Bula do remédio Paclitaxel


Paclitaxel

Bula do remédio Paclitaxel. Princípios Ativos Cremophor El e Paclitaxel. Venda sob prescrição médica.

Indicação

Para que serve?

É indicado no tratamento de carcinoma metastático de ovário, após falha de tratamento de primeira linha ou após quimioterapia.

Também está indicado no tratamento de carcinoma de mama, após falha da quimioterapia combinada para doença metastática ou recidiva.

Farmacocinética

Como funciona?

Doses de 135 e 175mg/m2 administradas em infusões de 3 e 24 horas em pacientes com carcinoma de ovário, em fase 3 de estudo, determinaram que após sua administração IV, o fármaco apresenta um declínio bifásico em suas concentrações plasmáticas. Inicialmente, o declínio é rápido e representa a distribuição da droga nos compartimentos periféricos e sua eliminação. A última fase é devida, em parte, a um efluxo lento do PACLITAXEL do compartimento periférico.

PACLITAXEL apresenta meia-vida de eliminação entre 13,1 e 52,7 horas. Seu volume médio de distribuição no estado de equilíbrio está entre 227 e 688 L/m2, o que indica extensa distribuição extravascular e/ou ligação do fármaco aos tecidos. Estudos in vitro mostraram que com a administração de 0,1 a 50g/mL, 89 a 98% da droga encontram-se ligadas às proteínas plasmáticas.

Observou-se também que a taxa de recuperação urinária da droga inalterada varia de 1,3 a 12,6%, indicando um clearance não-renal extenso. Através de estudos in vitro, notou-se que PACLITAXEL é metabolizado pelo citocromo P450, isoenzima CYP2C8, e posteriormente pela CYP3A4. A farmacocinética do PACLITAXEL pode ser alterada in vivo, como resultado de interações com componentes que sejam substratos, indutores ou inibidores da CYP2C8 e/ou CYP3A4.

Contraindicações

Quando não devo usar?

PACLITAXEL é contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade ao princípio ativo ou a outros medicamentos que contenham o Cremophor® em sua composição, como por exemplo o concentrado de ciclosporina para injeção. PACLITAXEL não deve ser utilizado em pacientes com contagem basal de neutrófilos menor que 1.500 células/mm3.

Posologia

Como usar?

Nota: recomenda-se evitar o contato do concentrado com equipamentos ou recipientes que contenham PVC, a fim de diminuir a exposição dos pacientes ao di(2-etil-hexil)ftalato (DEHP), que pode se desprender do material constituído por PVC.PACLITAXEL diluído deve ser armazenado em recipientes de vidro, polipropileno ou poliolefina e deve ser administrado através de material de polietileno. A administração deve ser feita por um filtro adequado com membrana de microporos menores ou iguais a 0,22 micron.

Todos os pacientes devem ser medicados anteriormente à administração de PACLITAXEL, a fim de prevenir reações de hipersensibilidade severas. Tal medicação pode ser constituída por dexametasona 20mg (VO), administrada aproximadamente 12 e 6 horas antes do PACLITAXEL; difenidramina (ou equivalente) 50mg (IV), 30 a 60 minutos antes do PACLITAXEL e cimetidina (300mg) ou ranitidina (50mg) (IV), 30 a 60 minutos antes do PACLITAXEL.

A dose de PACLITAXEL recomendada para pacientes com carcinoma de ovário previamente tratados com quimioterapia é de 135mg/m2 ou 175mg/m2, com administração intravenosa, por 3 horas a cada três semanas. Para o tratamento de carcinoma de mama, quando indicado, a dose é de 175mg/m2, com infusão intravenosa, por 3 horas, a cada três semanas. A administração do PACLITAXEL não deve ser repetida enquanto a contagem de neutrófilos for inferior a 1.500 células/mm3 e a de plaquetas menor que 100.000 células/mm3. Pacientes que tenham apresentado neutropenia ou neuropatia periférica grave devem ter uma redução de 20% na dose de PACLITAXEL nos demais ciclos.

Preparação e administração. É recomendado o uso de luvas no manuseio do medicamento. Se a solução do medicamento tocar a pele, lave-a imediatamente com água e sabão. Caso toque as mucosas, lave intensamente com água. PACLITAXEL deve ser diluído antes da infusão. A diluição deve ser feita em solução injetável de cloreto de sódio a 0,9%, solução glicosada a 5% ou solução de Ringer a 5% de glicose. As soluções são física e quimicamente estáveis por até 27 horas em temperatura ambiente (aproximadamente 25°C) e em condições normais de iluminação. Após a diluição, as preparações podem parecer turvas, o que é atribuído ao veículo utilizado.

Estabilidade.PACLITAXEL é estável até a data indicada no rótulo, quando armazenada entre 2°C e 25ºC em sua embalagem original. O congelamento não afeta o produto. A refrigeração pode precipitar alguns componentes do medicamento, mas estes irão dissolver quando em temperatura ambiente com pouca ou nenhuma agitação. Se a solução permanecer turva ou com algum precipitado insolúvel, esta deve ser desprezada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A freqüência e a gravidade das reações adversas são similares entre pacientes recebendo PACLITAXEL para o tratamento de carcinoma de ovário ou de mama.

