Bula do remédio Xeljanz


Xeljanz

Bula do remédio Xeljanz. Princípios Ativos Tofacitinibe.

Indicação

Para que serve?

Xeljanz é indicado para o tratamento da artrite reumatoide ativa moderada a grave, em pacientes adultos que apresentaram resposta inadequada a outros tratamentos.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Xeljanz é de 5 mg, 1 comprimido de Citrato de Tofacitinibe, administrado 2 vezes por dia. Xeljanz pode ser usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para a artrite reumatoide, como metotrexato ou outros DMARDs não biológicos.

Xeljanz deve ser engolido com água, sem partir ou mastigar, e pode ser acompanho de alimentos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Xeljanz incluem infecção do nariz e faringe, pneumonia, herpes zoster, bronquite, gripe, sinusite, infecção urinária, infecção da faringe, aumento de enzimas do fígado, alterações nos resultados de exames de sangue, aumento de peso, dor abdominal, vômito, gastrite, diarreia, náusea, má digestão, aumento da concentração de gorduras no sangue, alteração do colesterol, dor nos músculos, tendões ou ligamentos, dor nas articulações, redução de células de defesa no sangue, anemia, febre, cansaço extremo, inchaço nas extremidades do corpo, dor de cabeça, dificuldade em dormir, pressão alta, falta de ar, tosse, urticária na pele, estiramento da articulação.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Xeljanz está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos, pacientes com doença grave no fígado e para pacientes com alergia ao Citrato de Tofacitinibe ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, está também contraindicada a administração de vacinas vírus ativo juntamente com Xeljanz.

Farmacocinética

Como funciona?

Xeljanz é um medicamento que age dentro das células, inibindo a atividade de algumas enzimas, JAK quinases, o que impede a produção de citocinas específicas. Assim, ao impedir a produção de citocinas específicas, o Tofacitinibe presente na fórmula de Xeljanz reduz a resposta inflamatória do sistema imunológico, reduzindo assim a inflamação das articulações que ocorre em casos de artrite reumatoide.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Xeljanz, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver sinais e sintomas de infecção como febre, dor de garganta, hematomas, sangramento ou palidez, tiver doença neurológica degenerativa, como esclerose múltipla, risco de perfuração gastrintestinal, baixa contagem de linfócitos, problemas no fígado causados por medicamentos, herpes zoster, problemas ou doenças nos rins ou fígado ou se tiver intolerância a alguns açucares.

Xeljanz é um medicamento que afeta o sistema imunológico, pelo que, pode afetar a capacidade do organismo para combater infecções, podendo levar ao aparecimento de tuberculose ou de infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus.

O tratamento com Xeljanz nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Xeljanz, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Xeljanz por cada comprimido contém:

Citrato de Tofacitinibe _____________________ 8,078 mg
– Equivalente a 5 mg de Tofacitinibe
Excipientes __________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, estearato de magnésio e Opadry II branco com hipromelose, dióxido de titânio, lactose monoidratada, macrogol, triacetina).

Interações Medicamentosas

Xeljanz não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como antagonistas do TNF, antagonistas do receptor de interleucina-1 (IL-1), antagonistas do receptor de interleucina-6 (IL-6), anticorpos monoclonais anti-CD20, moduladores seletivos de coestimulação, imunossupressores potentes como azatioprina e ciclosporina, cetoconazol, fluconazol, rifampicina ou tacrolimo.

Xeljanz trata a calvice?

Não, Xeljanz não deve ser usado para o tratamento da calvície, pois esta não é uma das suas indicações.

Laboratório

Pfizer

Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen – Alemanha: – SAC: 0800 16 7575

O genérico de Xeljanz é o Citrato de Tofacitinibe, porém outros remédios que também podem tratar a artrite reumatoide podem ser Tenoxicam, Ibupril, Diprospan ou Melocox.

Dizeres Legais:

MS: 1.0216.0235
Farm. Resp.: José Cláudio Bumerad