Bula do remédio Salonpas gel, spray e adesivo


Salonpas gel, spray e adesivo

Bula do remédio Salonpas gel, spray e adesivo. Classe terapêutica dos Analgésicos e Anti-inflamatórios. Princípios Ativos Cânfora, Salicilato de Metila, Salicilato de Etilenoglicol, l-mentol e Timol.

Indicação

Para que serve?

É indicado para o alivio do torcicolo, da dor nas costas e também no tratamento da dor e da inflamação, da fadiga muscular, dores musculares e lombares, rigidez nos ombros, contusões, pancadas, torções, nevralgia e dores articulares, em adultos.

Posologia

Como usar?

Salonpas gel

  • É recomendada a aplicação de Salonpas gel 3 a 4 vezes por dia sobre a área afetada, previamente lavada e seca, devendo ser evitado massajar a região durante e após a aplicação. A quantidade recomendada e a duração do tratamento vai depender da área afetada a tratar.

Salonpas spray

  • É recomendada a aplicação de Salonpas spray 3 a 4 vezes por dia sobre a área afetada, previamente lavada e seca, sendo recomendada a aplicação a uma distancia minima a de 10 cm da pele, sem ultrapassar os 3 segundos de aplicação.

Salonpas adesivo

  • É recomendada a aplicação do emplastro Salonpas 2 a 3 vezes por dia sobre a área afetada, previamente lavada e seca, evitando deixar cada emplastro por mais de 8 horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais  podem incluir irritação local, coceira, vermelhidão, urticária na pele, descamação, manchas ou inflamação da pele com vermelhidão, inchaço, bolhas, crostas, descamação, coceira e ardência.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Está contraindicado para pacientes com historial de alergia ao ácido acetilsalicílico, a outros anti-inflamatórios não esteroides e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, Salonpas adesivo está também contraindicado para crianças com menos de 2 anos de idade.

Farmacocinética

Como funciona?

Salonpas é um medicamento com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, capaz de atuar sobre a região afetada, proporcionando o alivio da dor e do inchaço.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar , deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, pretender administrar o produto a crianças, tiver historial de problemas gastrintestinais como sangramentos, úlceras no estômago ou intestino, estiver em tratamento com medicamentos anticoagulantes, tiver doença do fígado ou rins, historial de crise de asma induzida pela administração de salicilatos ou outras substâncias semelhantes ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Antes de usar Salonpas, verifique se a zona onde pretende aplicar o medicamento se encontra sem feridas, irritações ou escoriações abertas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Salonpas gel por cada 1 g de gel contém:

Salicilato de Metila ______________________________ 0,15 g
l-mentol _______________________________________ 0,07 g
Excipientes ______________________________________ 1 g

(Excipientes: propilenoglicol, hidroxipropilcelulose, carboxivinilpolímero, polioxietilenooleiamina, álcool etílico, água deionizada, aroma).

Salonpas spray por cada 1 ml de Aerosol contém:

Salicilato de Metila ___________________________ 30,00 mg
Salicilato de Etilenoglicol _______________________ 19,00 mg
l-mentol ____________________________________ 38,50 mg
Cânfora ____________________________________ 38,50 mg
Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: álcool etílico, aroma, água deionizada, talco e gás propelente).

Salonpas adesivo por cada emplastro contém:

Salicilato de Metila __________________________ 144,14 mg
Salicilato de Etilenoglicol _______________________ 21,84 mg
l-mentol _____________________________________ 131,04 g
Cânfora ____________________________________ 28,40 mg
Timol ______________________________________ 18,34 mg
Excipientes _______________________________ 1 emplastro

(Excipientes: poliisopreno, borracha natural, coma esterificada, carbonato de cálcio, polibuteno, butilidroxitolueno, óleo de semente, óxido de zinco, dl-borneol e aroma).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose  deve aplicar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da aplicação seguinte, deve apenas aplicar a dose do horário seguinte, pois as doses nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Laboratório

Outro remédio de uso tópico para o tratamento da dor e da inflamação pode ser o Voltaren gel.

Dizeres Legais:

Salonpas gel: MS: 1.1052.0001.006-1 | Farm. Resp.: Luana Santana.

Salonpas spray: MS: 1.1052.0001.010-1 | Farm. Resp.: Luana Santana.

Salonpas adesivo: MS: 1.1052.0001.008-8 | Farm. Resp.: Luana Santana.