Hematológicas. A supressão de medula óssea é o principal fator limitante do uso do
PACLITAXEL. Ensaios clínicos mostraram que 52% dos pacientes tratados com o fármaco apresentaram neutropenia < 500/mm3, enquanto que 90%, neutropenia < 2.000/mm3. Em pacientes em fase 3 de estudo, a neutropenia foi mais severa naqueles que receberam infusão de 24 horas. A neutropenia causada pelo fármaco é dose-dependente, sendo, em geral, rapidamente reversível, e parece não ter efeito cumulativo ou ser mais severa em pacientes previamente irradiados. Estudos mostraram que 17% dos pacientes apresentaram leucopenia < 1.000/mm3, enquanto que 90%, leucopenia.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Anafilaxia e reações de hipersensibilidade severas , caracterizadas por dispnéia e hipotensão que requerem tratamento, angioedema e urticária generalizada ocorreram em 2% dos pacientes recebendo PACLITAXEL em ensaios clínicos.

Todos os pacientes devem ser previamente tratados com corticosteróides, anti-histamínicos e antagonistas H2. Pacientes que apresentarem reações de hipersensibilidade não devem ser reiniciados no tratamento com o fármaco.

Distúrbios severos do ritmo cardíaco foram relatados em menos de 1% dos pacientes durante o tratamento com PACLITAXEL. Na ocorrência destes, deve-se instituir terapêutica adequada e contínua monitorização cardíaca durante o tratamento com o produto.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não se conhece nenhum antídoto para a superdose de paclitaxel. as primeiras complicações da superdosagem são supressão da medula óssea, neurotoxicidade periférica e mucosite.

Composição

Cada 1ml da solução contém:
Paclitaxel….6mg
Cremophor® EL….527mg
Álcool etílico diluído q.s.p….1mL

Apresentação

Solução injetável. embalagem com 1frasco-ampola de 30 mg/5ml.

Interações Medicamentosas

Estudos in vitro mostraram que o metabolismo do PACLITAXEL é inibido por alguns agentes, tais como: cetoconazol, verapamil, diazepam, quinidina, corticosteróides, ciclosporina, teniposido, etoposido, vincristina, testosterona, 17 alfa-etinil estradiol, eritromicina e ácido retinóico.

Observou-se também que a ligação às proteínas plasmáticas não se altera na presença de cimetidina, ranitidina, corticosteróides ou difenidramina.

Em ensaio clínico realizado, observou-se uma maior mielossupressão quando o PACLITAXEL foi administrado depois da cisplatina, do que quando administrado anteriormente a ela.

Estudos mostraram que a interação do PACLITAXEL com o ritonavir pode provocar aumento da concentração sérica do PACLITAXEL, causando exacerbação de seus efeitos tóxicos.

Há relatos na literatura que sugerem que o nível plasmático de doxorubicina pode aumentar, quando administrado em combinação com o PACLITAXEL.

Venda

Venda sob prescrição médica

Introdução

30mg/5ml
Solução injetável

Gravidez e Lactação

Embora não se saiba se a droga é excretada no leite materno, é recomendada a não amamentação durante a terapia com o fármaco.

PACLITAXEL pode causar danos fetais quando administrado a gestantes. Estudos em animais demonstram embrio e fetotoxicidade, além de diminuição da fertilidade.

Informações ao Paciente

Ação esperada do medicamento. O produto está indicado para o tratamento de formas
disseminadas de câncer de ovário e câncer de mama.

Cuidados de Armazenamento. O produto deve ser conservado entre 2ºC e 25ºC em sua embalagem natural.

Prazo de validade. Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento, PACLITAXEL apresenta prazo de validade de 24 meses. Não utilize o produto após o vencimento do prazo de validade.

Gravidez e lactação. PACLITAXEL pode causar danos fetais quando administrado a mulheres grávidas. É recomendada a interrupção da amamentação durante o período de administração do PACLITAXEL. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término e se estiver amamentando.

Geriatria. PACLITAXEL pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos, desde que observadas as precauções comuns ao medicamento.

Cuidados na interrupção do tratamento. O tratamento deve ser seguido segundo a recomendação médica. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas. Foram observadas as seguintes reações adversas, com o uso de PACLITAXEL: reações alérgicas, anemia, sangramento, queda de pressão, dor muscular, dor nas articulações, náusea, vômito, diarréia, mucosite, queda de cabelo e reações no local da administração. ” Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.”
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias. Consulte seu médico antes de tomar qualquer outro medicamento e/ou vacinas. Evite o consumo de álcool.

Contra-indicações e precauções. Está contra-indicado em pacientes com história de reações de hipersensibilidade ao PACLITAXEL ou a outros medicamentos formulados com Cremophor®.

Paclitaxel não deve ser utilizado em pacientes com contagem basal de neutrófilos menor que 1.500 células/mm3. ” Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.”
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL A SUA SAÚDE.

Informações Técnicas

– MODO DE AÇÃO
PACLITAXEL é uma solução não aquosa que deve ser diluída em um fluido parenteral adequado antes de sua administração intravenosa (IV). PACLITAXEL é um agente antineoplásico diterpeno, isolado da casca do caule do teixo Taxus brevifolia, que inibe a reorganização da rede de microtúbulos essenciais às funções celulares, provocando bloqueio da divisão celular na fase G2 ou na mitose.

Laboratório

Biosintética Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-7016900