Bula do remédio Urazol


Urazol

Bula do remédio Urazol.

Indicação

Para que serve?

Sintomas associados a distúrbios urológicos: incontinência urinária, noctúria, bexiga neurogênica.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Pacientes com glaucoma de ângulo fechado. É também contra-indicado na obstrução parcial ou total do trato gastrintestinal, íleo paralítico, atonia intestinal do idoso ou de pacientes debilitados, megacólon, colite ulcerativa, colite aguda e miastenia grave. É contra-indicado a pacientes com uropatia obstrutiva e a pacientes com estado cardiovascular instável com hemorragia aguda. Urazol é contra-indicado a pacientes que demonstraram hipersensibilidade à oxibutinina.

Posologia

Como usar?

Adultos (dose máxima: 20 mg/dia): a dose usual é de 5 mg, 2 a 3 vezes/dia. A posologia é ajustada de acordo com a necessidade e tolerância. Crianças (idade acima de 5 anos): a dose usual é de 5 mg, 2 a 3 vezes/dia, não excedendo 15 mg/dia. – Superdosagem: os sintomas de uma sobredose com a oxibutinina são os também descritos para outros agentes anticolinérgicos: instabilidade; confusão; tontura; sonolência; taquicardia; febre; rubor facial; alucinação; depressão respiratória; excitação incomum, nervosismo, inquietação ou irritabilidade. Tratamento: proceder a um tratamento sintomático e de suporte. Assegurar os sinais vitais e induzir a êmese ou proceder à lavagem gástrica. Fisostigmina pode ser administrada para reverter os sintomas da intoxicação colinérgica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Reações mais freqüentes: constipação; diminuição de sudorese; sonolência; secura da boca, nariz e garganta. Reações ocasionais: diminuição do fluxo de leite materno; da secreção salivar; dificuldade em urinar; visão turva; dor de cabeça; efeitos midriáticos; náusea ou vômito; insônia; cansaço. Reações raras: erupção na pele ou urticária; aumento da pressão intra-ocular.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Urazol pode ser ingerido no intervalo entre as refeições. Contudo, caso ocorra irritação gástrica, ingerir com alimentos ou leite. Evitar o uso concomitante com bebidas alcoólicas ou outros depressores do SNC. Utilizar com cuidado em pacientes acima de 40 anos, pois pode haver precipitação de glaucoma não diagnosticado. Em pacientes com diarréia, a possibilidade de obstrução intestinal deve ser excluída antes da administração de Urazol. O uso prolongado pode diminuir ou inibir o fluxo salivar e desenvolver cáries, doenças periodontais, candidíase oral e desconforto. Pode haver inibição da lactação. O risco/benefício deve ser avaliado em situações clínicas como: distúrbios cardíacos, especialmente estenose mitral, arritmias, insuficiência cardíaca, distúrbio coronariano; obstrução gastrintestinal; glaucoma de ângulo fechado ou predisposição; hemorragia aguda; hérnia hiatal associada com esofagite de refluxo; hipertensão; atonia intestinal; íleo paralítico; miastenia grave; hipertrofia prostática não obstrutiva; taquicardia; colite ulcerativa grave; retenção urinária; uropatia obstrutiva. – Gravidez e lactação: risco na gravidez (FDA): categoria B: a segurança da oxibutinina quando administrada a mulheres grávidas ou que pretendam engravidar ainda não foi estabelecida. Até o momento não foi demonstrada a excreção de oxibutinina no leite humano. Como muitas drogas o são, recomenda-se avaliar o risco/benefício da lactação durante o tratamento. – Uso pediátrico: a segurança e eficácia da oxibutinina foi demonstrada em crianças com idade acima de 5 anos. Como não há dados clínicos suficientes em crianças abaixo de 5 anos de idade, a oxibutinina não é recomendada para essa faixa etária. – Uso geriátrico: a oxibutinina poderá ser utilizada por pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao produto. – Interações medicamentosas: o uso concomitante de anticolinérgicos intensifica os efeitos anticolinérgicos da oxibutinina. Os depressores centrais potencializam os efeitos sedativos.

Composição

Cada comprimido contém: cloridrato deoxibutinina 5 mg, excipientes q.s.p. 1 comprimido.

Apresentação

Caixa com 60 comprimidos de 5 mg.

Laboratório

Zodiac produtos Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 166 575