Bula do remédio Tecfidera


Tecfidera

Bula do remédio Tecfidera. Classe terapêutica dos Imunomodulador. Princípios AtivosFumarato de Dimetilo.

Indicação

Para que serve?

´É indicado para a esclerose múltipla do tipo surto-remissão, no tratamento dos seus surtos de sintomas, dificuldades em andar, perdas de equilíbrio e dificuldades visuais, em adultos.

Posologia

Como usar?

Inicialmente, a dose recomendada de Tecfidera para adultos, é de 1 comprimido de 120 mg, 2 vezes por dia, durante os primeiros 7 dias de tratamento. Após este período, a dose pode ser aumentada para o dobro, sendo recomendada a administração de 1 comprimido de Tecfidera 240 mg, 2 vezes por dia.

Os comprimidos de Tecfidera, devem ser sempre engolidos com um copo de água sem partir, dissolver ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Tecfidera incluem vermelhidão na face ou corpo, afrontamento, sensação de calor, sensação de queimadura ou coçeira na pele, diarreia, náuseas, dor de estômago ou cãibras no estômago, gastroenterite, vômitos, má digestão, gastrite, alterações gastrointestinais e urticária, manchas e vermelhidão na pele. Além disso, Tecfidera também pode causar alterações nas suas análises ao sangue ou urina, como baixos níveis de glóbulos brancos no sangue, presença de proteínas como albumina na urina e aumento das enzimas do fígado no sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Tecfidera está contraindicado para crianças com idade inferior a 18 anos e para pacientes com alergia ao Fumarato de Dimetilo ou a outros componentes da fórmula.

Durante o tratamento com Tecfidera o consumo de bebidas alcoólicas fortes, com mais de 30% de volume de álcool, é contraindicado, uma vez que pode interagir com o medicamento.

Farmacocinética

Como funciona?

Tecfidera é um medicamento que tem na sua composição Fumarato de Dimetilo, um composto com propriedades que impedem que o sistema de defesa do corpo danifique o cérebro e medula espinal, ajudando assim a retardar o agravamento futuro da sua esclerose múltipla.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doença grave nos rins, no fígado, estômago ou intestino ou se tiver alguma infeção grave como pneumonia.

É  um medicamento que pode afetar as contagens de glóbulos brancos, o fígado e os rins, sendo que, antes de iniciar o tratamento com Tecfidera o seu médico deve indicar a realização de análises ao sangue e verificar o funcionamento do seu fígado e rins.

O tratamento com Tecfidera nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Tecfidera​, consulte de imediato o seu médico ou dirija-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Tecfidera 120 mg por cada comprimido contém:

Fumarato de Dimetilo _____________________ 120 mg

Excipientes ________________________ 1 Comprimido

Tecfidera 240 mg por cada comprimido contém:

Fumarato de Dimetilo _____________________ 240 mg

Excipientes ________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose de sódio, talco, sílica coloidal hidrofóbica, estearato de magnésio, citrato de trietilo, ácido metacrílico – copolímero de metacrilato de metilo, ácido metacrílico – copolímero de acrilato de etilo em dispersão a 30%, simeticone, laurilsulfato de sódio, polissorbato 80, gelatina, dióxido de titânio – E171, azul brilhante FCF – E133, óxido de ferro amarelo – E172, goma-laca, hidróxido de potássio e óxido de ferro preto – E172).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Tecfidera, deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 4 horas para o horário da dose seguinte, caso contrário, deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Tecfidera nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos com ésteres do ácido fumárico – fumaratos, contracetivos orais, medicamentos que afetem o sistema imunitário, como fingolimod, natalizumab ou mitoxantrona, certos tipos de vacinas ou com medicamentos que afetam os rins, como alguns antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos com lítio.

Laboratório

Biogen Idec Ltd

Telf.: 0800 724 00 55

Outros remédios indicados para o tratamento da esclerose múltipla, além de Tecfidera, podem ser Fampridina ou Gilenya.