Bula do remédio Paluther


Paluther

Bula do remédio Paluther.

Indicação

Para que serve?

Tratamento de todas as formas de malária, possuindo atividade contra todos os plasmódios, incluindo aqueles resistentes a outros antimaláricos. É recomendado no tratamento de malária severa, especialmente em áreas onde foi descrita resistência a outros antimaláricos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Gestantes, particularmente nos primeiros meses de gestação.

Posologia

Como usar?

Somente administre Paluther por injeção intramuscular profunda. Antes de administrar Paluther, observe contra a luz se o líquido é límpido. Se o medicamento apresentar ligeira turvação, mesmo que discreta ou coagulação, o que ocorre em temperaturas mais baixas, aqueça levemente, por exemplo, em água levemente morna, que o medicamento torna a ser límpido. Só administre o medicamento se houver retorno da límpidez. A injeção deve ser realizada assepticamente, no quadrante superior externo das nádegas. A dose total do tratamento pode ser administrada em 3 ou 5 dias, por injeção intramuscular. – Tratamento em 5 dias: adultos: 1 ampola em injeção intramuscular 2 vezes ao dia no primeiro dia (total: 160 mg/dia), seguido de 1 ampola por dia (80 mg/dia) em injeção intramuscular nos próximos 4 dias. Crianças: 1,6 mg/kg (0,1 mg/5kg), 2 vezes ao dia em injeção intramuscular (total: 0,2 ml/5kg/dia), seguido de 1,6 mg/kg (total 0,1 ml/5kg/dia) em injeção intramuscular. Quando não for possível a administração do tratamento em 5 dias, a dose total de 480 mg para adultos e 9,6 mg/kg para crianças poderá ser dividida em 3 dias. Tratamento em 3 dias: adultos: 1 ampola em injeção intramuscular 2 vezes ao dia, durante 3 dias (total: 160mg/dia). Crianças: 1,6 mg/kg (0,1 ml/5kg) 2 vezes ao dia em injeção intramuscular, durante 3 dias (total: 0,2 ml/5kg/dia). Ou seja, em resumo, a dose total de Paluther recomendada, que se pode ser dividida em 5 ou 3 dias é de: adultos: 480 mg (6 ampolas) em injeção intramuscular. Crianças: 9,6 mg/kg (0,6 ml/kg) em injeção intramuscular. Superdosagem: em caso de superdosagem, deverá ser realizado tratamento sintomático apropriado e urgente, em unidade especializada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos relatados com a administração de Paluther foram: dor discreta no local da injeção; náuseas, vômitos, dor abdominal; diminuição transitória de reticulócitos e raramente dos leucócitos. Raramente: elevação transitória e moderada das transaminases hepáticas (SGOT, SGPT) e alterações no eletrocardiograma espontaneamente regressivas, como bradicardia e bloqueio auriculoventricular. Aumento transitório da temperatura corpórea, com elevação de até 2 graus, persistente por 1 a 3 dias após o término do tratamento e após a remissão da sintomatologia febril da malária, mesmo sem sinal de inflamação no local da injeção. A febre é acompanhada de graus variáveis de anorexia.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Não administrar doses maiores que as prescritas pelo seu médico. O tratamento com Paluther pode causar um alongamento do intervalo QT, por isso é recomendado evitar a prescrição concomitante de medicamentos que provoquem o alongamento do intervalo QT e a monitorização de pacientes que estejam recebendo os seguintes medicamentos: eritromicina, terfenadina, astemizol, probucol, antiarrítmicos classe I (quinidina, procainamida, disopiramida), antiarrítmicos de classe III (amiodarone, bretilium), bepridil, sotalol, antidepressivos tricíclicos e certos neurolépticos fenotiazínicos. – Advertências: o medicamento não deve ser administrado a gestantes, salvo em casos graves, quando houver certeza da prevalência do benefício da paciente em relação ao risco de dano fetal. – Toxicidade: o artemeter pode induzir reabsorção fetal, acima de certas doses. A embriotoxicidade ocorre durante o período de organogênese. – Interações medicamentosas: não foram descritas interações medicamentosas do artemeter, por via intramuscular, com alimentos ou com outros medicamentos. Devido à probabilidade do aumento do intervalo QT com a administração de artemeter, é recomendado evitar a administração concomitante de Paluther com medicamentos que provoquem um alongamento do intervalo QT.

Composição

Cada ml contém: artemeter 80 mg, excipienteq.s.p. 1 ml. Excipiente: óleo de amendoim.

Apresentação

Caixa com 6 ampolas de 1 ml.

Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

SAC: 0800-112300