Bula do remédio Qsymia


Qsymia

Bula do remédio Qsymia. Classe terapêutica dos Inibidores de Apetite. Princípios Ativostopiramato e Cloridrato de Fentermina.

Indicação

Para que serve?

Qsymia é indicado para a obesidade e excesso de peso, no tratamento de pacientes com problemas médicos que dificultem ou impeçam a perda de peso, em adultos.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Qsymia a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico pois dependem do problema a tratar, do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. Além disso, ao iniciar o tratamento com Qsymia, o seu médico deve também indicar-lhe um programa de dieta e exercício físico, que deve ser rigorosamente cumprido durante o tratamento com Qsymia.

Geralmente, é recomendada a administração de 1 comprimido, da dose recomendada, por dia, de preferência de manhã.

Os comprimidos de Qsymia devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Qsymia incluem alterações de humor ou problemas para dormir, dificuldades de concentração, de memória e de fala, aumento da concentração de ácido na corrente sanguínea com sintomas como cansaço, perda de apetite, alterações dos batimentos cardíacos, dificuldades em pensar com clareza, baixo açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2, pedras nos rins, diminuição da transpiração e aumento da temperatura do corpo, dormência ou formigamento nas mãos, pés, braços ou rosto, tontura, perda de gosto, prisão de ventre ou boca seca.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Qsymia está contraindicado para mulheres grávidas ou pretendendo engravidar, crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, pacientes com historial de problemas de coração, glaucoma, problemas de tireóide, pacientes em tratamento com inibidores da monoamina oxidase e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula de Qsymia.

Farmacocinética

Como funciona?

Fentermina é uma amina simpaticomimética, com atividade farmacológica semelhante aos medicamentos desta classe utilizados no tratamento da obesidade, comummente conhecidos como “redutores de apetite” ou “anorexígenos.” O efeito da Fentermina no controlo do peso crônico, é mediado pela libertação de catecolaminas no hipotálamo, o que resulta na redução do apetite e consequente diminuição do consumo de alimentos. O efeito do Topiramato no controlo do peso crônico é devida aos seus efeitos sobre a saciedade e supressão do apetite.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Qsymia, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver historial de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, batimento cardíaco anormal, depressão, problemas de humor, pensamentos ou comportamentos suicidas, problemas nos olhos, tiver historial de acidose metabólica, problemas ou pedras nos rins, problemas ou doenças no fígado, epilepsia ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica, vitaminas ou suplementos.

Durante o tratamento com Qsymia, devem ser feitos todos os meses testes de gravidez, de modo a garantir a ausência de gravidez durante o tratamento, pois Qsymia pode causar defeitos de nascença no seu bêbe. Além disso, durante o tratamento com Qsymia caso sinta sintomas como aumento dos batimentos cardíacos, pensamentos suicidas, depressão, ansiedade, agitação, ataques de pânico, problemas em adormecer, irritação, agressividade, alterações de comportamento ou humor ou problemas de visão, deve consultar o seu médico assim que possível.

Durante o tratamento com Qsymia deve tomar especial cuidado antes de dirigir veículos ou máquinas, pois Qsymia pode afetar as suas capacidades.

A administração de Qsymia não exclui a necessidade manter uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis.

O tratamento com Qsymia nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico pois existe o risco de sofrer convulsões, e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Qsymia, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Qsymia por cada comprimido contém:

Cloridrato de Fentermina _ 3,75 mg, 7,5 mg, 11,25 mg ou 15 mg
Topiramato ________________ 23 mg, 46 mg, 69 mg ou 92 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: metilcelulose, sacarose, amido, celulose microcristalina, etilcelulose, povidona, gelatina, talco, dióxido de titânio, FD&C Azul #1, FD&C Vermelho #3, FD&C Amarelo #5 e #6 e tintas farmacêuticas pretas e brancas).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Qsymia deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Qsymia nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Qsymia não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, pílulas anticoncepcionais, diuréticos, medicamentos que possam comprometer ou reduzir o pensamento, concentração ou coordenação muscular, inibidores da anidrase carbônica, medicamentos anticonvulsivos, ácido valpróico ou junto com inibidores da monoamina oxidase – IMAO.

Qsymia emagrece?

Sim, Qsymia ajuda a emagrecer, pois é indicado para o tratamento de casos de excesso de peso e obesidade.

Laboratório

Vivus

– Telf.: (650) 934-5200

Outros medicamentos para o tratamento da obesidade e excesso de peso, além de Qsymia, podem ser Lorcaserin ou Saxenda.