Bula do remédio Lactosil


Lactosil

Bula do remédio Lactosil. Classe terapêutica dos Enzimas Digestivas e Suplementos. Princípios Ativos Lactase.

Indicação

Para que serve?

Lactosil Adulto ou Lactosil Infantil é indicado para intolerantes à lactose, facilitando a digestão do leite e seus derivados, evitando incômodos e mal-estar na digestão, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

A dose a utilizar, vai depender directamente da quantidade de lactose presente no alimento a ingerir, pelo que a dose a utilizar deve ser calculada de acordo com a quantidade de lactose indicada na embalagem do produto.

Lactosil Adulto

  • A dose recomendada de Lactosil Adulto 10.000 FCC ALU para adultos é de 1 a 2 sachês, administrados, durante a ingestão de leite, derivados ou alimentos que possuam leite ou derivados na composição de receita. Por exemplo, para cada 1 litro de leite, barra de chocolate ou petit gateau, adicionar o conteúdo de 1 sachê e consumir em seguida.

Lactosil Infantil

  • A dose recomendada de Lactosil Infantil 4.000 FCC ALU para crianças é de 1 a 2 sachês, administrados, durante a ingestão de leite, derivados ou alimentos que possuam leite ou derivados na composição de receita. Por exemplo, para cada 1 litro de leite, barra de chocolate ou petit gateau, adicionar o conteúdo de 2 sachês e dar em seguida a consumir à criança.

Na preparação de alimentos, após a adição de Lactosil, é necessário esperar 1 hora antes de colocar a preparação no forno ou microondas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A bula do medicamento não refere efeitos colaterais.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A bula do medicamento não refere contraindicações.

Farmacocinética

Como funciona?

Lactosil tem na sua composição Lactase, uma enzima digestiva para preparação de alimentos lácteos, que auxilia na digestão da lactose, um açúcar presente em alimentos como o leite e seus derivados. A Lactase é um enzima fabricada pelo intestino, capaz de quebrar as moléculas de lactose, transformando-as em moléculas mais pequenas que já podem ser absorvidas pelo organismo. Assim, Lactosil é indicado para intolerantes à lactose, ajudando na digestão do leite, derivados ou alimentos contendo leite ou derivados, evitando a formação de gases, dores e inchaço abdominal.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar, deverá falar com o seu médico ou nutricionista se estiver grávida ou amamentando ou se pretender usar o medicamento em crianças com menos de 3 anos de idade.

Não contém na sua composição açúcar ou glúten, sendo que pode ser usado por pacientes diabéticos e celíacos.

A administração não exclui a necessidade de consultar o médico caso ocorra um agravamento dos sintomas de má digestão.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A bula do medicamento não refere efeitos de superdosagem.

Composição

Lactosil Adulto por cada sachê de 2 g contém:

10.000 FCC ALU de lactase produzida pelo fungo Aspergillus oryzae

Lactosil Infantil por cada sachê de 2 g contém:

4.000 FCC ALU de lactase produzida pelo fungo Aspergillus oryzae

Laboratório

Apsen Farmacêutica S.A.

– SAC: 0800 16 5678

Outra enzima digestiva para facilitar a digestão, além de Lactosil, pode ser Lactrase,Digeliv ou Lactaid.