sexual.
  • Esse alimento já foi muito usado no tratamento de diversas doenças, como por exemplo : a asma e a tosse, e na antiguidade ele era usado no tratamento da psoríase e do eczema.
  • Eles também auxiliam na tonificação dos ossos, até porque ele é um fonte íncrivel de cálcio.

Farinha de ovo – Preparo

Adicione essa farinha em saladas e em diversos outros alimentos. No momento de preparar depois de utilizar os ovos, separe a casca do ovo para fazer limpeza correta.

Higienizar: Coloque 1L de água fria e uma colher de sopa de água sanitária em um recipiente. Em seguida, coloque as cascas e deixe de molho por trinta minutos. Após este período, enxágue com água limpa, ou então deixe que o cloro evapore sempre avaliando o cheiro.

Farinha: Com as cascas devidamente higienizadas e secas, pegue um liquidificador. Coloque as cascas dentro, e bata até que fiquem quase em pó. Feito isso, pegue uma peneira fina, e passe todo o material das cascas. Este processo é realizado para separar a película da parte interna da casca. Armazene em um frasco ou saco fechado em temperatura moderada, em ambiente fechado, e não se esqueça de adicionar a data em que foi feita. Consuma em até seis meses.