Bula do remédio Sabril 500 mg


Sabril 500 mg

Bula do remédio Sabril 500 mg. Classe terapêutica dos Anticonvulsivantes. Princípios AtivosVigabatrina.

Indicação

Para que serve?

Sabril 500 mg é indicado no tratamento de epilepsias e no tratamento de espasmos infantis ou Síndrome de West, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Tratamento da epilepsia:

No tratamento da epilepsia, Sabril é utilizado como tratamento coadjuvante, sendo utilizado juntamente com outros medicamentos para a epilepsia.

  • Adultos: geralmente, a dose inicial recomendada é de 1 g, 2 comprimidos de Sabril 500 mg administrados em conjunto com outro medicamento para a epilepsia. De acordo com a necessidade e indicação médica, esta dose pode ser gradualmente aumentada até a uma dose máxima diária de 3 gramas.
  • Crianças: geralmente, a dose diária inicialmente recomendada é de 40 mg por cada 1 kg de peso da criança, devendo ser seguido o seguinte esquema de doses:
Peso da Criança (kg) Nº de comprimidos diários recomendados Dose diária recomendada (gramas por dia)
10 a 15 1 a 2 comprimidos 0,5 a 1
15 a 30 2 a 3 comprimidos 1 a 1,5
30 a 50 3 a 6 comprimidos 1,5 a 3
mais de 50 4 a 6 comprimidos 2 a 3

Tratamento de espasmos infantis ou Síndrome de West:

  • Crianças: geralmente, a dose diária inicialmente recomendada é de 50 mg por cada 1 kg de peso da criança, de acordo com indicação médica.

Os comprimidos de Sabril 500 mg devem ser engolidos inteiros, antes ou após as refeições e juntamente com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Sabril 500 mg podem incluir sonolência, sedação, cansaço, nervosismo, irritabilidade, depressão, dor de cabeça, tremor, pensamentos anormais, tontura, sensação anormal como ardência, formigamento e coceira na pele, aumento de peso, diminuição da concentração, confusão, alucinações, esquecimento ou problemas de visão.

Em crianças, os efeitos colaterais mais comuns também podem incluir excitação e agitação.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Sabril 500 mg está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com alergia à Vigabatrina ou a algum dos componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Sabril tem na sua composição Vigabatrina, um composto anticonvulsivante que atua no organismo impedindo ou reduzindo a gravidade dos ataques epilépticos. Sabril age inibindo a enzima GABA-transaminase, uma enzima que faz a metabolização do ácido gama- aminobutírico ou GABA, um composto responsável pela inibição no sistema nervoso central, aumentando assim os seus níveis no organismo. Deste modo, Sabril inibe o sistema nervoso central, o que promove a redução dos ataques epilépticos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Sabril 500 mg, deverá falar com o seu médico se estiver pretendendo engravidar, tiver mais de 65 anos de idade, tiver historial de comportamentos suicidas, histórico de psicose, depressão ou distúrbios comportamentais, tiver historial de doenças ou problemas de visão, nos rins, estiver em tratamento com drogas que causam dano à retina ou com fenitoína ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Sabril, caso sinta sintomas como agitação, depressão, perda de contato com a realidade, alucinações, delírios, pensamentos anormais ou caso tenha reações de paranoia, deve consultar o seu médico logo que possível.

Durante o tratamento com Sabril deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Sabril 500 mg nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Sabril, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Sabril podem incluir sonolência ou coma.

Composição

Sabril 500 mg por cada comprimido contém:

Vigabatrina __________________________________ 500 mg
Excipientes _____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: povidona k 30, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, opadry branco OY-S-7298 – constituído por: hipromelose, dióxido de titânio, macrogol 8000).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Sabril deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Sanofi

– SAC 0800-703 00 14

O genérico de Sabril é a Vigabatrina e outros medicamentos para o tratamento da epilepsia podem ser Keppra, Rivotril ou Fenitoína.

Dizeres legais:

MS: 1.1300.0199
Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira