Bula do remédio Lacrifilm


Lacrifilm

Bula do remédio Lacrifilm. Classe terapêutica dos Lubrificantes oftálmicos. Princípios Ativoscarmelose sódica;.

Indicação

Para que serve?

Lacrifilm é um colírio indicado para aliviar a irritação, ardor e secura dos olhos, muitas vezes provocadas pela exposição ao vento, sol, calor, ar seco ou desconforto associado à utilização de lentes de contato.

Uso Oftálmico – Uso Adulto

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Lacrifilm é de 1 ou 2 gotas em cada olho. Consoante os sintomas exibidos ou consoante sinta necessidade, pode repetir a aplicação de Lacrifilm tantas vezes quantas forem necessárias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais que Lacrifilm pode provocar incluem irritação, sensação de queimação e desconforto ocular, distúrbios visuais, secreção nos olhos, dor nos olhos, coceira nos olhos e vermelhidão palpebral. Se sentir algum destes sintomas, deverá interromper a aplicação de Lacrifilm e consultar o seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Lacrifilm é contraindicada a pacientes com alergia à Carmelose Sódica ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

É um produto com composição muito semelhante à composição das lágrimas naturais, e o seu princípio ativo, a Carmelose Sódica, tem a propriedade de se combinar com a lágrima natural, proporcionando assim um alivio imediato do ardor, irritação e secura dos olhos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Durante o tratamento, se a vermelhidão ou a irritação dos olhos persistir ou em caso de aparecimento de dor ou alterações da visão, deverá interromper a utilização do produto e consultar o seu médico ou oftalmologista.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não são conhecidos efeitos de superdosagem associados à administração excessiva de Lacrifilm, no entanto, em caso uso de grande quantidade deste medicamento lave os olhos com água corrente e dirigir-se ao hospital mais próximo, o mais rápido possível, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cada 1 mL de Lacrifilm solução oftálmica estéril 5 mg/ml contém:

Carmelose Sódica _______________________________ 5,0 mg

(Excipientes: fosfato de sódio monobásico, cloreto de sódio, ácido clorídrico, ácido bórico, perborato de sódio, água para injetáveis).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser guardado em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C e após aberto o produto é válido durante 120 dias.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de Lacrifilm, deverá retomar a administração da solução oftálmica logo que se lembre, seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia. No dia seguinte, pode voltar a administrar a solução oftálmica nos horários regulares.

Interações Medicamentosas

Não são conhecidos os efeitos da administração de Lacrifilm em conjunto com outros medicamentos, no entanto, antes de iniciar a administração deverá com o seu médico, e se estiver a administrar outros colírios juntamente com Lacrifilm, deverá faze-lo com um intervalo mínimo de 5 minutos entre as administrações.

Laboratório

Genom – União Química Farmacêutica Nacional

– SAC: 0800 11 1559

Dizeres Legais:

Registro MS: 1.0497.1 289
Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas

Lacriforte, Systane, Trisorb, Lacril e Dunason são outros colírios indicados para lubrificar os olhos.