Bula do remédio Omnaris


Omnaris

Bula do remédio Omnaris. Classe terapêutica dos Corticóides. Princípios Ativos Ciclesonida.

Indicação

Para que serve?

Omnaris suspensão nasal é indicada para o tratamento dos sintomas da rinite alérgica, como nariz entupido, coriza, coceira e espirros, em adultos e crianças com mais de 6 anos de idade.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada para adultos e crianças com mais de 6 anos de idade é de duas doses, 2 jatos, em cada uma das narinas, 1 vez por dia, equivalente a 200 mcg de Omnaris por dia, a dose máxima recomendada.

Após o inicio do tratamento, Omnaris deve ser utilizado 1 vez por dia, todos os dias, de acordo com indicação médica.

Omnaris deve ser administrado de acordo com as seguintes instruções de utilização: começar por assoar o nariz e limpar bem as narinas, agitar o frasco suavemente e retirar a tampa protetora. Seguidamente, segurar o frasco com os dedos indicador e médio, nos lados da ponta do spray, e introduzir a ponta do spray em uma narina e direcionar a ponta do spray para a parede lateral externa da narina. Para aplicar Omnaris na narina direita, o frasco deve ser segurado com a mão direita, e para aplicar na narina esquerda, o frasco deve ser segurado com a mão esquerda. Por fim, inclinar levemente a cabeça para a frente e pressionar o aplicador de forma rápida e firme ao mesmo tempo que é puxado o ar pelo nariz enquanto a dose é liberada.

A dose recomendada de Omnaris e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico, pois dependem da gravidade dos sintomas manifestados e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Omnaris podem incluir sangramento do nariz, irritação da mucosa do nariz ou dor de cabeça.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Omnaris está contraindicado para pacientes com infecção nasal não tratada e para pacientes com alergia à Ciclesonida ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Omnaris é um medicamento corticoide, que tem na sua composição Ciclesonida, um composto que reduz a inflamação da mucosa do nariz, aliviando os sintomas da rinite alérgica.
Geralmente, os efeitos de Omnaris começam a fazer-se sentir cerca de 1 hora após a aplicação do medicamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Omnaris, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, pretender usar o medicamento em crianças, tiver catapora ou sarampo, estiver grávida ou amamentando, historial de tuberculose, infecções provocadas por fungos, bactérias ou vírus, herpes nos olhos, glaucoma ou cataratas, fez cirurgia nasal, teve úlceras no septo nasal ou trauma nasal, estiver em tratamento com corticoides orais, medicamentos que inibem a ação de algumas enzimas do fígado ou medicamentos para tratar infecções causadas por fungos, como cetoconazol ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Caso tenha substituído um tratamento oral com corticoides por um tratamento com Omnaris, alguns sintomas como fraqueza, dor nas juntas, dor muscular ou sintomas depressivos podem ser sentidos; caso isto se verifique, deve consultar o seu médico.

O uso prolongado de corticoides inalatórios pode trazer algumas consequências, nas quais se incluem alterações na produção normal de hormônio esteroide no corpo. A redução na produção de esteroides pode causar sintomas como diminuição da velocidade de crescimento em crianças e adolescentes, redução da densidade do osso, cataratas ou glaucoma. Além disso, Omnaris por se tratar de um corticoide, pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentando a possibilidade de aparecimento de infecções secundárias.

O tratamento com Omnaris nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de aplicação excessiva de Omnaris, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Omnaris por cada dose, 1 jato, contém:

Ciclesonida ___________________________________ 50 mcg
Excipientes ___________________________________ 1 dose

(Excipientes: celulose microcristalina, carmelose, hipromelose, sorbato de potássio, edetato dissódico e ácido clorídrico).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Omnaris deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais do que 12 horas para a dose seguinte. Porém, se já faltarem menos de 12 horas para a dose seguinte, deve saltar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Omnaris nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Omnaris serve para o tratamento da sinusite?

Omnaris não é indicado para o tratamento da sinusite, porém poderá proporcionar o alivio de alguns sintomas semelhantes aos da rinite alérgica, como nariz entupido ou coriza.

Laboratório

Takeda Pharma Ltda

SAC: 0800-7710345

O genérico de Omnaris é a Ciclesonida e outros medicamentos para o tratamento da rinite alérgica podem ser Asmofen, Montelair, Desloratadina ou Cetirizina.

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0639.0251
Farm. Resp.: Rafael de Santis